Lugares para conhecer

Viagens para terceira idade no inverno: melhores destinos nacionais

21 de junho de 2023

Viajar é uma experiência enriquecedora em qualquer fase da vida. E na terceira idade, ciclo em que geralmente se tem menos obrigações fixas, nada melhor do que aproveitar para conhecer lugares incríveis pelo Brasil, com ótimas opções de passeios, gastronomia e, claro, muita diversão.

Aproveitando a época de frio, o Conexão123 selecionou alguns destinos de viagens para a terceira idade no inverno. Conheça lindas cidades brasileiras e o que cada uma tem a oferecer. Vamos lá?

Conheça com o Conexão123

Turismo na terceira idade 

Você sabe o que é turismo de terceira idade? Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), é uma categoria de viagens dedicadas à melhoria da qualidade de vida da terceira idade. Essa modalidade envolve roteiros, programas e atrações turísticas especialmente pensadas para atender a pessoas com mais de 60 anos. 

A lista dos benefícios desse tipo de turismo é extensa. A modalidade promove a socialização, estimula a memória, permite explorar novos lugares, desfrutar de momentos de qualidade, fortalecer laços e muito mais, melhorando a saúde física e mental de pessoas idosas.

O turismo de terceira idade proporciona até a oportunidade de encontrar um novo amor! Imagine só?

Caso esteja pensando em viajar de avião, não deixe de ler sobre as orientações para idosos em voos. 

Confira a seguir algumas opções de viagens para terceira idade no inverno

Gramado (Rio Grande do Sul)

Gramado, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade muito conhecida por sua estrutura turística. Embora seja um destino que atrai pessoas de todas as idades, é especialmente popular entre idosos que procuram um lugar tranquilo e agradável para desfrutar da aposentadoria ou fazer uma viagem relaxante.

O clima de Gramado, de maneira geral, é tido como úmido temperado e com muita instabilidade. A temperatura começa a cair em junho, sendo julho o mês mais frio do ano, com termômetros variando entre 8 °C e 16 °C. 

Durante o inverno em Gramado, a cidade se prepara para receber mais turistas.

Confira alguns passeios em Gramado para a terceira idade

  • Passeio de Maria-Fumaça: passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, partindo de Gramado. O trajeto dura 1h30.
  • Mundo de Chocolate: são mais de 200 peças esculpidas em chocolate maciço, uma experiência imersiva única. 
  • Rua Coberta: um cenário lindo para fotos. Há teto transparente com plantas por toda extensão. 
Viagens para terceira idade no inverno: Gramado | Portal de Gramado | Conexão123

Gramado oferece muitas opções de eventos e atrações especiais para a terceira idade

Outra atração muito famosa e procurada pela região é o Café Colonial. Eles dispõem a refeição em sistema de buffet, em que os clientes podem se servir à vontade, experimentando diferentes sabores e combinações. É uma ótima oportunidade para apreciar a variedade da culinária regional. 

Com o Prime Gourmet, é possível curtir essa experiência gastronômica com descontos especiais e aproveitar aquele chocolate quente delicioso acompanhado de pães e bolos deliciosos. 

Não deixe de conferir as melhores hospedagens em Gramado e boa viagem! 

Curitiba (Paraná)

Curitiba é a capital do estado do Paraná. Com muito verde na área urbana, a cidade é repleta de parques, praças e bairros arborizados.

O clima de Curitiba é predominantemente subtropical, e no inverno a temperatura varia entre 9 °C e 18 °C. Ocorre geada com frequência, mas a neve é um fenômeno raro na cidade. 

Seja para um morador ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens.

Os parques de Curitiba são, com certeza, um dos pontos mais visitados da cidade. Porém, especialmente no inverno, eles ganham outra vida. A geada às vezes toma conta do local e, de repente, você sente como se estivesse vivendo em um filme europeu.

Confira algumas sugestões de passeios para idosos em Curitiba

  • Jardim Botânico: cartão-postal de Curitiba e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Com uma área de 245 mil , o local tem uma estufa de estrutura metálica que abriga várias espécies de plantas. 
  • Vinícola Durigan: para amantes de vinho, esse passeio é obrigatório, já que oferece degustação gratuita e à vontade. O estabelecimento também comercializa queijos, salames, pimentas e outras delícias para comer e levar de lembrança. 
  • Parque Tanguá: equipado com churrasqueiras, um lindo jardim e um túnel que atravessa a antiga pedreira, o parque é ótima opção para observar um pôr do sol em seu mirante.
  • Passeio de trem Curitiba-Morretes: os passageiros podem desfrutar de vistas deslumbrantes da mata atlântica, pontes, túneis e cachoeiras.  

Agradável aos fãs de natureza, Curitiba é uma ótima opção de viagem para terceira idade no inverno

Alguns dos hotéis em Curitiba podem tornar a viagem ainda mais gostosa e completa. 

Holambra (São Paulo)

Localizada no estado de São Paulo, Holambra é conhecida como a “cidade das flores” e considerada a maior produtora de flores e plantas ornamentais do país.

Ao visitar o município, é possível sentir-se imerso em um ambiente charmoso e bucólico. As ruas são arborizadas e bem cuidadas, e as casas e os estabelecimentos comerciais exibem uma arquitetura típica holandesa, com seus telhados inclinados e coloridos.

Durante o inverno em Holambra, a temperatura durante o dia fica em torno de 20 °C, mas pode cair consideravelmente pela noite, com mínimas próximas ou abaixo de 10 °C. 

A gastronomia também é um destaque em Holambra, com diversos restaurantes que oferecem pratos tradicionais holandeses, como o famoso “stroopwafel” e o “pannenkoek” (panqueca holandesa), além de outras opções de culinária internacional.

Confira as sugestões de passeios para idosos em Holambra

  • Passeio pelo centro: os idosos podem caminhar tranquilamente pela cidade, visitar as lojas de artesanato, apreciar a arquitetura holandesa e desfrutar de cafeterias e restaurantes.
  • Moinho dos povos unidos: um dos cartões-postais da cidade, que oferece uma vista incrível. Perto desse ponto turístico, há diversas lojas de artesanato, que também vendem flores locais. 
  • Parque Van Gogh: um belo espaço verde com lagos, pontes e trilhas. Os idosos podem fazer uma caminhada tranquila, admirar as esculturas e desfrutar da natureza ao redor.
  • Produtores de flores: é possível visitar algumas das fazendas e estufas para conhecer o processo de cultivo e apreciar a beleza das flores.
Viagens para terceira idade no inverno: Holambra | Festival das flores em Holambra | Conexão123

O Festival das Flores de Holambra é considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina

Um ótimo jeito de chegar a esse destino é com o 123ônibus. Saindo de São Paulo, a distância é de aproximadamente 134 km, cerca de duas horas de viagem.

Campos do Jordão (São Paulo)

Campos do Jordão é um dos destinos de turismo de inverno mais procurados no Brasil. O frio garante um tempero a mais a esse lugar com arquitetura europeia, serras e corredores de árvores por todo lado.

Durante o inverno em Campos do Jordão, as temperaturas caem a 3 °C. De dia, apesar do sol bonito, não dá pra sair sem um bom agasalho: as máximas registradas costumam ficar em torno dos 18 °C. 

A cidade possui muitas opções turísticas para agradar à população idosa. Entre os passeios que valem a pena, podemos destacar: 

  • Caminhada pelo Capivari: o “coração” de Campos abriga muitas lojas, cafeterias e edifícios com estilo europeu. Impossível não experimentar o clássico chocolate quente, uma delícia! 
  • Museu Felícia Leirner: esse museu é imperdível, não só para ser incluído no roteiro de viagem na terceira idade como para todos os públicos. Ao todo, são 85 obras, todas criações da artista que dá nome ao museu. 
  • Parque Amantikir: localizado em uma área de 35 mil , o parque possui belos jardins e paisagens deslumbrantes.
Viagens para terceira idade no inverno: Campos do Jordão | Parque Amantikir | Conexão123

Os visitantes podem explorar mais de 20 diferentes jardins, cada um com um tema único e características distintas

Não há como visitar Campos do Jordão e não se deliciar com os restaurantes da cidade, principalmente comer um delicioso fondue. 

Campos do Jordão é um excelente destino de viagem para terceira idade no inverno

Rio Quente/Caldas Novas (Goiás) 

Rio Quente é um destino turístico encantador localizado no estado de Goiás. É conhecido por suas águas termais e pelas impressionantes formações rochosas que o cercam.

O inverno em Rio Quente varia entre 15 °C e 28 °C. Apesar de ser considerada a estação mais fria do ano, o inverno na região é relativamente quente em comparação com outras do país.

Em Rio Quente, existem diversas opções de passeios e atividades adequadas para idosos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Parque das Fontes: área com diversas piscinas de águas termais onde os idosos podem relaxar.
  • Lago de águas quentes: as águas são tão límpidas que você consegue ver os peixes nadando e a flora aquática da região.

Alguns dos benefícios das águas termais são relaxamento muscular, alívio de dores articulares e melhora da circulação sanguínea.

Caldas Novas está localizada a 29 km de Rio Quente e é uma opção ainda mais badalada e conhecida que sua vizinha. A cidade também oferece muitos atrativos para a terceira idade, além dos famosos parques de águas termais:

  • Jardim Japonês: um espaço dedicado à cultura oriental, com lindos lagos e pontes. É um local agradável para caminhar e apreciar a paisagem tranquila.
  • Feira do Luar: feira de artesanato que acontece todas as noites na praça central da cidade. É uma ótima oportunidade para conhecer a cultura local e fazer algumas compras.

Gostou das sugestões de viagens para terceira idade no inverno? Escolha o seu destino e conte com a 123milhas para as melhores ofertas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e aluguel de carros.

RESPOSTAS123

No Brasil, o turismo na terceira idade é bastante comum em várias regiões do país, como:

  • Gramado e Canela
  • Campos do Jordão
  • Caldas Novas 
  • Holambra

Algumas atividades recomendadas para idosos durante viagens são passeios em locais históricos e culturais, caminhadas em parques e jardins, visitas a museus e galerias de arte, degustações de comidas típicas da região, passeios de barco ou trem, atividades de relaxamento como spas e banhos termais.

Algumas das vantagens do turismo para a terceira idade são:

  • Melhora saúde física e mental
  • Interação social 
  • Aprendizado
  • Relaxamento