Uberlândia

Uberlândia

Que tal um destino com muitas atrações culturais, históricas, naturais, gastronômicas e arquitetônicas? Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é o lugar perfeito para quem quer sair do óbvio, mas não abre mão de um roteiro repleto de possibilidades. Vem com a gente descobrir porque você tem que ir para Uberlândia. Partiu?!

Os principais pontos turísticos da cidade são o Mercado Municipal, Parque do Sabiá, as praças Clarimundo Carneiro e Tubal Vilelo, Museu Municipal e Igreja do Espírito Santo do Cerrado.

Mercado Municipal

Créditos: Prefeitura de Uberlândia
O Mercado Municipal é parada obrigatória

O Mercado Municipal é um passeio tanto cultural quanto gastronômico. Não deixe de experimentar os doces típicos, como goiabada, doce de leite, doces de frutas cristalizadas e pé de moleque. Assim como os queijos Minas e Canastra, biscoitos caseiros e cachaça artesanal. Deu água na boca? Não se esqueça de também tomar um café!

No Mercado Municipal você encontra muitas opções de doce de leite

No mercado, você também encontra peças de artesanato de crochê, bordado, pintura, cerâmica e arranjos. Caixas decoradas, almofadas, quadros e bonecas de pano são alguns exemplos de itens que chamam a atenção. 

Há diferentes tipos de bordados no Mercado Municipal

Parque do Sabiá

Aproveite a natureza passando um dia no Parque do Sabiá. Você pode fazer caminhada, andar de bicicleta, jogar vôlei e futebol e aproveitar esta grande área verde no meio da cidade. O complexo do parque também conta com um zoológico e aquário com diversos animais. É um dos passeios preferidos da criançada. 

O Parque do Sabiá é um ótimo lugar para aproveitar a natureza

Praças

A Praça Clarimundo Carneiro é um conjunto arquitetônico, e conta com um coreto e o Palácio dos Leões, que hoje abriga o Museu Municipal, onde é possível conhecer um pouco da história de Uberlândia. A praça e demais edificações são motivo de orgulho para a cidade, pois representam o esforço feito para construir um município pautado nas características urbanísticas modernas. 

Créditos: Prefeitura de Uberlândia
Conheça o coreto e o Palácio dos Leões na Praça Clarimundo Carneiro

A Tubal Vilela é a praça mais importante da cidade, construída para o aniversário de Uberlândia em 1962. A fonte luminosa com sons e vários espelhos d’água são os que mais atraem os olhos de turistas e moradores. 

Igreja do Espírito Santo do Cerrado

Além das praças, outro passeio para quem gosta de arquitetura e história é a Igreja do Espírito Santo do Cerrado. O conjunto é formado por três edificações circulares, sendo a igreja, propriamente dita, uma residência religiosa e centro comunitário.

Créditos: Governo de Minas 
A Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi projetada por Lina Bo Bardi.

O projeto é da arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Sesc Pompéia. A construção foi feita em mutirão, com mão de obra da própria comunidade, onde foram usados materiais locais, como tijolos de barro e madeira de aroeira. 

Festas Juninas

As festas juninas são fortemente celebradas em Uberlândia, e se estendem até o mês de julho, chamadas de julinas. Há festas de três santos: Santo Antônio, em 13 de junho, São João Batista, em 24 de junho, e São Pedro, em 29 de junho. No entanto, acontecem comemorações em vários dias dos dois meses.

As festas juninas são muito populares em Uberlândia.

Os eventos contam com danças, músicas e decorações típicas e animação contagiante. Os quitutes juninos também chamam a atenção, como pamonha doce, canjica de amendoim, pé de moleque, cocada e milho verde. Uma delícia! Para curtir uma boa festa junina, tem que ir para Uberlândia!

Avenida Rondon Pacheco

O grande point da culinária em Uberlândia é a avenida Rondon Pacheco, conhecida como corredor gastronômico. É onde você encontra churrasco, pizza, hambúrguer, massas, petiscos, cerveja, bons drinks e casas noturnas. 

O rodízio de caldos do Tulipas Chopp e os espetinhos do Bar do Marquinho são os favoritos dos estabelecimentos mais despojados. 

Que tal um espetinho com chopp gelado?

Outro muito elogiado pelos frutos do mar é a Cantina da Moqueca. Além do prato que dá nome à casa, o restaurante também se destaca pela tilápia frita e o bolinho de bacalhau. 

Uberlândia é uma cidade que tem de tudo e agrada pessoas de todas as idades. Você vai se impressionar com a arquitetura, história, gastronomia e com a gentileza do povo uberlandense. Para aproveitar tudo isso, tem que ir para Uberlândia! 

Quer saber mais sobre os pontos turísticos? Veja aqui tudo o que você tem que conhecer em Uberlândia! 

RESERVAR