Guia turístico

Onde ir em Arraial d’Ajuda: guia de viagem para a vila

29 de janeiro de 2022

Se você procura por um local que dê a sensação de parar o tempo, a encantadora vila de Arraial d’Ajuda é o seu destino. Colorida por suas casinhas rústicas, na maioria delas com até dois andares, parece até cenário de novela. As ruas de pedra e a igreja construída no século XVI dão o tom do vilarejo. Neste texto, explicamos onde ir em Arraial d’Ajuda!

Unindo história e ecologia, o lugar é rodeado por um mar calmo, cristalino e de coloração azul e verde. Uma combinação deslumbrante para quem quer curtir a costa em família, casal, entre amigos ou até mesmo a sós.

Desde as duas últimas décadas, Arraial conta com estrutura completa para turistas, ainda que preserve o passado de aldeia. Mas nem sempre foi assim. Quando caiu nas graças dos hippies, nos anos 1960, a região era pura exuberância natural, mas faltava infraestrutura.

Localizada perto de Porto Seguro e Trancoso, essa vila é menos agitada e possui preços mais acessíveis do que esse último destino de luxo. Dá até para aproveitar a viagem e conhecer as duas cidades (Trancoso e Arraial d’Ajuda) de uma só vez. Para a sua programação sair impecável, acompanhe este guia e saiba onde ir em Arraial d’Ajuda!

 

Passeio de balsa

Para chegar a Arraial d’Ajuda, pegue uma balsa em Porto Seguro que faz o trajeto entre as duas cidades. Esse transporte sai a cada meia hora durante 24 horas, sem parar. Evite fila longa no verão cruzando de madrugada, antes do nascer do sol, e aproveite para ver esse lindo fenômeno da natureza no percurso.

Cruzar de Porto Seguro para Arraial no verão pode ser mais rápido durante a madrugada.

Mas se você quer fazer o trajeto saindo de Trancoso, que está a 28 quilômetros de distância, separe 40 minutos de viagem de carro ou ônibus. A Viação Águia Azul liga as duas cidades e pode ser uma boa opção, além de transfer privado e vans coletivas que fazem o percurso.

 

Quando tudo começou

Localizada no trecho da costa baiana em que os portugueses aportaram no Brasil em 1549, os historiadores contam que o próprio nome Arraial d’Ajuda foi dado em homenagem a Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil e fundador da cidade de Salvador. Na época, ele cumpria a missão da coroa portuguesa de desbravar a colônia também no Arraial.

A vila também foi fortemente marcada pelos primeiros jesuítas que fundaram o povoado, com o intuito da catequização dos índios. Assim foram criadas as principais igrejas do lugarejo, que até hoje recebem inúmeros peregrinos.

Casinhas típicas das ruas de Arraial d’Ajuda

Casinhas típicas das ruas de Arraial d’Ajuda

 

Centro histórico de Arraial d’Ajuda

O pequeno centro histórico foi construído nos arredores da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. A igreja passou por algumas reformas e restaurações ao longo dos séculos, mas mantém sua estrutura original.

Atrás do templo fica um mirante que reúne as famosas fitinhas coloridas com desejos e pedidos dos visitantes. Vá lá e deixe a sua!

A Igreja Nossa Senhora d’Ajuda ainda recebe fiéis o ano inteiro.

Atualmente, várias casas construídas pelos jesuítas são lojas de artesanato, pousadas e cafés.

 

Praias

Antes de mais nada, as praias de Arraial d’Ajuda têm todos os ingredientes para te conquistar. Costa cheia de coqueiros, mar azul incrível, areia clara e macia e povo hospitaleiro são alguns deles. Em cada uma delas, você encontrará barracas estruturadas para oferecer comidas, bebidas e banheiros.

A praia de Pitinga é um dos melhores lugares para relaxar e sentir a brisa do mar.

Primeiro, ao descer da balsa, você já vai ver a Praia do Apaga Fogo, que é uma ótima opção para praticantes de esportes aquáticos, como o windsurf. Igualmente lindas são as praias de Araçaípe, Mucugê e Parracho. Já a praia de Pitinga é o cartão-postal de Arraial d’Ajuda, então não deixe de visitar!

 

Gastronomia

Com tanto estrangeiro visitando e morando lá, não podia ser diferente: a gastronomia internacional coexiste com a variedade e o sabor da culinária baiana e nordestina. É um destino gastronômico em que você encontrará muito peixe, camarão e lagosta nos restaurantes. Aproveite para se esbaldar!

Com opções para todos os bolsos, moqueca baiana, picanhas e arroz com polvo também são pratos cobiçados no local.

Frutos do mar são o carro-chefe dos restaurantes de Arraial.

 

Vida noturna

Depois de relaxar e tomar banho de mar, basta o sol se pôr para o agito tomar conta de Arraial d’Ajuda. O movimento se concentra nas ruas Broadway e Mucugê e a caminhada por elas já vale a pena. A noite é o período ideal para conhecer as muitas lojinhas, galerias de arte, restaurantes e bares descolados.

Para quem deseja virar a noite dançando, o bar Morocha Club conta com programação diferente de segunda a sábado, com bandas ao vivo, DJ’s e festas. A noitada é garantida!

 

Natureza exuberante

Sem dúvidas, Arraial d‘Ajuda reúne belezas e paisagens naturais incríveis. É um lugar para passeios de todos os gostos, incluindo aqueles nos quais se pode contemplar a vista, caminhar na areia e fazer trilhas a pé pela mata atlântica.

Um dos passeios mais requisitados é o percurso Arraial d´Ajuda até a Praia Itaquena, em Trancoso, de quadriciclo. A empresa Quadritur oferece a diversão.

 

Quando ir a Arraial d’Ajuda

Bahia é sinônimo de sol o ano inteiro, principalmente entre novembro e março, logo Arraial d’Ajuda pode ser visitada em qualquer época. Mas fique alerta! O período de chuvas ocorre entre maio e agosto. Como as temperaturas também caem, talvez você não encontre o clima ideal durante todos os dias da sua viagem. Acompanhe a previsão do tempo para se programar!

É claro que a melhor época do ano para aproveitar as praias é o verão. Mas, por ser alta temporada, os preços podem até dobrar. A cidade fica agitada e cheia de visitantes nos feriados de Ano-Novo e Carnaval.

O clima de novembro a março é o mais favorável para viajar a Arraial d´Ajuda

Ficou mais fácil planejar a sua viagem? Venha com a gente descobrir muito mais o que fazer em Arraial D´Ajuda!