Lugares para conhecer

Conheça Goiás: clima, história, cidades e mais

21 de abril de 2022

Berço de riquezas naturais e culturais, Goiás reserva aos turistas cachoeiras, parques, rios, centros históricos e muitos mais. Com ampla diversidade de fauna e flora, o estado do centro-oeste brasileiro é a oportunidade para ecoturismo, diversão e lazer. Vamos viajar?

 

Você vai ler sobre

 

Estado de Goiás

O estado de Goiás está situado no centro-oeste do Brasil e tem cerca de sete milhões de habitantes, de acordo com dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (2021). O território mais populoso da região central brasileira, teve seu crescimento demográfico relacionado com a expansão urbana ao longo do século XX. 

A construção da cidade de Goiânia, atual capital do estado, e a instalação do Distrito Federal foram os divisores de águas em relação ao crescimento populacional. O mapa de Goiás agrega ao todo 340 mil km² de extensão. A formação da população é em sua maioria de migrantes paulistas e mineiros, que descendem boa parte de quem nasce em Goiás, os goianos. 

Conheça Goiás: clima, história, cidades e mais | Mapa de Goiás | Conexão123

Conheça o território goiano e as principais regiões do estado

 

Capital do estado goiano

Capital de Goiás, Goiânia é conhecida como point da música sertaneja. A maior cidade do estado, com 1,5 milhão de residentes, ganhou este título por ser berço de vários artistas do gênero, como Marília Mendonça e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano. 

Durante o período do ouro, a Cidade de Goiás era intitulada como capital do território. Porém, com o crescimento agrícola e o desenvolvimento do setor pecuário, passou-se a idealizar um novo município para ser o centro do estado. Após a revolução liderada por Getúlio Vargas no Brasil (1930) e intervenções políticas, em 1942, foi oficializada a mudança para a atual Goiânia. 

A região foi construída a partir de um projeto urbanístico específico, entre 1933 e 1942, em relevo de planalto, vegetação do Cerrado e clima tropical. Aliás, a estrutura moderna garante aos moradores e turistas parques urbanos e espaços arborizados. Outro ponto dos goianienses é a contribuição cultural diversificada. Por exemplo, na gastronomia os pratos típicos são arroz com pequi e pamonha.

A região oferece muitos atrativos turísticos e opções para ampliar o conhecimento dos viajantes. Por isso, vale fazer o Turismo em Goiás: Guia de Viagem do Conexão123 que aborda detalhes do local.

 

Principais cidades do estado goiano

Com 246 municípios, o estado reserva atrações turísticas diversas e para todos os gostos. Além da capital, as cidades de Goiás com mais de 100 mil habitantes são Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara e Jataí. 

Conheça Goiás: clima, história, cidades e mais | Chapada dos Veadeiros | Conexão123

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem como atrações cachoeiras, trilhas, cânions e paisagens deslumbrantes

 

Com a vasta opção de destinos para conhecer, Goiás pode ser a sua próxima escolha de viagem. Dos parques aquáticos, museus e monumentos históricos aos centros urbanos e interioranos, o estado apresenta uma infinidade de oportunidades para se aventurar em solo goiano. Listamos os mais conhecidos pontos turísticos.

  • Chapada dos Veadeiros: o parque nacional agrega desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. O lugar ainda traz muita diversidade, desde paisagens naturais até a vida selvagem;
  • Goiânia: a cidade é considerada pólo da produção cultural do estado e garante visita em importante equipamentos culturais, como cinemas e teatros;
  • Caldas Novas: destino procurado por turistas para apreciar os parques aquáticos e curtir dias de lazer;
  • Pirenópolis: é possível visitar museus, conhecer a história do lugar e ir às cachoeiras para banhos refrescantes.

 

História de Goiás

A história de Goiás teve início com ocupação territorial no século XVIII, após a descoberta de reservas de ouro na região. Pela proximidade de territórios, a população de Goiás tem influência de São Paulo e Minas Gerais. O primeiro núcleo urbano e a antiga capital era a Cidade de Goiás. Outros municípios foram fundados e, hoje, carregam parte da história do estado em ruas, bairros, monumentos e museus.

Após a intensa exploração do metal nobre, a produção diminuiu. Com isso, no século XIX a população passou a se dedicar às atividades agrícolas. A mudança econômica proporcionou a Goiás o título de um dos principais centros das produções do setor no Brasil. 

Em 1942, a oficialização da transferência de capital para Goiânia, e a inauguração de Brasília nos anos de 1960, trouxeram maior crescimento econômico e populacional. A fundação do estado carrega muitos aspectos importantes. Por isso, turistar por lá pode propiciar a oportunidade de expandir seus conhecimentos. Separamos alguns pontos turísticos imperdíveis. 

  • Palácio Conde dos Arcos – Goiás;
  • Museu das Bandeiras – Goiás;
  • Museu de Arte Sacra da Boa Morte – Goiás;
  • Centro Cultural Conde de Arcos – Goiás;
  • Monumento às Águas – Caldas Novas; 
  • Praça Cívica – Goiânia;
  • Monumento à Paz – Goiânia; 
  • Igreja de Santa Bárbara – Goiás;
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário – Pirenópolis;
  • Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salette – Caldas Novas.
Conheça Goiás: clima, história, cidades e mais | Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário | Conexão123

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário foi construída entre 1728 e 1732. Localizada em Pirenópolis, é considerada o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás

 

Antes de finalizar sobre as curiosidades históricas dos goianos, a Bandeira de Goiás é símbolo do estado. Composta por oito listras horizontais, nas cores verde, com representação das matas, e amarelo, em referência às riquezas mineiras, foi criada pelo conterrâneo Joaquim Bonifácio de Siqueira, em 1919. 

 

Geografia de Goiás

O estado faz divisa com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. O relevo de Goiás é diversificado com aspectos de planaltos, depressões e serras. Com altitude de 1.700 m, a Chapada dos Veadeiros é a principal região serrana, que chama a atenção de muitos turistas. 

Em relação à hidrografia local, as mais importantes bacias são: Paraná, Araguaia, Tocantins e São Francisco. Já os principais rios são: Aporé, Araguaia, Paranaíba, Vermelho e Corumbá.

O clima em Goiás tem como predominante o tropical, com duas estações definidas, quente e úmida, e outra com temperatura amena e mais chuvosa. Com uma das maiores diversidades de fauna e flora do país, o território é composto pela vegetação do Cerrado. 

Destinos são inúmeros para explorar, desde ambientes naturais aos centros urbanos, a terra goiana reserva dias de lazer, descanso e diversão em uma viagem única. Aos turistas que ficaram com vontade de visitar, vale a pena investir nas fotos em Goiás, que contemplam cenários inesquecíveis e de muito conhecimento. 

 

Cultura do estado goiano

Ritos religiosos e aspectos rurais integram a Cultura de Goiás. Em Pirenópolis, por exemplo, as manifestações mais conhecidas são as Cavalhadas (junho) e a Festa do Divino (50 dias após a Páscoa). Ainda existem outros festejos realizados pelas cidades do interior do estado. 

Outras duas festas são o Carnaval e as exposições agropecuárias que atraem o público e tem como gênero musical dominante o sertanejo. No quesito esportivo, o futebol ganha cena entre os goianos, e o time de maior destaque nas competições nacionais é o Goiás. 

Chegou a hora de falarmos sobre a gastronomia, afinal a culinária local é bem diversa e traz influências paulistas, mineiras, indígenas e também europeias. As comidas típicas de Goiás são produzidas com alimentos típicos do Cerrado, como o pequi. Os pratos mais populares são: arroz de pequi, pamonha, empadão goiano, galinhada, matula, angu de milho verde e muito mais. Veja o que comer em Goiás. 

 

Economia de Goiás

O 14º maior PIB brasileiro (2021), com valor de R$ 52,9 bilhões, tem como centro o setor da agropecuária. Aliás, o estado é um dos mais importantes pólos do ramo no Brasil. Soja, milho, sorgo e tomate estão entre as maiores produções agrícolas. Na pecuária, as carnes bovinas e suínas, além da produção de leite, ganham notoriedade. A propósito, o extrativismo ainda é realizado, com exploração de minas de cobre, amianto, níquel, nióbio e ouro. 

A agroindústria, as confecções de calçados, as produções de alimentos, automobilísticas e farmacêuticas, além das áreas de serviços e comércio, também integram a economia local. O turismo é outra fonte de riqueza, através dos pontos turísticos, cidades históricas, monumentos e paisagens naturais. O que torna Goiás um point buscado por viajantes. 

Viajar para o estado pode ser a oportunidade de se aventurar e curtir dias incríveis. Conte com a 123milhas para planejar agora sua próxima viagem!

 

Respostas123

1: Qual é o ponto turístico mais importante do Estado de Goiás? 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais procurados para o turismo em Goiás. Afinal, a região reserva muitas atrações e oportunidades de se aventurar e curtir momentos únicos. 

2: Quais são as principais características do Estado de Goiás?

Na região do centro-oeste do Brasil, Goiás tem como vegetação predominante o Cerrado. O clima tropical garante duas estações bem definidas, quente e úmida, e outra com temperatura amena e mais chuvosa. Além disso, existem muitas opções para curtir as paisagens naturais do estado. 

3: Quais são as cidades do Estado de Goiás?

As cidades de Goiás com mais de 100 mil habitantes são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara e Jataí. 

Bônus: Qual o clima predominante no estado de Goiás?

O clima tropical é predominante no estado de Goiás. Por isso, os turistas podem esperar por estações quentes e úmidas, e amenas e chuvosas. Vale a pena explorar os destinos goianos.