Dicas para o viajante

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval com segurança e tranquilidade

9 de fevereiro de 2023

A maior festa popular do país é um momento de extravasar e curtir a folia com muita alegria e samba no pé. No entanto, como em todo grande evento, quando muita gente se reúne em locais públicos, é preciso tomar alguns cuidados para ter um Carnaval com segurança e tranquilidade.

O Conexão123 selecionou algumas dicas para aumentar a sua segurança no Carnaval e evitar perrengues. Confira!

Você vai ler sobre

Dicas de Carnaval com segurança

O Carnaval de 2023 acontece de 18 a 21 de fevereiro e promete ser uma celebração histórica após os últimos anos de restrições por causa da pandemia de Covid-19. 

Os cuidados durante o feriadão devem ser redobrados! Afinal de contas, o clima de celebração e as aglomerações acabam se tornando um grande atrativo para pessoas mal-intencionadas e situações de estresse e perigo.

Pensando nisso, o Conexão123 preparou algumas dicas para que você tenha um Carnaval seguro, não importa se no Rio de Janeiro, em Salvador, São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil. Boa leitura!

Alimente-se bem

Antes de cair na folia, a primeira dica é essencial para uma boa experiência carnavalesca: alimente-se bem! Com o estômago forrado, você vai ter mais vitalidade e diminuem as chances de ter uma indisposição durante os festejos, devido ao consumo de bebidas alcoólicas e ao calor.

E não adianta comer somente antes de sair de casa! Para um Carnaval com segurança, é de suma importância se alimentar durante os cortejos também.

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval com segurança e tranquilidade | Bloco de Carnaval | Conexão123

Para um Carnaval mais seguro, evite ir sozinho aos blocos e festas

Dá para encontrar barraquinhas de comida, para quem estiver curtindo a folia nos blocos de rua. Não se esqueça, porém, de prestar atenção aos alimentos que vai consumir. É melhor evitar alimentos que tenham maionese ou outros ingredientes que podem  estragar facilmente no calor.

Para amenizar os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas, a dica é comer alimentos ricos em sal e gordura. Eles ajudam na produção de substâncias que protegem o organismo contra o álcool. Por fim, se possível, leve consigo algum tipo de castanha ou uma barrinha de cereais.

Não aceite bebidas de estranhos

Com o calor e a agitação, se hidratar é primordial. Para garantir a segurança no carnaval, lembre-se, no entanto, de não beber nada do copo de desconhecidos e nem descuidar da sua própria bebida.

Esteja muito atento. Se possível, compre as bebidas em um lugar confiável e tenha certeza de que as embalagens estejam lacradas ao comprá-las das mãos de ambulantes. Mesmo que sejam garrafinhas de água mineral.

Leve apenas o necessário para a folia

Quem quer segurança no Carnaval já sabe que não dá para sair para a folia com muitos pertences. Levando apenas o essencial, você evita ficar cansado e sai da mira dos bandidos. 

Sair para os festejos carregando carteira, smartphone ou dinheiro no bolso não é recomendado. Você pode acabar sendo furtado sem perceber quando estiver no meio da multidão. Doleiras, pochetes e shoulder bags pequenas são as melhores opções para levar documentos e dinheiro de maneira segura.

Evite golpes sendo prudente

Os cuidados para ter um Carnaval seguro não se resumem a colocar objetos pessoais numa bolsa ou pochete. Precisamos ficar atentos a golpes com PIX, cartão de crédito ou golpes da maquininha (quando alguém pega seu cartão para passar na maquininha e o troca por outro sem que você perceba).

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval com segurança e tranquilidade | Foliões na rua | Conexão123

Dica de ouro: não aceite bebidas oferecidas por desconhecidos

Na hora de fazer compras no meio da folia, fique atento ao cartão que recebe de volta. Uma forma de se proteger é colocar adesivos que o identifiquem facilmente.

Outra dica dos especialistas é desinstalar os aplicativos de bancos do smartphone, a fim de evitar fraudes e desvios de dinheiro.

Se possível, não vá sozinho aos blocos e festas

Se você for a um bloco de rua, a uma festa ou mesmo para a praia, é recomendado não ir sozinho. É mais seguro estar com amigos ou familiares, já que um pode cuidar do outro. 

Quando precisar ir ao banheiro ou buscar algo, por exemplo, lembre-se de avisar a uma das pessoas e, se possível, peça para alguém ir com você. Se decidir ir ou ficar sozinho, certifique-se de avisar alguém onde você está. Apps com ferramentas de compartilhamento de localização podem ser grandes aliados nestes momentos.

Agora que você já sabe como curtir o seu Carnaval com segurança, não se esqueça de que a 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem e aluguel de carros. Boa viagem!