Lugares para conhecer

Aniversário de Macapá: três curiosidades sobre a cidade

3 de fevereiro de 2023

O aniversário de Macapá é celebrado no dia 4 de fevereiro. A cidade, que em 2023 completa 265 anos, é a capital do Amapá, no extremo norte do país, único estado brasileiro a ser cortado pela linha do Equador.

O município já conquistou o coração de muitos turistas pelas suas belas paisagens verdes, ao longo de seus mais de duzentos anos. Quer saber mais curiosidades de Macapá? Confira no Conexão123!

Você vai ler sobre

História de Macapá

Macapá está no coração da Amazônia e sob o sol do Equador. Criada a partir de um destacamento militar, em 1738, a cidade antes era apenas uma vila, e sua oficialização se deu no dia 4 de fevereiro de 1758, pelo então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. 

Nessa época, o município era habitado por famílias de açorianos. A economia, a cultura e a política eram ligadas ao estado do Pará. Em 1859 a vila foi categorizada como cidade, por intermédio do tenente-coronel Henrique Rolan.

Em setembro de 1943, Getúlio Vargas converteu a cidade do então território federal do Amapá em capital.

Devido à colonização portuguesa, muitos povos indígenas que viviam no local foram extintos, mas os que restaram se entrelaçaram na história da cidade, compartilhando suas tradições, culinária, vestimentas, hábitos e medicina. O próprio nome Macapá vem do tupi, e significa “terra ou lugar de bacabas” (palmeira nativa da Amazônia).

O município, que está a uma altitude de apenas 16,48 metros acima do nível do mar, foi apelidado de Cidade do Meio do Mundo, por ser cortado pela linha imaginária do Equador.

Conheça três curiosidades sobre Macapá

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre a Cidade do Meio do Mundo? O Conexão123 listou três curiosidades sobre Macapá. Confira!

Única capital brasileira banhada pelo Rio Amazonas

A capital é privilegiada, pois é a única às margens do maior rio do mundo: o Amazonas. Sua nascente fica nas Cordilheiras dos Andes — mais de cinco mil metros acima do mar —, e ele passa pela Colômbia e corre em direção ao Brasil. Quando chega ao nosso país, é chamado de Rio Solimões, então segue seu curso ao encontro do Rio Negro e finalmente se torna o Rio Amazonas. 

Em Macapá, os tours pelo rio Amazonas compreendem visitas às ilhas próximas. Uma das atrações preferidas dos turistas é a observação dos botos, principalmente os botos-vermelhos e os botos-cor-de-rosa, muito conhecidos no folclore brasileiro.

Outro passeio muito procurado na capital é a Trilha das Samaúmas, na Ilha de Santana. Cercada pelo Rio Amazonas, esta ilha tem uma fauna e flora milenar, com açaizeiros, árvores de grande porte e plantas raras e coloridas. 

As samaúmas são a maior árvore amazônica, e em Macapá há muitas árvores seculares da espécie, com mais de 400 anos. Na Ilha de Santana é possível observar várias, pela trilha de riachos e igarapés. É um caminho para se conectar com a Amazônia pura, tomar um banho de rio e até contemplar um bando de pássaros.

Aniversário de Macapá: três curiosidades sobre a cidade | Estátua de São José - o padroeiro da cidade - fincada no rio Amazonas em Macapá | Conexão123

Imagem de São José, padroeiro da cidade, no rio Amazonas

Única capital brasileira cortada pela linha do Equador 

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador, a linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o norte e o sul.

Por conta desta localização tão especial, foi construído na cidade o Monumento Marco Zero do Equador, exatamente onde passa a linha. A obra é um obelisco de 30 metros de altura com uma abertura circular no centro. 

O complexo conta ainda com outras estruturas, como um terraço, restaurante, espaço para shows, loja de produtos artesanais, além de salão para exposições e do Estádio Milton de Souza Corrêa, popularmente conhecido como Zerão. A arena é famosa por ter sido construída exatamente em cima da linha, estando, assim, metade no hemisfério sul e metade no hemisfério norte. 

Inaugurado em 17 de outubro de 1990, o estádio era chamado de Ayrton Senna até 18 de agosto de 1994, quando Macapá perdeu uma figura importante do cenário esportivo local: Milton de Souza Corrêa, fundador do Guarany Atlético Clube.

A título de curiosidade, um fenômeno inusitado acontece exatamente na linha imaginária: um ovo fica em pé, parado, sem cair!

Há quem diga que o fato não possui uma explicação científica, e há quem diga que o fenômeno se dá por um efeito chamado Coriolis, uma força relacionada à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e latitude na qual ele se realiza.

Aniversário de Macapá: três curiosidades sobre a cidade | Monumento Marco Zero em Macapá | Conexão123

Marco Zero, monumento turístico, localizado na cidade de Macapá, para assinalar a passagem exata da linha do Equador

A maior fortificação do Brasil está no Macapá

A Fortaleza São José de Macapá é um complexo que foi construído entre 1764 e 1782, do lado esquerdo da foz do Rio Amazonas, por pessoas escravizadas e indígenas, para defender a Amazônia de uma possível invasão francesa. Em março de 1950, ela foi reconhecida pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e intitulada como museu em 2007.

A maior fortificação do Brasil é considerada o cartão-postal da cidade de Macapá: são quase 30 mil metros quadrados! Foi através dessa construção que se originou a vila, que com o passar dos séculos tornou-se o que a Cidade do Meio do Mundo é hoje.

Atualmente, mais do que ponto turístico, o entorno do forte é usado pela população para lazer, como piqueniques e prática de atividades físicas. Dele, é possível ver a estrutura de três baluartes, além dos canhões da época, antigos armazéns, a capela, as casas de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital. 

Aniversário de Macapá: três curiosidades sobre a cidade | Fortaleza São José de Macapá | Conexão123

A Fortaleza São José de Macapá é um complexo que foi construído para defender a Amazônia de uma possível invasão francesa entre 1764 e 1782

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as curiosidades de Macapá? Descubra outros pontos turísticos da cidade, onde se hospedar, os melhores lugares para desfrutar da gastronomia amapaense e veja o que não pode faltar na sua viagem

Para conhecer esse e outros destinos incríveis do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite os melhores descontos em passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e pacotes para sua viagem.