Lugares para conhecer

Ilhéus: curiosidades sobre a cidade do sul da Bahia

28 de junho de 2022

Situada no sul da Bahia, Ilhéus abriga diversos atrativos ao longo de seus 80 km de litoral, aproximadamente. Construções históricas, como a Capela Nossa Senhora Santana, e imensa beleza natural, dentre inúmeras praias e cachoeiras, encantam os visitantes, além da rica culinária típica baiana. 

O destino, a aproximadamente 400 km de Salvador, atrai turistas de diversas partes do mundo pela oportunidade de imergir à cultura, à gastronomia, à história e, claro, visitar os diversos pontos turísticos das “terras” de Jorge Amado. Afinal, o município serviu de inspiração para os romances do escritor, como “Gabriela, Cravo e Canela” (1958). 

Neste dia 28 de junho, celebramos o aniversário de Ilhéus, que completa 488 anos de fundação. Foi em 1881, que a Vila de São Jorge dos Ilhéus, à época, elevou-se à categoria de cidade, após vivenciar intenso crescimento a partir das lavouras de cacau, na segunda metade do século XIX. 

Em homenagem ao território de grande valor histórico e cultural, o Conexão123 separou curiosidades sobre Ilhéus (BA)

 

Você vai ler sobre


Ilhéus é conhecida como “terra” de Jorge Amado

Fundada em 1534, a cidade de Ilhéus ganhou fama com as obras de Jorge Amado. O escritor se inspirou no cenário urbano local para produzir livros e novelas, como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. 

Considerado um dos maiores escritores brasileiros, Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na Fazenda Auricídia, em Itabuna (BA). O filho de João Amado de Faria e de Eulália Leal, mudou-se para Ilhéus aos quatros anos, após as plantações da família serem devastadas por uma intensa enchente. 

No decorrer da adolescência, despertou a vocação da narrativa coloquial pelas ruas estreitas e históricas ilheuenses. Jorge levou Ilhéus para o mundo por meio de suas obras literárias, que são algumas das mais lidas do globo. A ficção e a realidade se misturavam em seus textos. 

O romance emblemático de “Gabriela, Cravo e Canela” carrega uma espécie de tradução do município baiano no livro, no cinema e na televisão. Por Ilhéus, os viajantes encontram pontos turísticos que homenageiam Amado.

A Casa de Cultura Jorge Amado é um excelente exemplo. O local traz a vida e a obra do romancista. Já a Casa de Tonico Bastos é dedicada ao personagem ficcional que aparece em “Gabriela, Cravo e Canela”.

Ilhéus: curiosidades sobre a cidade do sul da Bahia | Casa de Cultura Jorge Amado | Conexão123

A Casa de Cultura Jorge Amado fica localizada na Rua Jorge Amado e foi fundada em 1997

 

Ilhéus: a “Princesinha do Sul” e uma das cidades mais importantes da Bahia

Completando 488 anos de existência, Ilhéus é denominada a “Princesinha do Sul” e fica entre as sete cidades mais importantes da Bahia, na região Nordeste. Os municípios que se destacam são: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Ilhéus. 

Além do mais, o território ilheuense é porta de entrada para as principais cidades do Sul do estado. Ao lado de Itabuna, é considerado também o centro regional de serviços e sedia o Aeroporto Jorge Amado. 

Agraciada pela Mata Atlântica, a região possui variedade de ecossistemas naturais e vastos patrimônios histórico, cultural e arquitetônico, composto por casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico. A exemplo, o Palácio Paranaguá (1907), tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

Ilhéus: curiosidades sobre a cidade do sul da Bahia | Palácio Paranaguá | Conexão123

O Palácio Paranaguá, datado em 1907, foi construído em estilo neoclássico

 

Ilhéus é o município baiano com maior extensão litorânea

Ilhéus é o município baiano com maior extensão litorânea. São cerca de 80 km de belas praias com cenários paradisíacos, mar azul e areia dourada. 

Seja com a família, a dois, a sós ou entre amigos, os recantos praianos de Ilhéus, na Bahia, são variados e para todos os gostos de turistas. Cada local tem suas próprias características e encantos. Listamos três lugares banhados pelo oceano e as curiosidades para você conhecer: 

  • Praia do Sul: ideal para todos os estilos de viajantes, o local tem orla extensa, areia firme e ótima estrutura com boa comida. As pedras e recifes tornam o visual ainda mais belo. O lugar é bastante movimentado pelos banhistas, esportistas e ambulantes, que vendem produtos. Durante a maré baixa, os recifes formam piscinas naturais
  • Praia dos Milionários: localizado no Sul da cidade, o point é extenso e integra ótima infraestrutura com mesas, cadeiras, guarda-sóis e estabelecimentos gastronômicos. A praia recebeu este nome pois no passado os casarões dos barões de café ocupavam a orla
  • Praia dos Milagres: situada no distrito de Olivença, o atrativo tem fácil acesso e quiosques com pequena estrutura. O ambiente, cercado por rochas, é procurado por surfistas pelas ótimas ondas. Ao lado direito da praia existe um altar com algumas imagens, que traz um ar de mistério e, ao mesmo tempo, tranquilidade
Ilhéus: curiosidades sobre a cidade do sul da Bahia | Praia de Ilhéus | Conexão123

As praias de Ilhéus reservam estilos e características únicas

 

Ilhéus abriga uma das igrejas mais antigas do país

A Capela Nossa Senhora Santana, em Ilhéus, foi construída no século XVII e é o monumento mais antigo subsistente da cidade baiana. Além disso, o santuário foi erguido por jesuítas. 

À margem do Rio Engenho, Distrito de Couto, a construção foi tombada como patrimônio histórico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Segundo os historiadores, o prédio é considerado a mais antiga capela rural do país e tem em sua edificação pedra e cal, além de possuir torre sineira. O espaço religioso pertenceu à família de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. 

Ilhéus: curiosidades sobre a cidade do sul da Bahia | Capela Nossa Senhora Santana | Conexão123

A Capela Nossa Senhora Santana é o monumento mais antigo de Ilhéus

 

Ilhéus: produção de cacau foi responsável por boa parte das riquezas do destino

No Brasil, o berço do cacau foi a região amazônica, justamente pelas temperaturas elevadas e chuvas abundantes, clima ideal para o desenvolvimento do fruto. Porém, em meados do século XVIII, as primeiras sementes da árvore foram plantadas no Sul da Bahia, o que originou um novo capítulo na história de Ilhéus

O cacau foi responsável por parte significativa da riqueza do município. A partir da expansão da lavoura, no século XIX, a Vila de São Jorge dos Ilhéus vivenciou um período de prosperidade, causando um movimento para elevação do território à categoria de cidade. 

Apresentado oficialmente em 4 de junho de 1881 pelo deputado Cônego Manuel Teodolindo Ferreira, na Assembleia Legislativa Provincial da Bahia, o projeto foi sancionado no dia 28 de junho do mesmo ano, data que oficializou o status de “cidade” ao território.  

O município atingiu o ápice cacaueiro com a construção do antigo Porto de Ilhéus, em torno da década de 20, local de suma importância para o escoamento da produção do fruto. 

Ilhéus: curiosidades sobre a cidade do sul da Bahia | Cacau em Ilhéus | Conexão123

A cidade de Ilhéus é conhecida pelas produções de cacau e também fabrica os próprios chocolates

 

Outra curiosidade é que o homem mais rico da Bahia, na época, era o Coronel Misael Tavares, também conhecido como “O Rei do Cacau”. Fazendeiro e dono de incontáveis empreendimentos, ele residia com sua família em um luxuoso palacete. Atualmente, o local é ponto turístico no centro ilheuense. 

Ilhéus já foi considerado o maior produtor de cacau do mundo, sendo ainda hoje um dos mais importantes do Brasil. O país ocupa a sétima posição no ranking mundial de maiores fabricantes do fruto, atrás apenas da Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Nigéria, Equador e Camarões, de acordo com dados da FAOSTAT (Food and Agriculture Organization of the United Nations) – 2020. 

Em Ilhéus, o viajante ainda pode acompanhar parte do processo de plantio do cacau, como ao visitar a Fazenda Yrerê, especialista na iniciação ao cacau. Um verdadeiro paraíso dos chocólatras! 

Inclusive, além de plantar cacau, o destino também produz os próprios chocolates, acredita? Listamos três estabelecimentos para você visitar:

  • Chor – Chocolate de Origem (Rua Vereador Marcus Paiva, 316, Cidade Nova) – segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h30 às 13h30
  • Chocolate Caseiro Ilhéus (Rodovia Ilhéus Uruçuca, SN – km 2,5, Distrito Industrial) – segunda a sábado, das 8h às 17h
  • Cacau do Céu (Avenida Soares Lopes, 508, Centro) – segunda a sábado, das 10h às 17h30

Curtiu saber um pouco mais sobre a história e curiosidades de Ilhéus? Chegou a hora de arrumar as malas e embarcar rumo às “terras” de Jorge Amado!

Para isso, conte com a 123milhas com as melhores condições de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem!