Dicas para o viajante

Quanto de bagagem posso levar no ônibus?

17 de fevereiro de 2023

Viajar de ônibus é uma das melhores formas de se deslocar pelo Brasil. Além de econômica, uma viagem de ônibus pode ser muito confortável e segura. 

Para quem já comprou as passagens para as próximas férias, sempre surge a pergunta: quanto de bagagem posso levar no ônibus? Assim como em viagens aéreas, há regras para o embarque de malas no bagageiro e dentro dos ônibus.

Quer saber mais sobre? Continue a leitura no Conexão123!

Você vai ler sobre

Quantas malas de viagem posso levar no ônibus?

Hoje em dia, com frotas renovadas e veículos mais modernos e confortáveis, viajar de ônibus se tornou uma ótima opção para conhecer todo o Brasil. Dá para escolher até o tipo de poltrona que melhor se adapta a seu estilo de viagem (clique aqui e confira os tipos disponíveis).

E a pergunta que não quer calar: quantas malas são permitidas no bagageiro? Vamos lá! Para levar suas bagagens no ônibus, é necessário obedecer a um limite de peso estabelecido pelos órgãos normativos, para que as malas sejam transportadas com segurança, sem interferir no conforto dos passageiros. É recomendado que cada passageiro leve, no máximo:

  • 1 mala grande
  • ou 2 malas médias
  • ou 3 malas pequenas

Lembrando que não há limite para a quantidade de malas, e sim para o peso. Bagagens despachadas podem ter, no total, 30 kg por passageiro. Em algumas empresas, há uma tolerância de 3 kg para cada passageiro, totalizando 33 kg permitidos.

Na hora do embarque, todas as bagagens despachadas são identificadas pelo motorista e o passageiro recebe uma etiqueta, que será usada no fim da viagem para a retirada das malas.

Qual o limite de tamanho das bagagens em uma viagem de ônibus?

É necessário também prestar atenção ao tamanho de cada mala, visto que há limites já previamente estipulados pelas empresas de ônibus. As dimensões (altura x largura x profundidade) variam de acordo com o tamanho das bagagens. Confira agora as regras:

  • Mala grande: 70,5 cm x 45,5 cm x 26 cm
  • Mala média: 60,5 cm x 40 cm x 23,5 cm
  • Mala pequena: 49 cm x 34,5 cm x 19 cm
Quanto de bagagem posso levar no ônibus? | Embarque em ônibus | Conexão123

Na hora do embarque, todas as bagagens despachadas são identificadas pelo motorista

Clique aqui e confira dicas para ter uma viagem de ônibus confortável!

Posso levar bagagem de mão na viagem de ônibus?

Em viagens de ônibus, além das malas despachadas no bagageiro, cada passageiro tem direito a levar bagagem de mão também. São permitidas apenas malas sem rodinhas, como bolsas ou mochilas. As bagagens de mão podem ter, no total, até 5 kg por passageiro

Dica importante: fique sempre de olho na sua mala de mão, sobretudo durante as paradas. Como ela não recebe identificação, a responsabilidade é do passageiro. As empresas de ônibus não são responsáveis por perdas ou danos dos itens transportados dentro do carro. 

Lembre-se de escolher uma bagagem de mão fácil de carregar, para poder levar consigo durante as paradas. Dentro dela coloque itens que serão necessários durante o percurso, como documentos, iPad, livros, agasalho, lanchinhos, entre outros.

Procurando um destino incrível para fazer uma viagem de ônibus pelo Brasil? Veja as dicas que o Conexão123 preparou para você!

Quais itens não podem ser levados na bagagem do ônibus?

Não é permitido despachar qualquer produto de valor no bagageiro dos ônibus. Itens como documentos, eletrônicos, medicamentos, máquina fotográfica, laptop, relógio, drone, dentre outros, devem ser transportados dentro do ônibus, na bagagem de mão.

Também não é permitido levar qualquer produto ilegal, além de itens considerados perigosos, substâncias químicas ou que causem cheiro forte e emitam sons, para não incomodar outros passageiros durante a viagem.

Quanto de bagagem posso levar no ônibus? | Mulher em ônibus | Conexão123

Não é permitido despachar qualquer produto de valor no bagageiro dos ônibus

No caso de itens esportivos ou instrumentos musicais, está liberado. Se quiser levar a bicicleta, a prancha, o violão ou a bateria, sem problemas! Mas há algumas especificações. Esses objetos precisam estar embalados em caixas, protegidos com plástico bolha. É recomendado ainda que estejam acondicionados em caixas próprias para o seu transporte, os cases.

O que eu devo fazer em caso de dano ou extravio da minha mala?

Em caso de extravio ou violação da bagagem em sua viagem de ônibus, a primeira ação a tomar é avisar imediatamente ao motorista responsável. É de suma importância que esse comunicado seja feito ainda no momento do desembarque. 

O passageiro receberá um formulário para relatar o dano ou o extravio da mala. A partir disso, a empresa tomará as medidas necessárias.

Passagem de ônibus com a 123milhas 

Você sabia que é possível comprar passagens de ônibus com a 123milhas? 

Para adquirir seu ticket, basta acessar o site da plataforma e clicar na opção “Ônibus”, no menu horizontal superior. Se preferir, clique neste link

Então, informe a cidade de origem e de destino e escolha as datas de ida e volta. Selecione também a quantidade de passageiros. Quer adquirir somente um trecho da viagem? Sem problemas! Basta clicar na opção “Somente ida”, acima dos espaços em branco.

Com todos os dados preenchidos, clique no botão “Buscar ônibus”, e pronto! Escolha a opção que mais lhe atende e coloque o pé na estrada.

Agora que já respondemos a pergunta quanto de bagagem posso levar no ônibus, não perca tempo e faça sua reserva com antecedência! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços também para hotéis, pacotes de viagem, passagens aéreas e aluguel de carros. Partiu?