Lugares para conhecer

Conheça mais sobre os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023

20 de julho de 2023

200 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção! A Copa do Mundo Feminina 2023 será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. 

Pela primeira vez desde que o Mundial Feminino começou a ser disputado, o país está empenhado dar à seleção brasileira feminina o mesmo carinho que sempre teve com jogos da Copa do Mundo masculina. O Conexão123 entra nesse clima e traz para você um roteiro sobre os países-sede. E bora torcer por nossas meninas! 

Conheça com o Conexão123

Copa do Mundo Feminina de 2023

A Copa do Mundo é o evento esportivo que mais chama a atenção dos brasileiros. E, em 2023, é a vez das meninas disputarem a Copa do Mundo Feminina que acontecerá em dois países: Austrália e Nova Zelândia. Com cobertura em TV aberta, o Brasil se esforça para que o torneio tenha a mesma visibilidade que o campeonato masculino. Tanto que o Governo Federal e cidades como Natal (RN), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP) decretaram ponto facultativo durante os jogos da seleção. 

E você já sabe quais são os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina? A seleção brasileira, comandada pela técnica Pia Sundhage, está no grupo F, que tem a França como favorita. As francesas eliminaram o Brasil nas oitavas de final do mundial passado. Pois é, não é só no masculino que a França é pedra no sapato do futebol brasileiro.

Como os jogos acontecem na Oceania, você terá de acordar cedo para acompanhar as partidas:

  • Brasil x Panamá – segunda-feira (24/7) – 8h
  • França x Brasil – sábado (29/7) – 7h
  • Jamaica x Brasil – quarta-feira (2/8) – 7h 

Além do Brasil, que traz a Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, vale a pena acompanhar outras estrelas do futebol feminino como Alexia Putellas (Espanha), Sam Kerr (Austrália), Lucy Bronze (Inglaterra) e Alex Morgan e Megan Anna Rapinoe (Estados Unidos). Rapinoe, outra lenda do futebol feminino ao lado de Marta, já anunciou que esse será o último mundial da carreira.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os países que vão sediar os jogos da Copa Mundo Feminina 2023

Copa do Mundo Feminina 2023: saiba tudo sobre os países-sede | Jogadoras do Brasil | Conexão123

Marta, 6 vezes melhor do mundo, será uma das estrelas da Copa do Mundo | Foto: Thais Magalhães/CBF

Países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023

A Copa do Mundo Feminina de 2023 é a 9ª edição da competição organizada pela FIFA. O evento acontece pela primeira vez na Oceania, com jogos na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto de 2023. Essa novidade promete agradar tanto aos turistas como aos amantes do futebol, pela riqueza cultural e beleza natural dos dois destinos.

A Austrália é um país moderno, umas das principais economias do mundo e que preserva a natureza exuberante e o estilo de vida descontraído. As suas principais cidades são Sydney, Melbourne e Brisbane, onde a seleção brasileira faz os treinos. A costa australiana tem praias paradisíacas e surpreendentes formações rochosas, como a famosa Ayers Rock (Uluru).   

Localizada a sudeste da Austrália, a Nova Zelândia é outro país que une os desenvolvimentos econômico e social com a preservação ambiental. Seu território é formado por duas ilhas principais e numerosas pequenas ilhotas. A cidade de Auckland (Ilha Norte) é o centro econômico e cultural do país, enquanto a capital Wellington (também na Ilha Norte) é famosa pela atmosfera artística. A Nova Zelândia acumula grandes conquistas no Rugby e agora quer mostrar ao mundo que também tem potencial no futebol feminino. 

Viagem para Austrália e Nova Zelândia

Quer viajar para os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023? A 123milhas tem pacotes de viagem para a Austrália e também pacotes turísticos para a Nova Zelândia. Nestes pacotes estão inclusos passagens aéreas de ida e volta e sugestões de hotéis nos países em que acontecem os jogos do Mundial Feminino.

História da Austrália 

A história da Austrália remonta a milhares de anos com a presença de povos aborígenes e ricas tradições culturais. Antes da chegada dos europeus, a Nova Zelândia era habitada por povos maori, que deixaram um legado significativo no país cultuado até hoje.

A história moderna do país começou com a chegada do explorador britânico James Cook, em 1770, que reivindicou a terra para o Império Britânico. Em 1788, os britânicos fundaram a colônia de Sydney.

Nos anos seguintes, a Austrália tornou-se uma colônia penal, recebendo milhares de prisioneiros britânicos. Ao longo do século XIX, o país se desenvolveu com a chegada de imigrantes de diversas origens, contribuindo para a diversidade cultural da nação. Em 1901, a Austrália conquistou a independência da Grã-Bretanha.

História da Nova Zelândia

Antes da chegada dos europeus, a Nova Zelândia era habitada por povos maori, que deixaram um legado cultural significativo no país, que é cultuado até hoje. O explorador holandês Abel Tasman foi o primeiro europeu a avistar a Nova Zelândia em 1642, mas foi o capitão britânico James Cook, nas expedições no século XVIII, que fez os primeiros contatos com os maoris. 

No século XIX, a presença britânica se consolidou com a assinatura do Tratado de Waitangi, que estabeleceu a soberania britânica e os direitos dos maoris como cidadãos. Em 1907, a Nova Zelândia se tornou um domínio independente dentro do Império Britânico e, em 1947, passou a ser reconhecida como nação independente.

Principais características geográficas da Austrália e da Nova Zelândia

A Austrália e a Nova Zelândia são alguns dos maiores países da Oceania. A Austrália ocupa a maior parte da massa continental do continente, a leste do Mar de Tasmânia, ao sul da Indonésia e de Papua-Nova Guiné e a oeste da Nova Zelândia.

É o sexto maior país do mundo em área terrestre e é caracterizado pela vasta planície desértica no centro, conhecida como o “Outback”. O país tem diversas cordilheiras, como os Montes Flinders e os Montes MacDonnell. O litoral australiano é extenso e propício para a prática de esportes aquáticos, como o surf. O clima varia de subtropical no norte a temperado no sul.

O país é desenvolvido, com uma economia forte baseada na produção de minérios, além de ser importante produtor agrícola, com destaque para a pecuária, a agricultura e a pesca.

A Nova Zelândia também é famosa pelas paisagens impressionantes, como as Montanhas Southern Alps, onde se encontra o pico mais alto, o Monte Cook. O país, o terceiro maior da Oceania, é rico em lagos glaciais, fiordes, florestas exuberantes e praias deslumbrantes. 

O clima varia de subtropical no norte a temperado no sul, com regiões alpinas mais frias. A Nova Zelândia é um importante produtor de carne, vinho e madeira.

Tanto a Austrália, como a Nova Zelândia são democracias representativas com sistema de governo parlamentar. O chefe de Estado de ambos os países é o Rei Charles III.

Curiosidades sobre os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023

Veja algumas curiosidades sobre Austrália e Nova Zelândia, os países que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Curiosidades sobre a Austrália:

  • É o lar de fauna muito diversificada, com animais singulares, como o canguru, o ornitorrinco e o coala.
  • É o país com a maior população de cangurus (50 milhões), coalas (100 mil) ornitorrincos (30 mil) e echidnas (10 mil) do mundo
  • Possui uma das maiores proporções de terras protegidas e reservas naturais do mundo.
  • É uma das maiores produtoras de vinho do mundo, com vinhedos em diversas regiões do país.
Copa do Mundo Feminina 2023: saiba tudo sobre os países-sede | Sydney Opera House | Conexão123

Sydney Opera House é um dos pontos turísticos mais famosos da Austrália

Curiosidades sobre a Nova Zelândia:

  • É o país com a maior população de kiwis do mundo, com cerca de 10 milhões de animais.
  • É conhecida como a “terra das ovelhas” devido ao grande número desses animais em relação à população humana.
  • Foi na Nova Zelândia que foram filmadas as famosas trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, dirigidas por Peter Jackson.
  • O esporte nacional é o Rugby, e a equipe do país, os “All Blacks”, é famosa em todo o mundo pela habilidade e por fazerem a dança do Haka, um ritual que remete à coreografia de guerra maori antiga, tradicionalmente utilizada no campo de batalha.
  • É uma das melhores regiões do mundo para a observação de estrelas, especialmente na Ilha do Sul, de onde pode-se ver alguns dos céus mais escuros do planeta.

Dicas de Turismo nos países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023

Está pensando em fazer turismo nos países-sede da Copa do Mundo? Veja o que eles têm a oferecer.

Dicas de Turismo na Austrália

Entre as opções de destinos turísticos na Austrália, estão:

  • Cidade de Sydney: a  mais populosa da Austrália em que você pode visitar o famoso Sydney Opera House e conhecer as praias famosas, como Bondi Beach.
  • Melbourne: a segunda cidade mais populosa da Austrália, tem grande variedade de atrações, incluindo o Royal Botanic Gardens, além de galerias de arte e museus.
  • Cairns: cidade portuária no norte da Austrália, Cairns é um popular destino turístico para quem quer conhecer a Grande Barreira de Corais. Faça um passeio de barco para ver  esse incrível ecossistema marinho, repleto de vida e cores.
  • Ayers Rock (Uluru): uma formação rochosa de arenito localizada no interior da Austrália, que é um importante local sagrado para os aborígenes australianos. Admire o pôr do sol nessa que é uma das maiores rochas monolíticas do mundo.
  • Tasmânia: visite as paisagens selvagens e intocadas da Tasmânia, com florestas exuberantes, fauna diversificada e lagos deslumbrantes.

Dicas de Turismo na Nova Zelândia

Quem visita o país vai se deslumbrar com as maravilhas naturais do território. Aqui estão pontos turísticos da Nova Zelândia:

  • Fiordland National Park: faça um cruzeiro pelos majestosos fiordes (braços de mar que contornam montanhas e geleiras), como o Milford Sound, e maravilhe-se com o impressionante relevo.
  • Rotorua: conheça a região geotérmica de Rotorua, com piscinas de lama borbulhante e gêiseres espetaculares.
  • Queenstown: conhecida como a capital mundial dos esportes radicais, Queenstown é perfeita para quem busca adrenalina, repleta de atividades como bungee jumping e paraquedismo.
  • Tongariro National Park: faça uma trilha pela Tongariro Alpine Crossing e deslumbre-se com as paisagens vulcânicas e os lagos coloridos.
  • Auckland: a maior cidade da Nova Zelândia. Tem várias opções de restaurantes, lojas, museus e a famosa Sky Tower, que oferece uma vista panorâmica da cidade.
  • Waitomo Caves: este sistema de cavernas de calcário no norte da Nova Zelândia é um destino turístico para quem quer ver as glowworms, pequenas larvas que brilham no escuro.
Copa do Mundo Feminina 2023: saiba tudo sobre os países-sede| Tongariro National Park | Conexão123

Tongariro National Park, na Nova Zelândia: uma das deslumbrantes paisagens naturais

Saiba mais sobre a Copa do Mundo Feminina

A primeira edição da Copa do Mundo Feminina foi realizada em 1991, na China. O torneio contou com 12 seleções nacionais participantes e os Estados Unidos foram campeões.  

Após o sucesso da primeira edição, a Copa do Mundo Feminina se tornou um evento mais frequente e continuou a crescer em popularidade e prestígio. Em 1995, a Suécia sediou o torneio, que contou com 12 seleções novamente, e a Noruega se sagrou campeã ao derrotar a Alemanha na final.

Em 1999, os Estados Unidos receberam a competição que foi a primeira a contar com 16 seleções e também a ser transmitida ao vivo pela televisão em vários países. O evento atraiu um público recorde, com estádios lotados e jogos emocionantes. Os Estados Unidos conquistaram novamente o título, ao vencerem a China na final em uma dramática disputa por pênaltis.

A Copa do Mundo Feminina continuou a ser realizada a cada quatro anos, seguindo o modelo das edições masculinas. Em 2015, no Canadá, o número de seleções participantes foi expandido para 24, o que demonstrou o crescimento e a globalização do futebol feminino.  

A edição de 2019, realizada na França, foi um enorme sucesso e representou outro avanço significativo para o futebol feminino. Mais uma vez, os Estados Unidos foram coroados campeões e a atacante americana Megan Rapinoe foi uma das estrelas do torneio, como artilheira e como melhor jogadora.

Nesta edição de 2023,  a decisão de sediar a Copa do Mundo Feminina em duas nações reflete o compromisso da FIFA em promover a igualdade de gênero no futebol e aumentar o alcance do torneio para diferentes regiões.

Copa do Mundo Feminina 2023: saiba tudo sobre os países-sede | EUA campeões de 2019 | Conexão123

Os EUA são os maiores campeões da Copa do Mundo Feminina

Já separou sua camisa da seleção para torcer pelas meninas na Copa do Mundo Feminina? Renove seu espírito esportivo e conte com a 123milhas para pesquisar pacotes para Austrália e passagens aéreas para a Nova Zelândia para conhecer, de perto, os países-sede do Mundial de Futebol Feminino.

RESPOSTAS123

A Copa do Mundo Feminina 2023 será realizada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.

O Governo Federal e alguns municípios decretaram ponto facultativo para a torcida acompanhar a seleção brasileira feminina. Nos dias em que os jogos forem às 8h, a jornada começará às 12h. É a primeira vez que será implementado o ponto facultativo durante o mundial feminino.

Veja os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina (horário de Brasília):

  • Brasil x Panamá – segunda-feira (24/7) – 8h
  • França x Brasil – sábado (29/7) – 7h
  • Jamaica x Brasil – quarta-feira (2/8) – 7h