Escolha um destino:
Conheça o estado de Minas Gerais
Minas Gerais fica na região Sudeste do país. O território guarda muitas riquezas da era colonial, época em que houve o famoso ciclo do ouro, iniciado no século XVI, com a descoberta de minas do precioso metal e o desbravamento do território pelos bandeirantes.
O destino reserva uma imersão histórica, cultural e gastronômica aos turistas. Antes de embarcar numa viagem incrível, conheça o estado de Minas Gerais.
Você vai ler sobre
- Estado de Minas Gerais
- Capital de Minas Gerais: Belo Horizonte
- Cidades de Minas Gerais
- História do estado de Minas Gerais
- Geografia do estado de Minas Gerais
- Cultura do estado de Minas Gerais
- Economia do estado de Minas Gerais
Estado de Minas Gerais
As cidades históricas do estado de Minas Gerais proporcionam aos turistas a oportunidade de fazer uma viagem no tempo, como Diamantina e Ouro Preto. Além de oferecer um mergulho na culinária típica, com os famosos pão de queijo e “cafézin”, iguarias apreciadas pelos conterrâneos e visitantes.
Enquanto isso, as grandes cidades do território, como Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de fora, são capazes de aliar toda a estrutura das maiores metrópoles brasileiras àquele clima pacato de interior.
Minas Gerais faz divisa com São Paulo (a sul e sudoeste), Rio de Janeiro (a sudeste), Mato Grosso do Sul (a oeste), Goiás e Distrito Federal (a noroeste), Espírito Santo (a leste) e Bahia (a norte e nordeste).
O mapa de Minas Gerais abriga mais de 850 municípios, entre eles, alguns se destacam pela quantidade de habitantes, como Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora , Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia e Sete Lagoas.
Inclusive, a extensão territorial do estado é de aproximadamente 587 mil km². A população mineira soma cerca de 21 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021).
Viajar para Minas Gerais é apreciar de pertinho todas as riquezas e peculiaridades que englobam história, cultura, turismo e gastronomia, pontos essenciais para conhecer a região.
Pensando em desfrutar do que há de melhor em solo mineiro? Fique por aqui para saber mais detalhes sobre o estado que cativa tantos viajantes!
Capital do estado de Minas Gerais: Belo Horizonte
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, encanta os visitantes pelas paisagens montanhosas, atrativos turísticos e “ar interiorano”, apesar da potência metropolitana e culinária regional. Inclusive, o município é reconhecido pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia.
O município tem mais de 331 km² de área e conta com cerca de 2,5 milhões de habitantes, conforme dados estimados do IBGE (2021).
Em 1750, a região ganhou o status de distrito, com o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey. Somente em 1893 foi elevada à classe de município, denominada Cidade de Minas.
No ano de 1897, tornou-se capital de Minas Gerais. Já em 1901, o local foi renomeado como Belo Horizonte, como conhecemos até hoje.
Por lá, construções e museus também contam a história local, entre eles:
- Edifício Acaiaca, Centro
- Memorial Minas Gerais Vale, Praça da Liberdade
- Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade
O turismo em Belo Horizonte é diversificado e contempla todos os estilos de viajantes. Afinal, há muito o que fazer em BH.
Cidades do estado de Minas Gerais
Quando se fala em procura turística, algumas cidades de Minas Gerais se sobressaem, como Ouro Preto, Capitólio e a capital, BH, a qual citamos anteriormente.
Porém, cada destino é único em suas próprias características. Afinal, são mais de 850 municípios, repletos de belezas singulares e peculiaridades. Abaixo, reunimos duas dicas de cidades turísticas em Minas Gerais:
O turismo em Ouro Preto reserva atrativos históricos pelas ruas e vielas, que remetem ao período Brasil Colônia. A cidade, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1980, vivenciou fatos importantes, como o Ciclo do Ouro, no século XVII, e a Inconfidência Mineira, no século XVIII.
O município abriga museus importantes da história nacional, a exemplo o da Inconfidência e o do Aleijadinho. Saiba mais sobre o que fazer por lá!
Já Capitólio é o lugar ideal para praticar o ecoturismo, pois pode-se estar em pleno contato com a natureza. O Lago de Furnas, com dimensão de 1.440 km², proporciona paisagens belíssimas no destino. Dentre as atrativos, estão águas em tom esverdeado, paredões rochosos e os famosos cânions. Veja o que fazer no destino!
História do estado de Minas Gerais
A descoberta do território onde, atualmente, fica o estado de Minas Gerais aconteceu no século XVI, através da busca dos bandeirantes por ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, desmembrada em 1720, transformou-se em São Paulo e em Minas Gerais.
No começo do século XVIII, a região foi um importante centro econômico da colônia portuguesa com rápido povoamento. A região de Ouro Preto, que na época tinha o nome de Vila Rica, chegou a ser até mais populosa que Nova York na mesma época. Porém, em torno de 1750, a produção de ouro começou a decair, o que levou Portugal a promover maneiras mais rígidas de arrecadar impostos.
Esse movimento causou o start da Inconfidência Mineira, revolta que tinha intenção de libertar o país das mãos dos colonizadores europeus. A conspiração, baseada no ideal iluminista, foi descoberta pela Coroa portuguesa e fez com que Tiradentes fosse enforcado, único protagonista condenado à morte.
Apesar da queda da mineração no território e do avanço de outros produtos para exportação, como açúcar, fumo e algodão, por muitos anos, Minas Gerais fundamentou sua economia nas grandes fazendas mineradoras.
No início do século XIX, a introdução da cafeicultura fez a economia voltar a crescer, e a produção do grão se tornou a principal atividade da província. Em meados de 1930, surgiu a tendência do estado ao ramo siderúrgico, com mais aproveitamento dos seus recursos minerais. Já na década de 1970, a economia passou por mudanças estruturais com diversificação e adensamento industrial, buscando reconhecimento nacional e internacional.
Outra curiosidade é que a primeira vila de Minas Gerais foi a de Mariana, atual município mineiro. Ela começou a ser habitada em 1696 e foi elevada ao status de cidade em 1745, por ordem do rei Dom João V.
Um símbolo fundamental da região, e que nasceu a partir da Inconfidência Mineira, é a bandeira do estado. Composta por um triângulo vermelho em fundo branco, tem os dizeres em latim “Libertas quae sera tamen”, que significa “Liberdade ainda que tardia”, lema da conspiração.
A atual bandeira de Minas Gerais foi instituída pela lei 2.793, de 8 de janeiro de 1963, e sancionada pelo governador José de Magalhães Pinto, naquele período.
O triângulo remete à santíssima trindade e foi proposto por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Já a frase em latim foi sugerida por Alvarenga Peixoto, outro inconfidente. O trecho escrito refere-se a um versículo do poeta romano Virgílio.
Geografia do estado de Minas Gerais
O pico da Bandeira é o ponto mais alto do território e o terceiro maior do Brasil, com cume de cerca de 2.900 metros de altitude, e fica situado entre os estados de MG (30%) e Espírito Santo (70%).
Na maior parte do território mineiro, o clima tropical de altitude é o predominante. Já no extremo norte do estado, em razão da baixa pluviosidade, prevalece o semiárido.
Na maior parte do ano, o clima é ameno. Ao longo das estações, em geral, a temperatura varia de 13 ºC a 29 ºC e raramente é inferior a 10 ºC ou superior a 32 ºC.
O estado de Minas Gerais ficou conhecido ainda como “caixa d’água” brasileira, em referência à importância de suas bacias hidrográficas. A região é produtora de águas em seus 58,6 milhões de hectares.
O território possui rios, riachos e lagos. Dentre as bacias do país que compõem a rede hidrográfica do estado, estão as do Rio Doce, do Rio Grande, do Rio Pardo e do Rio São Francisco.
Cultura do estado de Minas Gerais
A cultura de Minas Gerais formou-se pelas influências africana, portuguesa e indígena. Das festas religiosas à convivência familiar, o povo mineiro é acolhedor e aprecia o aroma de um pão de queijo recém-assado e um café coado na hora. Como bem definiu o escritor João Guimarães Rosa: “Aí está Minas: a mineiridade”.
Ao longo dos mais de 300 anos de existência, Minas Gerais contribui de diversas maneiras com a cultura brasileira. No que diz respeito à literatura, a história da população ganha evidência pelas mãos de grandes escritores, entre eles: Cláudio Manuel da Costa, Carlos Drummond de Andrade, Lúcia Machado de Almeida, e claro, Guimarães Rosa, que citamos acima.
A sonoridade e a musicalidade levam o nome do território para o mundo por meio de consagrados compositores e intérpretes brasileiros oriundos da região, como Ary Barroso e Clara Nunes.
Outro dado relevante é que o estado concentra um número relevante de Patrimônios Culturais da Humanidade, titulados pela Unesco. Ao todo são quatro: Cidade Histórica de Ouro Preto; o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; o Centro Histórico de Diamantina; e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.
A riqueza de Minas pode ser percebida também no artesanato, com produções em pedra, barro, madeira, prata, estanho, bordado e fibra trançada. As influências de povos também são carregadas pela tradição folclórica, através das danças típicas e festas populares.
- Congada: preserva a tradição da cultura negra e é organizada em Silvianópolis (junho), Poços de Caldas (maio) e muitos outros municípios
- Cavalhada: inspirada na Cavalaria Medieval, acontece, por exemplo, em São Romão (outubro) e Senhora dos Remédios (setembro)
- Quadrilha: ocorre nos festejos juninos, como no Arraial de Belô, em Belo Horizonte, considerado o maior São João do sudeste
Já a gastronomia de Minas Gerais é agraciada por preparos deliciosos e ingredientes típicos. Do café à famosa cachaça mineira e dos queijos aos azeites formam-se pratos saborosos, sejam eles simples ou sofisticados. Separamos alguns que traduzem, um pouco, a culinária regional:
- Broa de Fubá
- Pão de queijo
- Tutu de feijão
- Couve refogada
- Canjiquinha no fogão a lenha
Economia do estado de Minas Gerais
A economia de Minas Gerais tem destaque nos setores de serviços, telecomunicações e comércio, que contribuem de forma significativa para o avanço econômico do estado.
Inclusive, outros segmentos também fortalecem o território, como o de agropecuária com rebanho bovino, leite, feijão, café, milho, soja e cana-de-açúcar; o industrial com enfoque automobilístico, sendo representado por grandes empresas, como Fiat e Mercedes-Benz.
Mais ramos fortalecem economicamente a região, como alimentício, têxtil, eletroeletrônico, mecânico, metalúrgico, siderúrgico, da construção civil, de autopeças e das mineradoras.
O turismo em Minas Gerais é mais um exemplo que torna a economia local ainda mais sólida. O destino conta com inúmeras cidades, hospedagens, pontos históricos, passeios e atrativos turísticos. Como pudemos observar em Belo Horizonte, Ouro Preto e Capitólio.
Que tal programar uma viagem para Minas Gerais? Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.
RESPOSTAS123
Em Minas Gerais, algumas cidades turísticas se destacam, como Belo Horizonte (capital mineira), Ouro Preto e Capitólio.
O estado de Minas Gerais fica localizado na região Sudeste do Brasil, ao lado de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Na maior parte do ano, o clima é ameno. Ao longo das estações, em geral, a temperatura varia de 13 ºC a 29 ºC e raramente é inferior a 10 ºC ou superior a 32 ºC.