Guia turístico

Turismo em Caldas Novas: guia de viagem

O estado de Goiás é berço de uma cidade conhecida pelos banhos termais, piscinas naturais e artificiais, parques temáticos, spas e muito mais. O turismo em Caldas Novas proporciona momentos inesquecíveis em família, a dois ou a sós. Que tal conhecer o município goiano com o guia de viagem do Conexão123?

 

Você vai ler sobre

 

Conheça Caldas Novas

Caldas Novas é uma cidade do estado de Goiás, localizada na região Centro-Oeste do Brasil. De acordo com dados estimados do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE (2021), há mais de 95 mil habitantes no local. Aliás, quem nasce por lá é conhecido como caldas-novense, gentílico que nomeia a sua população. 

A estância hidrotermal faz do turismo a principal fonte de renda da cidade. Com temperaturas que variam entre 43ºC e 70ºC, as águas que brotam do chão atraem viajantes de diversas partes do país. Afinal, cerca de 500 mil pessoas visitam o município na alta temporada. 

Antes da chegada dos europeus, os primeiros residentes do território eram os indígenas Caiapó e Xavante. A propósito, os portugueses chegaram ao local em 1722 e tinham a expectativa de explorar suas riquezas naturais. 

A  narrativa histórica conta que as águas quentes da região foram encontradas ao acaso, durante uma incursão do bandeirante Martinho Coelho de Siqueira pelo interior do estado, em 1777. O explorador avistou seus cães correndo atrás de animais silvestres e, então, descobriu o calor da Lagoa Quente de Pirapitinga. 

O município goiano era uma pequena vila, emancipada em 1911. Desse período até meados de 1915, Caldas Novas começou o processo de desenvolvimento. Em 1923, passou a ser considerada cidade. Aproveite e também conheça o estado de Goiás.

Por conta de suas riquezas naturais, o território transformou-se em um dos destinos mais procurados pelos viajantes. O turismo em Caldas Novas inclui diversas atividades, passeios e oportunidades turísticas. A infraestrutura é completa com hotéis, bares, restaurantes, campings e muito mais. 

 Turismo em Caldas Novas: Guia de Viagem | Vista aérea do Parque Aquático de Caldas Novas | Conexão123

As águas termais de Caldas Novas são apreciadas por turistas de todas as partes do Brasil

 

Turismo em Caldas Novas

Visitar Caldas Novas é descansar, mergulhar em piscinas quentes, apreciar a gastronomia goiana, entre outros programas incríveis. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas conta com trilhas ecológicas, cachoeiras e espaço para prática de mountain bike

Diversas estâncias termais estão espalhadas pela região. Por lá, os turistas encontram parques aquáticos que oferecem ótima estrutura com brinquedos, tobogã, praias artificiais, bar molhado e piscinas de água aquecida. 

Dentre as opções estão o diRoma Acqua Park e o Náutico. Aliás, alguns desses ambientes são anexados a hotéis, mas podem ser visitados no esquema de day use. Além disso, uma das maiores atrações das redondezas, o Hot Park, está localizado na cidade de Rio Quente, a 29 km de distância de Caldas Novas. 

Aos viajantes que apreciam conhecer a história da região, é imprescindível a visita ao Casarão dos Gonzaga, uma das primeiras residências do município. Atualmente o espaço funciona como centro de exposição para os artesãos. Na Praça Mestre Orlando fica a Igreja Matriz e um calçadão com restaurantes e bares. O lugar fica mais agitado durante a noite. Separamos mais três dicas de espaços para você conhecer:

  • Monumento das Águas
  • Jardim Japonês
  • Serra Verde – Shopping Artesanal 

Outros locais também integram o roteiro turístico por lá. Por isso, veja mais sobre o que fazer em Caldas Novas: pontos turísticos e passeios.

Turismo em Caldas Novas: Guia de Viagem | diRoma Park, em Caldas Novas | Conexão123

O diRoma Park é uma das opções de parque aquático para diversão em águas termais

 

Quando ir para Caldas Novas

A temperatura média anual na região é de 24ºC. O verão, quente e chuvoso, chega aos 33ºC. Já no inverno, os termômetros à noite podem atingir 16ºC. Nos meses de dezembro e janeiro as chuvas são mais comuns e em junho e julho a seca se faz presente. 

Pela possibilidade de encontrar águas aquecidas o ano inteiro, qualquer época pode ser uma boa oportunidade para programar sua viagem para Caldas Novas. Porém, se você deseja encontrar a cidade mais vazia, evite as férias, fins de semana, feriados prolongados e alguns festivais comuns da região, como o Verão Fest (janeiro) e o Caldas Country (último trimestre do ano).

 

Como chegar a Caldas Novas

Localizada no interior de Goiás, a cidade está a cerca de 170 km de Goiânia e a pouco mais de 300 km de Brasília. Para chegar ao destino é possível viajar de avião para o Aeroporto de Caldas Novas. Com distância aproximada de 3 km do centro do município, o complexo recebe voos regulares e fretados. Outra alternativa seria pousar na capital de Goiás ou em Uberlândia (MG), cidades que ficam a cerca de 170 km de distância do destino. 

A viagem de ônibus também é uma opção. A Rodoviária de Caldas Novas é pequena, mas recebe veículos de diversas cidades brasileiras, principalmente de municípios goianos. O trajeto de Belo Horizonte (MG) para a cidade tem média de 551 km, por exemplo. 

Aos viajantes que optam por fazer o trajeto  de automóvel, existe a possibilidade de utilizar as rodovias GO-139 e depois a BR-352, saindo de Goiânia. Já partindo de Brasília, o percurso será pelas GO-010 e GO-139. 

A propósito, o aluguel de carros pode ser uma ótima escolha para os turistas que desejam percorrer as estradas do país ou para aqueles que vão de avião e depois precisam seguir viagem pelas estradas até Caldas Novas. 

Turismo em Caldas Novas: Guia de Viagem | Vista panorâmica de Caldas Novas | Conexão123

Na alta temporada, a cidade de Caldas Novas recebe cerca de 500 mil turistas

 

Quanto custa viajar para Caldas Novas

O guia turístico de Caldas Novas apresentou as principais atrações e também as dicas para o transporte até o destino. O custo total da viagem vai depender de alguns pontos importantes, como a escolha de onde se hospedar em Caldas Novas: hotéis e pousadas, passagens aéreas ou de ônibus, alimentação, passeios e mais. 

As tarifas de avião (ida e volta) saindo de Belo Horizonte para Goiânia, por exemplo, custam a partir de R$ 420 (por passageiro). Vale lembrar que a pesquisa se refere a uma viagem feita durante a baixa temporada (setembro/2022) e planejada com antecedência de seis meses  

Aproveite também para conhecer lugares para comer em Caldas Novas: os melhores restaurantes

O turismo em Caldas Novas é repleto de atrativos turísticos para todas as idades, além de proporcionar dias de lazer e descanso. 

Gostou do guia de viagem do Conexão123? Aproveite para planejar sua próxima viagem com a 123milhas e curtir momentos inesquecíveis!

 

Respostas123

1: Onde fica Caldas Novas?

A cidade de Caldas Novas está localizada no estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil. 

2: Quando ir para Caldas Novas?

Pela possibilidade de encontrar águas aquecidas o ano inteiro, qualquer época pode ser uma boa oportunidade de programar a viagem para Caldas Novas. O verão, quente e chuvoso, chega aos 33ºC. Já no inverno, os termômetros à noite podem atingir 16ºC.

3: Quanto custa ir para Caldas Novas?

O custo total da viagem vai depender de alguns pontos importantes, como a escolha de hotel, passagens aéreas ou de ônibus, alimentação, passeios e mais.