Guia turístico

Conheça Porto de Galinhas, a pérola do nordeste

26 de agosto de 2021

Saiba de antemão que não cometeremos aqui a injustiça de dizer que Porto de Galinhas é o destino da moda do nordeste brasileiro. Sabe por quê? Porque o roteiro está longe de ser apenas isso. Porto de Galinhas é uma pérola nordestina, sem exageros. Venha conhecer tudo com a 123Milhas!

Partiu Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas: uma pérola nordestina

Praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, Porto de Galinhas está a 52 quilômetros do aeroporto de Recife. Se não houver trânsito pesado na saída da capital, dá para chegar em menos de uma hora por transporte rodoviário.

Um belo resumo do que oferece Porto de Galinhas, a pérola nordestina

Famosa por suas piscinas naturais de águas transparentes, mornas e tranquilas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais, em Porto de Galinhas é praticamente obrigatório nadar ao lado de peixes coloridos e passear em jangadas, deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Que sacrifício, né? (risos).

Tendo sido eleita pela revista Viagem e Turismo (Editora Abril) como a melhor praia do Brasil por 10 vezes consecutivas, Porto de Galinhas é hoje um dos destinos brasileiros mais pesquisados no Google, por exemplo. Toda a região é muito frequentada por turistas de diversas nacionalidades, inclusive.

Combina fácil acesso, boa infraestrutura de hotéis e restaurantes e proximidade a outras praias também paradisíacas, como Muro Alto, Maracaípe e Praia dos Carneiros. É um ótimo destino para famílias com crianças, por conta do mar tranquilo em algumas dessas praias.

Por essas e outras, não foi à toa que Porto de Galinhas pulou da oitava posição em 2015, para o Top 5 do ranking do Travelers’ Choice do TripAdvisor em 2018. Na lista dos destinos de sonhos do Skyscanner, ficou na terceira posição.

Em Porto de Galinhas é verão o ano inteiro

Apesar das ruas estreitas e da vida correr devagar em Porto de Galinhas, a vila ferve no verão brasileiro, quando recebe turistas de todas as partes do Brasil, além de estrangeiros dos quatro cantos do planeta. Mas fique tranquilo, independente da época do ano que você escolher para visitar Porto de Galinhas, por lá é verão o ano inteiro!

Todos que vão a Porto de Galinhas chegam atraídos pelos aquários naturais. Entretanto, surpreendem-se com a riqueza de atrativos e opções de lazer da região, como passeios de bugue, de jangada ou a cavalo, quase sempre emoldurados por um mar de nuances ora verdes, ora azuis.

Piscinas naturais: a grande atração

O grande destaque de Porto de Galinhas, sem dúvida, são as famosas piscinas naturais. Um passeio de jangada até elas é um programa imperdível.

Não deixe de contratar um fotógrafo e fazer um ensaio  com os peixinhos. Vale super a pena e custa menos do que você imagina. Para os mais econômicos, dá até para ir caminhando até as piscinas.

O que fazer e o que comer em Porto de Galinhas?

No centro da vila, andar a pé é melhor maneira para conferir de perto o artesanato produzido pelos nativos. As tradicionais galinhas de cerâmica – o souvenir oficial – estão por toda parte, uma lembrancinha perfeita para levar para amigos e familiares.

A gastronomia também ocupa lugar de destaque, com restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar e também da cozinha regional, como carne-de-sol e galinha cabidela.

E Porto de Galinhas ainda tem fôlego para o agito depois que o sol se põe. Nos bares, a música rola solta até altas horas. Todos os estilos têm vez e, do forró ao eletrônico, a ordem é não deixar ninguém parado.

Uma curiosidade: a origem do nome Porto de Galinhas

O nome curioso – Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d’angola. Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores.

O que os escravos e os contrabandistas não imaginavam era que, mais de um século depois, o paradisíaco cenário de águas verdes, céu turquesa e areias brancas se transformaria em um dos mais badalados balneários do litoral brasileiro. Uma pérola nordestina!

Sonhava com dias de paz neste cenário paradisíaco? Então esse sonho acaba de se tornar real! Porto de Galinhas te espera de braços abertos.

Partiu!