Dicas para o viajante

Tipos de ônibus: conheça as comodidades e as poltronas de cada categoria

9 de fevereiro de 2023

Alguma vez você foi comprar a sua passagem e bateu aquela dúvida: qual o tipo de ônibus devo escolher para a viagem que vou fazer? 

Basicamente, existem quatro tipos principais: executivo, semi leito, leito e leito-cama. No momento de escolher um desses tipos de ônibus, é necessário considerar alguns fatores, como a duração da viagem, o conforto que você deseja e os serviços oferecidos. 

Entretanto, a 123milhas também oferece outras opções como leito individual e cama premium. 

O Conexão123 conta sobre cada um deles, bora conhecer?

Você vai ler sobre

Tipos de ônibus de viagem: executivo

O ônibus executivo é ideal para viagens de curta e média duração. As poltronas são espaçadas entre si, perfeito para as pernas, devido à menor quantidade de poltronas.

Todos os veículos dessa categoria possuem ar-condicionado, e algumas empresas costumam dispor de serviços extras, como oferecer água mineral.

É uma ótima opção, saindo de São Paulo, para ir a São Roque, Boituva e Santos, cujo percurso dura aproximadamente 1h30. 

As poltronas reclinam até 135º e dispõem de apoio para os pés. O apoio de braços é compartilhado.

Tipos de ônibus de viagem: semi leito 

Vai ficar na estrada por mais tempo? Então é bom considerar o semi leito. Esse ônibus costuma proporcionar ao passageiro mais tranquilidade e conforto, com poltronas maiores e mais reclináveis, TV e frigobar com água. 

No caso de algumas empresas, mantas e travesseiros higienizados são oferecidos para os passageiros, ou seja, você pode relaxar e dormir até o seu destino.

Seu uso é interessante, por exemplo, saindo de São Paulo para Ubatuba, em que o percurso tem duração de quatro horas. 

As poltronas reclinam até 145º e possuem descanso para as pernas, e o apoio para os braços é compartilhado.

Tipos de ônibus de viagem: leito

Ideal para trajetos longos, se você quiser conforto, o ônibus leito é a melhor opção. Algumas companhias também oferecem mantas, travesseiros e pequenos lanches durante a viagem, para passageiros desta categoria. 

Tipos de ônibus para viagem: leito | Ônibus leito | Conexão123

Poltrona do tipo leito é ideal para viagens de três a cinco horas | Foto: Divulgação

Entre as principais vantagens, vale destacar:

  • Conforto e comodidade
  • Ótima opção para quem vai fazer uma viagem longa
  • Melhor custo-benefício

Um exemplo de viagem em que o leito pode ser bem aproveitado, saindo de São Paulo, é para Belo Horizonte, percurso que tem entre 7 e 8 horas de duração.

Suas poltronas são mais largas e reclinam até 150º, com descanso para as pernas, e o apoio para os braços é individual. 

Tipos de ônibus de viagem: leito individual 

Se você não está satisfeito com o ônibus leito comum e quer mais conforto, então esta é a sua opção. O número de passageiros nesse tipo de ônibus não ultrapassa 28.

Saindo de São Paulo, o que acha de conhecer a cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais? São quase 8 horas de viagem em um ônibus extremamente confortável, com ar-condicionado e água disponível. 

As poltronas são individuais, mais longas e largas, que reclinam até 150º. Possuem descanso para as pernas e apoio individual para os braços.

Tipos de ônibus de viagem: cama 

Como o próprio nome já diz, as poltronas desta categoria são quase uma cama sobre rodas. Elas reclinam até 180º, e o apoio para as pernas fica na mesma altura do assento.

É a opção mais confortável que existe e ideal para viagens longas, como as que possuem mais de 12 horas de duração. Também possuem Wi-Fi, USB individuais, ar-condicionado e água mineral à disposição dos passageiros. 

Tipos de ônibus para viagem: cama | Poltrona do tipo cama | Conexão123

Poltrona do tipo cama – ideal para viagens longas

Outro benefício é a cortina separando as poltronas, garantindo maior privacidade durante o percurso. Essa categoria é ideal para idosos, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, devido ao espaço.

Saindo de São Paulo, você pode fazer uma viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, por exemplo, com quase 13 horas de viagem. 

Tipos de ônibus de viagem: cama premium

Nível máximo de conforto possível em um ônibus. As poltronas da categoria premium, além de oferecer a comodidade de uma cama, têm massageador e tela individual com aplicativo de streaming. Incrível, né?! Uma ótima opção para quem vai fazer viagens longas. Como, por exemplo, saindo de São Paulo para Chapada dos Veadeiros — quase 15 horas de viagem. 

Passagem de ônibus com a 123milhas 

Você sabia que é possível comprar passagens de ônibus com a 123milhas

Para adquirir sua passagem, basta acessar o site da plataforma e clicar na opção “Ônibus”, no menu horizontal superior. Se preferir, clique neste link

Então, informe a cidade de origem e de destino e escolha as datas de ida e volta. Selecione também a quantidade de passageiros. Quer adquirir somente um trecho da viagem? Sem problemas! Basta clicar na opção “Somente ida”, acima dos espaços em branco.

Com todos os dados preenchidos, clique no botão “Buscar ônibus”, e pronto! Escolha a opção que mais lhe atende e coloque o pé na estrada.

Gostou de conhecer os diferentes tipos de ônibus? Agora ficou mais fácil decidir qual a melhor poltrona para a sua viagem!

Não perca tempo e faça sua reserva com antecedência! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços também para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu?