Blog 123

REDAÇÃO PARA UX E SUA IMPORTÂNCIA PARA A 123MILHAS

redação para UX e sua importância para a 123Milhas

A você que está iniciando a leitura deste artigo e não entendeu seu título, vamos começar  explicando o que é UX Writing, conceito central deste texto. UX é a abreviatura da expressão em inglês User Xperience (Experiência do Usuário). Writing, por sua vez, traduz-se por “Redação”. UX Writing, então, encontra melhor tradução como “Redação para a Experiência do Usuário”. Tendência mundial, o UX Writing é fortemente empregado na 123Milhas em todas as suas plataformas nas quais o cliente constrói sua jornada e interage com a empresa: site, aplicativo, redes sociais e atendimento automatizado. Neste artigo, portanto, entenda melhor o que é redação para UX e sua importância para a 123Milhas.

Qual o objetivo da redação para UX?

De forma resumida, a redação com foco em UX consiste em um único propósito: oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Isso inclui fazê-lo passar mais tempo no site, ajudá-lo a preencher um formulário com o mínimo de erros possível ou qualquer outra conversão necessária para o sucesso da estratégia do cliente.

Para colocar a redação UX em prática, o time designado para a criação do projeto precisa entender o produto como a palma das mãos, além de saber exatamente todas as necessidades e expectativas do usuário. Por isso, todo o processo envolve inúmeras reuniões de alinhamento e um sem número de testes.

Foco em vendas X foco em usabilidade

Teoricamente, qualquer tipo de conteúdo deveria ter o objetivo de oferecer uma excelente experiência para quem lê. Mas, na prática, não é bem assim que funciona. Em agências de publicidade tradicionais, aliás, o foco dos textos é venda, e não experiência. O UX Writing nasceu para “corrigir” isso. O objetivo é unir as duas coisas – experiência e persuasão.

Aqui na 123Milhas, por exemplo, sempre que precisamos criar algum título, post de blog, call to action ou qualquer conteúdo, pensamos: “isso está claro e útil o suficiente?” Se não estiver, é hora de recomeçar. Afinal, o que importa é que nosso cliente tenha uma boa experiência com nosso produto.

Qual o papel da redação UX?

Antecipar ações, tranquilizar e mostrar empatia: é isso que a redação UX precisa proporcionar.

“Fale conosco”, “Cadastre-se” e “Saiba mais” são os melhores textos para serem utilizados em determinadas situações? Ou será que existem palavras melhores? Todo o conteúdo desenvolvido para o site/aplicativo deve ser pensado com o objetivo de alinhar usuário e estratégia de negócio.

E para quem se interessou por esse tipo de trabalho, damos aqui três dicas de ouro que são nosso norte:

#1 Coloque os usuários em primeiro lugar

Focar unicamente no objetivo do usuário dentro do seu site/aplicativo faz com que você conquiste a sua lealdade e a confiança dele, e é em cima disso que toda a sua estratégia de conteúdo deve ser criada.

#2 Seja a voz que o usuário deseja ouvir

É por meio do conteúdo que toda a mensagem do produto e o tom da marca são apresentados ao usuário. Por isso, é fundamental pensar em como essa mensagem será absorvida e interpretada por quem está lendo.

#3 Guie o seu usuário da melhor forma possível

Além de ajudar o seu usuário a atingir os próprios objetivos, o conteúdo precisa servir de guia para atingir os objetivos do seu negócio. Nessa etapa é importante sempre trabalhar com testes A/B para saber quais são as palavras que performam melhor.

Para finalizar, é bom destacar que as pessoas tendem a ler cada vez menos textos longos em ambiente web. Por isso, para desenvolver uma boa estratégia de UX Writing, não se deve escrever um conteúdo gigantesco falando sobre coisas que podem ser resumidas em poucas palavras. Ser claro, breve e útil é essencial. Simplifique sempre!

E a quem chegou ao fim deste artigo, deixamos aqui a seguinte pergunta: ficou claro para você o que é redação para UX? Caso possamos ajudar com outros esclarecimentos, deixe sua pergunta nos comentários. Será um prazer dialogarmos!

Gostou? Compartilhe:

Comentários