Dicas para o viajante

Viajar de carro: velocidade ideal para economizar combustível na estrada

27 de fevereiro de 2023

Vai colocar o pé na estrada viajando de carro? O processo exige planejamento! 

Hoje, o Conexão123 vai te contar sobre a velocidade ideal para economizar combustível nas rodovias e, assim, ter um ótimo custo-benefício na sua viagem. Partiu?

Você vai ler sobre

Viajar de carro

Viajar de carro traz mais conforto, segurança e liberdade para seu passeio. A experiência pode ser especialmente mais incrível quando estamos explorando novos lugares e desfrutando das paisagens que o caminho tem a oferecer, seja viajando sozinho ou viajando com amigos

O aluguel de automóveis traz muitas vantagens para quem viaja ou necessita de um carro por um curto período. São muitas as vantagens de se optar por esse serviço: não é necessário se preocupar com a manutenção do veículo, a reserva pode ser feita online, é possível fazer a devolução em local diferente da retirada e há a possibilidade de adicionar serviços extras, como GPS e cadeirinha para crianças. 

A 123milhas disponibiliza uma ampla variedade de automóveis, incluindo modelos novos e bem cuidados, por preços competitivos. Mas, para que a viagem tenha um custo-benefício ainda melhor, que tal economizar combustível durante o percurso? Isso pode significar economia de dinheiro e até ajudar na preservação do meio ambiente.

Velocidade e combustível

A velocidade ideal na estrada é um dos fatores importantes para economizar combustível, independentemente se está viajando com um veículo próprio ou um veículo alugado. Às vezes uma viagem mais rápida poupa tempo de estrada, mas dá prejuízo no quesito combustível, porém uma velocidade muito baixa também não é sinônimo de economia.

Viajar de carro: a velocidade ideal na estrada para economizar combustível | Carro em alta velocidade na estrada | Conexão123

Quanto mais rápido você dirige, mais resistência o carro precisa para enfrentar o ar, fazendo o motor trabalhar mais

Quanto mais rápido você dirige, mais resistência do carro é necessária para enfrentar o ar, o que faz com que o motor trabalhe mais. Assim, o veículo, consequentemente, consome mais combustível. 

Cada carro tem sua potência e seu tipo de motor, mas de maneira geral, de acordo com especialistas, a velocidade ideal na estrada para economizar combustível é de 80 km/h a 100 km/h, podendo economizar até 20% de combustível em comparação com quem dirige a 120 km/h.

Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.

Mas, assim como a velocidade ideal, as RPM também podem variar de veículo para veículo, portanto, não é um padrão.

Dicas para economizar combustível na estrada

E claro que o Conexão123 separou as melhores dicas para economizar combustível na estrada para você poder ter uma viagem tranquila, econômica e segura. Bora conferir?

Viajar de carro: a velocidade ideal na estrada para economizar combustível | Carro em bomba de abastecimento de combustível | Conexão123

Não encher o tanque de combustível até o limite evita a perda de combustível

  1. Planejamento: trace a rota com antecedência e tente evitar estradas com muitas ladeiras ou trânsito congestionado, para manter uma velocidade mais constante.
  2. Paciência: dirigir com pressa pode aumentar o consumo de combustível em até 40%, então deixe o carro acelerar suavemente, ganhando velocidade aos poucos, sem frear constantemente e sem fazer manobras bruscas.
  3. Manutenção: certifique-se de que os pneus estejam calibrados corretamente, o filtro de ar esteja limpo, que alinhamento, balanceamento, água e óleo de motor estejam em dia. Uma das vantagens do aluguel de carros é que os veículos já vêm com tudo ajustado, direto da locadora. 
  4. Ar-condicionado: use com moderação, pois ele utiliza energia do motor para funcionar, gastando mais combustível; sempre que possível, deixe as janelas abertas para circular o ar.
  5. Abastecimento: não encha o tanque de combustível até o limite, pois isso pode causar perda pelo bocal ou pela válvula de alívio, e evite ficar na reserva, pois pode ocorrer o acúmulo de resíduos do fundo do tanque, entupindo os bicos injetores.

Agora que você já sabe qual é a velocidade ideal para economizar combustível, bote o pé na estrada e siga sua viagem mais econômica e sustentável. Não se esqueça de que a 123milhas acredita que viajar é para todos e tem por missão oferecer aos clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem, seguro-viagem e aluguel de carro.