Todos

Ecovilas no Brasil para o turismo sustentável

As comunidades sustentáveis são cada vez mais importantes, em termos de preservação ambiental e harmonia social. Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, as ecovilas no Brasil tornam-se pontos turísticos muito procurados.

 

Você vai ler sobre


O que é uma ecovila?

Ecovilas são comunidades sustentáveis, situadas em lugares chamados assentamentos ecológicos. Os residentes de ecovilas buscam uma vida baseada nos pilares da sustentabilidade: social, cultural, econômico e ecológico.

Procuram, por assim dizer, uma vida pautada na proteção da natureza, gerando pouco impacto ecológico e buscando cooperação social para construir uma comunidade unida em prol da preservação ambiental, uma causa muito cara à humanidade. 

As principais características das ecovilas, de acordo com a Global Ecovillage Network, são:

  • Objetivos em comum
  • Uso inteligente de recursos
  • Regeneração
  • Comunicação e diálogo
  • Incentivo ao aprendizado e à observação


Ecovilas no Brasil 

Historicamente, as ecovilas surgiram na Europa, nos anos 60, uma década de muitas transformações sociais e culturais. Atualmente, algumas comunidades sustentáveis existem no Brasil e são sinônimos de vida em harmonia com a natureza.

Vamos ver três indicações de ecovilas para conhecer no país: Viver Simples em Itamonte (MG), Ecovila Bambu (RS) e Caminho de Abrolhos em Nova Viçosa (BA).

 

Viver Simples em Itamonte (MG)

Localizada no município de Itamonte em Minas Gerais, a Ecovila Viver Simples é formada por um grupo de 13 famílias que convivem numa comunidade rural em integração com a natureza.

O grupo, que abandonou a vida nos centros urbanos, busca interagir com a terra de forma menos invasiva, usando técnicas de impacto ambiental mínimo para garantir sua sobrevivência.

A comunidade possui um centro de aprendizado onde os voluntários transmitem conhecimentos como a prática da yoga, treino de voleibol, aulas de dança e percussão.

Ecovilas no Brasil | Mulher praticando yoga na natureza | Conexão123

A prática de yoga é muito difundida na ecovila em Itamonte (MG)

 

A Ecovila Viver Simples também oferece uma cozinha comunitária, onde são servidas refeições diariamente para os moradores e também para os visitantes. Inclusive, o local é aberto ao público geral para visitação e participação das atividades.

 

Ecovila Bambu (RS)

Entre Novo Hamburgo e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a Ecovila Bambu, fundada em 2005, é um espaço comunitário que propõe um estilo de vida mais saudável.

Com a proposta de oferecer cultura e educação por meio da vivência em comunidade, a Ecovila preserva a transmissão de valores como a defesa do bem, do belo, do justo e do saber. 

Ecovilas no Brasil | Família na natureza | Conexão123

A Ecovila Bambu é centrada em difundir conceitos de vida comunitária tradicional

 

O lugar possui um centro de convivência, área de lazer e abriga moradores que prezam pela alimentação saudável e boa convivência com a natureza. Além de receber turistas que desejam vivenciar a vida em uma comunidade sustentável.

 

Ecovila Caminho de Abrolhos em Nova Viçosa (BA)

A 500 m da praia de Nova Viçosa na Bahia, a Ecovila Caminho de Abrolhos criou uma comunidade participativa com foco em questões culturais e socioeconômicas, a fim de desenvolver um processo de crescimento pessoal compartilhado.

O agrupamento promove bem-estar e qualidade de vida de forma harmoniosa e visando o respeito à natureza para gerar uma sociedade mais consciente e sustentável.

Assim como as duas outras ecovilas citadas acima, o local é aberto para o turismo.

Se você tem vontade de saber mais sobre como ter um estilo de vida mais saudável e contato com a natureza, visite uma dessas ecovilas e se encante com uma forma de convivência alternativa.

Conte com a 123milhas para planejar sua viagem sustentável para um desses locais!