Notícias

O clima de festa junina está no ar: destinos tradicionais já se preparam para o São João

19 de maio de 2023

Cidades com tradicionais festejos de São João, como Caruaru (PE), Campina Grande e João Pessoa (PB), Mossoró (RN), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Parintins (AM) já estão em clima de festa junina, com a montagem das estruturas e a divulgação da programação

O Conexão123 detalha esses preparativos para que você não perca nenhuma atração! Confira.

Conheça com o Conexão123

País se prepara as festas juninas

“Olha o São João… é mentira…”. Não para alguns destinos do país, que já se preparam para o início oficial de uma das maiores celebrações populares do Brasil: as Festas Juninas

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o nível de preparação e expectativa para o São João de 2023 evidencia a importância da festividade para o país. 

“O São João é um dos principais símbolos culturais do nosso país e um dos eventos mais aguardados no ano. É um evento que movimenta milhões de pessoas e aquece a economia dos nossos destinos, gerando emprego e renda.”, destacou Daniela Carneiro.

O clima de festa junina está no ar | São João na Bahia | Conexão123

A Bahia se prepara para o maior São João da história

Festas juninas no Nordeste 

As cidades nordestinas já começam os preparativos para as festas juninas. Em Caruaru, no Pernambuco, os festejos começaram no último final de semana e devem terminar só no dia 1º de julho. Lá é realizado o São João com maior duração no Brasil. 

Na capital da Paraíba, João Pessoa, a prefeitura já confirmou as datas de realização do evento (7 a 25 de junho) que vai contar com apresentações culturais e festivais de quadrilhas e shows. Na programação ainda devem ser realizados os festivais Municipal e Estadual de Quadrilhas.

Já em Campina Grande, também na Paraíba, o início da festividade está previsto para o dia 1º de junho, mas a estrutura, que deverá receber milhões de visitantes, vem sendo montada desde o início de abril. E neste ano a comemoração é ainda mais importante, pois a festa paraibana completa seus 40 anos!

Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o “Mossoró Cidade Junina” divulgou a programação com grandes nomes da música brasileira confirmados para a festa, que deve começar no dia 3 de junho. O evento reúne mais de um milhão de pessoas e é considerado uma das maiores festas de São João do país. 

O clima de festa junina está no ar | Mossoró Cidade Junina | Conexão123

O Mossoró Cidade Junina é um grande evento junino que acontece anualmente no Corredor Cultural, na cidade de Mossoró

Ainda no Nordeste, a cidade de Maceió, em Alagoas, prepara seus palcos para as apresentações musicais e as tradicionais quadrilhas do período junino. Segundo a prefeitura, há estimativas de um crescimento de 17% na média de ocupação de hospedagens, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Em Sergipe, a expectativa também é grande para o próximo mês. De acordo com o governo do Estado, serão 30 dias de forró na capital e no interior, que ajudarão a promover o aquecimento da economia dos municípios e a gerar oportunidades para quem quer empreender. 

Na terra do Axé, a expectativa do governo é de que o período junino seja o maior São João da história da Bahia. As festividades devem alcançar 417 municípios do Estado, movimentando o fluxo turístico no próximo mês.

Outras festas juninas pelo Brasil

No Norte do país, a cidade de Parintins, no Amazonas, lançou a sua programação junina ainda no mês de março. Este ano, a festa terá como pilares a cultura, o turismo e a sustentabilidade. O evento acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho.

Quem também está se preparando para o São João 2023 são os grupos de quadrilhas de Belo Horizonte (MG). A capital mineira é famosa por celebrar, anualmente, o “Arraial de Belo Horizonte”, que tem em um dos seus ápices a disputa do título de melhor quadrilha. 

Por fim, mas não menos importante, no estado de São Paulo, a cidade de Votorantim também está se aquecendo para as celebrações juninas, que começam no próximo dia 24 de maio. Conhecida por ser a maior e mais tradicional do estado, os festejos contam com grande diversidade de atrações que atraem milhares de visitantes para a cidade.

O clima de festa junina está no ar | Quadrilha na festa junina | Conexão123

Dançar quadrilha é uma tradição no Sudeste

Para acompanhar as festas juninas pelo país, os turistas podem contar com 123milhas para adquirir passagens aéreas, alugar carro para fazer os passeios e reservar hotéis. Vamos lá!