Lugares para conhecer

Carnaval inclusivo: folia é pra todos

15 de fevereiro de 2023

O Carnaval brasileiro é sem dúvidas o maior e mais famoso do mundo, tanto que o nosso estilo de folia foi levado para o exterior.

As raízes da festa vêm do povo e, por isso, quanto mais abrangente e irrestrita for a celebração, melhor! Pensando justamente nas alternativas para que todos possam participar da folia, o Conexão123 separou alguns blocos de Carnaval inclusivos e algumas dicas para curtir a festa sem restrições.

Você vai ler sobre

O que é Carnaval inclusivo

Uma festa popular desde seus primórdios, o Carnaval é a celebração que mais valoriza a diversidade do povo brasileiro. Atualmente, o nosso país conta com 17,2 milhões de Pessoas Portadoras de Deficiências (PcD) no Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2022. É claro que a folia precisa abarcar todas elas, não é mesmo?

Com este objetivo, o Carnaval inclusivo foi nascendo aos poucos. Quebrando paradigmas e rompendo preconceitos, o número de blocos acessíveis para todos os tipos de pessoas vem crescendo mais a cada ano por todos os lugares brasileiros procurados no Carnaval.

E, além dos blocos inclusivos, os desfiles das escolas de samba já contam também com programas de inclusão e acessibilidade, tanto para quem desfila quanto para quem assiste.

Em São Paulo, desde 2016 o “Samba com as Mãos” oferece a pessoas com deficiência auditiva a tradução em Libras do Samba-Enredo do Grupo Especial e Grupo de Acesso I em vídeo. Para o Carnaval 2023 de SP, 22 sambas foram traduzidos, em uma parceria das agremiações com PcDs e intérpretes de Libras. E, para pessoas com deficiência visual, pelo sexto ano consecutivo, há a audiodescrição dos desfiles do Grupo Especial e Grupo de Acesso I.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com a Central Carioca de Libras, vai traduzir os 12 sambas do Grupo Especial e da escola Embaixadores da Alegria (primeira e única escola de samba do mundo direcionada para pessoas com deficiências), que abre o Sábado das Campeãs. 

Blocos de Carnaval inclusivos

Os blocos de Carnaval inclusivos permitem que todos aproveitem a folia, eles foram criados justamente para que os PcDs também pudessem festejar. 

Vamos conhecer alguns? 

Carnaval inclusivo: folia para todos | Pessoas com síndrome de down | Conexão123

O carnaval é uma folia coletiva e inclusiva | Foto: Divulgação

Loucura Suburbana – Rio de Janeiro 

Criado em 2001 por foliões cariocas, o Loucura Suburbana nasceu para ir além dos muros do Instituto Municipal Nise da Silveira, centro de cuidados em saúde mental de base comunitária. Pacientes, seus familiares, funcionários e até mesmo amigos vão para as ruas do Engenho Novo para festejar o Carnaval.

Esse bloco integrativo, com a bateria conhecida como “a ensandecida”, abre o Carnaval do bairro, manifestando-se contra o preconceito, e levantando as bandeiras do respeito e do desejo de inclusão.

O Loucura Suburbana desfila na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, às 17h, partindo da Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro.

Carnapupa – São Paulo

O Carnapupa São Paulo, idealizado pela deputada estadual Andréa Werner e mães atípicas e organizado pelo Instituto Lagarta Vira Pupa, tem o intuito de incluir crianças com deficiências e suas famílias.

O objetivo do projeto é adaptar o Carnaval de modo que crianças deficientes e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam curtir a festa sem aflições, com inclusão, música baixinha, brincadeiras, fantasias e pinturas.

O Carnapupa de São Paulo é gratuito e será no dia 4 de março, às 10h, na Praça das Artes – Complexo do Theatro Municipal. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas pelo site do instituto até o dia 2 de março.

Todo Mundo Cabe no Mundo – Belo Horizonte 

O bloco Todo Mundo Cabe no Mundo foi criado em 2016 pelo artista visual Marcelo Xavier, com a ideia de promover um Carnaval popular, inclusivo e sem preconceitos.

Já no hino, os foliões anunciam: “Nesse bloco ninguém anda, todo mundo voa a três metros do chão”. Suas músicas homenageiam a luta antimanicomial e a diversidade, com muita irreverência e leveza.

Com bateria livre e sem definição de instrumentos, a agremiação recebe de braços abertos todos os foliões com qualquer tipo de deficiência e ainda leva a mensagem da necessidade de um Carnaval inclusivo. Não é à toa que o Carnaval de BH é um dos melhores do Brasil.

O cortejo do bloco Todo Mundo Cabe no Mundo é gratuito e sairá da Rua Piauí, 644, Santa Efigênia, às 10h30 do dia 19 de fevereiro.

Carnaval inclusivo: folia para todos | Cadeirante no carnaval | Conexão123

O bloco Todo Mundo Cabe no Mundo promove a diversidade no carnaval de BH

Dicas e cuidados para o Carnaval inclusivo

Não se esqueça de que uma folia bem curtida é uma folia com cuidado, por isso o Conexão123 trouxe algumas dicas para o Carnaval inclusivo. Confira:

  1. Nunca vá só: evite se colocar em risco e vá acompanhado; caso necessário utilize as cordas-guias de 50 cm para não se perder de seu acompanhante.
  2. Cuidado com a audição: evite estar muito próximo das fontes sonoras e lembre-se de que pessoas com transtorno do espectro autista são hipersensíveis a som alto.
  3. Lugares apropriados: se possível, fique em espaços reservados para PcDs, são ambientes adaptados e protegidos da bagunça das aglomerações, com melhor visibilidade.
  4. Identificação: se o folião for deficiente auditivo ou visual, é interessante que isso seja identificado de forma clara e visível, acidentes podem ser evitados com essa informação.
  5. Água e alimentação: por último, mas não menos importante, não se esqueça de que boa alimentação e hidratação correta são essenciais para uma diversão segura.

Escolha o seu bloco de Carnaval inclusivo e acesse a 123milhas para curtir a folia com todos os nossos benefícios, para viajar com estilo e tranquilidade, desde pacotes de viagens com passagens aéreas, seguro-viagem, aluguel de carros até viagens de ônibus com top ofertas!