Festas Juninas tradicionais marcam a retomada dos festejos pelo Brasil
Festas Juninas tradicionais marcam a retomada dos festejos pelo Brasil

Festas Juninas tradicionais marcam a retomada dos festejos pelo Brasil

10 de maio de 2022

Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, São Pedro, o padroeiro dos pescadores, e São João, o “santo festeiro”,  voltarão a ser homenageados nas Festas Juninas de 2022 espalhadas pelo Brasil. Após dois anos de paralisação, os festejos juninos estão de volta e integram o calendário do turismo nacional. 

Aos apaixonados pela celebração, o Conexão123 traz as principais festas para matar a saudade e curtir momentos únicos. 

 

Você vai ler sobre


Calendário nacional reúne mais de 30 Festas Juninas

A gama de opções oferece aos viajantes a oportunidade de conhecer destinos brasileiros e também apreciar os eventos tradicionais dos meses de junho e julho. 

A retomada de grandes festivais mostra que, aos poucos, é possível aquecer o setor do turismo. A mobilização de organizadores, cidades e turistas demonstra a importância da data para o país. 

Aliás, os festejos juninos são responsáveis por movimentar mais de R$ 1 bilhão, apenas na região Nordeste, segundo estimativas do Ministério do Turismo.

Festas Juninas retomam no Brasil | Comidas típicas brasileiras nas Festas Juninas | Conexão123

As comidas típicas são o carro-chefe das Festas Juninas brasileiras

 

De norte a sul: Festas Juninas conquistam adeptos

A expectativa é grande em diversos municípios do Brasil. As Festas Juninas do Nordeste são famosas pelas atrações, culinária e muito mais. Entre as festas, está o São João de Caruaru, em Pernambuco, que tem início em 4 de junho e vai até 2 de julho. Considerada a maior festa regional ao ar livre, segundo o Guinness Book, o festejo atrai visitantes do país e do exterior para apreciar as comidas típicas e as atrações musicais.

Ao todo, um mês de festa integra o São João de Campina Grande 2022, na Paraíba. De 10 de junho a 10 de julho, o público vai contar com apresentações de Wesley Safadão, Xand Avião, Elba Ramalho e mais. O evento agita a cidade com músicas tradicionais, como o forró, e outros estilos. As comidas de Festa Junina e competições de quadrilha também agregam à programação. 

Já na região Centro-Oeste, em Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, o mês de junho é marcado por uma celebração tradicional, o Arraial do Banho de São João. O festival é considerado Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Iphan e reúne devotos de várias religiões. Na passagem do dia 23 para 24 de junho, às margens do Rio Paraguai, é realizado o banho com a imagem de São João. Além da tradição religiosa, o arraial conta com comidas típicas, quadrilhas e muito mais. 

Em Belo Horizonte, o Arraial de Belô é considerado o maior festejo junino da região Sudeste do Brasil. Música, dança e gastronomia integram um encontro tradicional na cidade mineira. A programação diversificada reúne concursos de quadrilhas, shows, circuito gastronômico e muito mais. A previsão é que seja realizado entre julho e setembro de 2022.

Confira outras festas juninas espalhadas pelo Brasil: 

  • São João de Petrolina (PE) – 20 de maio a 30 de julho de 2022;
  • São João de Assú (RN) – 21 de maio a 29 de junho de 2022;
  • Juninão de Monções (SP) – 10 de junho de 2022;
  • Arraiá da Capital (TO) – 21 a 27 de junho de 2022;
  • Boa Vista Junina (RR) – 11 a 18 de junho de 2022.

 

Festas Juninas: Pratos típicos brasileiros

Bolo, maçã do amor, pamonha, tapioca e quentão são algumas das infinidades de opções juninas para degustar durante o período dos festivais Brasil afora. As comidas típicas de Festas Juninas movimentam os festejos de diversas regiões do país. 

Das simples e regionais às mais requintadas, a culinária é um ponto alto das celebrações. Reunimos cinco pratos típicos para você saber mais.

  • Milho: é considerado um coringa das preparações. Pamonha, pipoca, mugunzá, polenta, curau, bolo de milho, entre outras opções deliciosas;
  • Coco: com esse ingrediente é possível fazer tapioca, cocada, maria-mole e muito mais;
  • Mandioca ou macaxeira: outro alimento que merece destaque! O bolo de mandioca, por exemplo, é só uma das infinitas possibilidades de preparos;
  • Amendoim: doce ou salgado, a iguaria combina com quase tudo. Além de ser base da paçoca e do pé de moleque, serve como decoração para outros pratos;
  • Pinhão: típica da região sul, a semente da Araucária é ideal para preparos doces e salgados. 

Conte com a 123milhas para comprar passagens aéreas em promoção ou garantir seu pacote de viagem!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!