Lugares para conhecer

O que fazer em Salvador (BA): pontos turísticos e passeios

20 de setembro de 2022

A capital baiana reúne cenários de tirar o fôlego e muitas oportunidades turísticas para viver momentos inesquecíveis durante sua viagem. Por isso, se você quer saber o que fazer em Salvador, está no lugar certo!

Localizada em uma das zonas litorâneas mais belas do país, a capital da Bahia tem clima quente, povo alegre e acolhedor, uma cultura forte e gastronomia única. Por isso, é bastante desafiador escolher os melhores passeios em Salvador. O Conexão123 preparou este guia especial para te ajudar a conhecer melhor a cidade e montar um roteiro perfeito para sua viagem. Confira:

Você vai ler sobre

Conheça Salvador

Sendo a Bahia o estado mais antigo do Brasil, Salvador, fundada em 1549, foi a primeira capital brasileira. Os colonos portugueses, que chegaram à costa do país pela Baía de Todos os Santos, consideraram o ponto estratégico para instalar a sede da cidade. 

O município é conhecido por preservar suas características históricas e culturais, e conta com arquitetura colonial proveniente do século XVII ainda bem conservada. Lugares icônicos como o Pelourinho e o Centro Histórico são importantes pontos turísticos de Salvador. Ambas as atrações foram tombadas em 1985, pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco), como Patrimônio Mundial. 

A metrópole é uma das mais populosas do Brasil, com aproximadamente  2.900.000 habitantes, chamados de soteropolitanos. Salvador está ainda entre as mais economicamente desenvolvidas capitais do país, com destaque para os setores de turismo, infraestrutura de transportes e comunicações.

A gastronomia baiana é muito presente em Salvador, destino amplamente procurado por turistas. Por lá, a culinária se mistura com a cultura e as tradições locais, a exemplo das baianas caracterizadas preparando suas iguarias pelas ruas da cidade 

O que fazer em Salvador: Pontos Turísticos e Passeios | baiana, Salvador - BA | Conexão123

Alegria e amor à cultura é marca dos soteropolitanos

Com um povo muito alegre, festeiro e hospitaleiro, a capital se destaca pelas festividades de carnaval, que costumam ocorrer no mês de fevereiro, alta temporada na cidade.

Reunindo foliões de diversas regiões do país e turistas do mundo inteiro, ao som dos trios elétricos, que inclusive foram uma invenção dos músicos soteropolitanos Dodô e Osmar, a celebração é considerada uma das maiores festas de rua do mundo.

O clima predominantemente tropical favorece as comemorações, uma vez que na capital faz calor praticamente o ano inteiro, apesar da ocorrência de chuvas esparsas por causa da influência do oceano.

E não podemos esquecer, é claro, do belíssimo litoral, com sua vegetação característica, áreas de mangue e também de remanescentes da Mata Atlântica.

Continue conosco e veja quais são as praias mais bonitas de Salvador para curtir as suas próximas férias!

O que fazer em Salvador: pontos turísticos

O litoral está entre os principais lugares para se conhecer em Salvador. Com destaque para as praias preferidas dos turistas.

Praias em Salvador

Praia do Farol da Barra: cartão postal da cidade, ainda abriga o Museu Náutico da Bahia, excelente passeio cultural, além de bares e restaurantes ao seu entorno.

Praia de Ondina: com piscinas naturais de águas cristalinas, fica localizada num bairro nobre da cidade, cercada por grandes hotéis e resorts.

Ilha dos Frades: presenteia o turista com um mar calmo e de águas cristalinas, perfeitas para o banho.

Praia do Flamengo: ganha destaque pelos belíssimos coqueiros que contornam a região, tornando a paisagem ainda mais bonita.

O que fazer em Salvador: Pontos Turísticos e Passeios | Praia do Farol da Barra, Salvador - BA | Conexão123

A Praia do Farol da Barra é uma das mais visitadas de Salvador

Praia de Itapuã: muito famosa pelos versos do poeta Vinícius de Moraes (“Passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã…”) e pelo belo monumento do Farol de Itapuã.

Praia do Buracão: para quem busca uma praia mais rústica, seu acesso é por uma estrada de terra, o que a torna um tanto mais reservada do que as demais praias urbanas.

Centro Histórico de Salvador

Após desfrutar das praias mais bonitas de Salvador, você pode conhecer  a cultura e o passado da cidade visitando o Centro Histórico, cujas atrações já começam a ficar evidentes nas ruas de pedra e construções do período colonial.

Conhecer o local é um dos principais passeios em Salvador, pois reflete uma parte importante da trajetória do país, que se mistura com a influência das religiões e tradições africanas.

Capoeiristas enchem as ruas e praças, e atraem turistas fascinados por ver as apresentações da deliciosa mistura de arte marcial, música e dança tão popular na Bahia.

Lá também é possível desfrutar de barzinhos ao ar livre e lojas de souvenirs regionais. Todos situados em casarões preservados como patrimônio histórico, em que o antigo e o novo se misturam diante dos olhos dos viajantes. 

Ainda no centro, visite a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, fundadas pelos portugueses, e que possuem uma beleza digna de realeza, com azulejos vindos de Portugal e esculturas banhadas a ouro.

A Casa do Carnaval é outro ponto turístico em Salvador que vale a pena conhecer, pois mostra, através de exposições artísticas, a história da icônica festa. Na mesma região também é possível conhecer:

  • Praça da Sé
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Fundação Casa de Jorge Amado

Pelourinho

Quando pensamos em Salvador, o Pelourinho, ou Pelô, é inegavelmente a imagem que vem primeiro à mente, com seus casarões antigos e fachadas pintadas em cores fortes.

Localizado no Centro Histórico, o bairro está impregnado pelo barroco. Ruas estreitas, calçamento de paralelepípedos e lembranças do passado colonial da cidade se misturam ao som emocionante dos tambores e cantos.

Por lá, você encontra bares, lojas, centros culturais, museus, igrejas e outros pontos imperdíveis da história e da cultura brasileira.

Visitar o Pelourinho é reviver a história e vivenciar as diferentes manifestações artísticas e religiosas que tão bem representam a metrópole baiana.

Elevador Lacerda

O famoso Elevador Lacerda, com seus 72 m de altura, foi o primeiro elevador urbano do mundo. Dele, é possível ter uma bela vista de todo o litoral da Bahia.

Apesar de ser um dos ícones da arquitetura brasileira, sua utilidade é solucionar o problema de desnível da cidade. O monumento funciona como transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

O valor cobrado para utilizar o transporte é de apenas R$ 0,15.

O que fazer em Salvador: Pontos Turísticos e Passeios | Elevador Lacerda, Salvador - BA | Conexão123

Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos em Salvador – BA

Aos pés do Elevador Lacerda, encontra-se o Mercado Modelo de Salvador, um dos maiores centros comerciais do estado e um dos pontos turísticos icônicos da cidade. São mais de 250 lojas, que apresentam uma variedade de artigos de arte, artesanato, lembranças e restaurantes. 

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Para uma experiência completa em Salvador, vale a visita à famosa Basílica Nosso Senhor do Bonfim, onde turistas do mundo inteiro deixam suas lembranças pendurando nas grades do templo: as famosas fitinhas coloridas do santo.

A tradição ensina que, antes de amarrar a sua fita no local, você deve fazer um pedido – ou até três, um para cada nó atado. Esse é um costume muito característico da região. A basílica fica localizada no Largo do Bonfim, s/n, Bonfim.

Farol da Barra

Um belo exemplo da arquitetura militar portuguesa e um dos monumentos mais representativos da capital baiana, o Farol da Barra está localizado no Forte de Santo Antônio. 

Erguido em 1536 e com 22 metros de altura, o local oferece uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos – e um pôr de sol espetacular!

O complexo abriga ainda o Museu Náutico, que conta com um grande acervo de objetivos relacionados à navegação e artefatos encontrados no fundo do mar.

Outros pontos turísticos importantes na cidade são:

  • O Solar do Unhão, que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia
  • O Parque da Cidade
  • O Dique do Itororó
  • O Forte de Santa Maria

Roteiro Turístico em Salvador

A capital da Bahia é um dos grandes centros culturais do país e sua formação serviu de influência em todo o Brasil, sendo berço de populares ritmos musicais como pagode, axé, samba e reggae.

Além de ser um destino que conquista os turistas por suas belezas naturais, Salvador também encanta com seus pratos típicos, como o acarajé, vatapá, cocada, bobó de camarão e moqueca de peixe baiana.

Por isso, se deseja saber o que fazer em Salvador, aproveite as dicas deste guia e veja também o material que o Conexão123 preparou com indicações de o que comer e onde se hospedar na capital baiana.

E para garantir sua viagem com os melhores preços e condições veja agora mesmo os melhores pacotes e passagens aéreas para Salvador que você só vai encontrar na 123milhas!

RESPOSTAS123

É difícil escolher um único lugar, mas três passeios imperdíveis em Salvador são:

  • Pelourinho
  • Centro Histórico
  • Praia do Farol da Barra

Escolha o seu e divirta-se!

  • Apesar de ser uma capital muito grande, as principais atrações turísticas de Salvador encontram-se no Centro Histórico
  • O aeroporto de Salvador fica longe da região turística, por isso escolha bem sua hospedagem
  • A Praia do Farol da Barra é melhor aproveitada na maré baixa

Visite os principais pontos turísticos da cidade e tire fotos incríveis para registrar o momento, conheça:

  • Pelourinho
  • Mercado Modelo
  • Elevador Lacerda
  • Praia do Farol da Barra
  • Farol da Barra