Lugares para conhecer

O que conhecer em Joinville: descubra as melhores atrações da maior cidade de Santa Catarina

17 de janeiro de 2022

Joinville é o terceiro maior município do Sul do Brasil. Tem cara e tamanho de cidade grande, mas conserva o charme do interior, o que não faltam por lá são roteiros com atrativos para todos os estilos de turistas. O vasto circuito turístico da cidade se destaca pela variedade. Então leia este post e confira dicas sobre cultura, história, gastronomia, passeios e belezas naturais. Confira o que conhecer em Joinville: descubra as melhores atrações da maior cidade de Santa Catarina!

Visitar Joinville é se encantar pelos parques, museus, festivais e cartões-postais únicos. A cidade é conhecida como a mais alemã do Brasil, trazendo as raízes europeias em seus roteiros culturais e gastronômicos. Conheça a seguir os principais pontos turísticos e atrações de Joinville.

 

Pórtico de Joinville

O Pórtico de Joinville é um dos principais cartões-postais do lugar. Está logo na entrada da cidade. É daquelas edificações com estrutura entrelaçada de peças de madeira. Essa arquitetura, muito comum na Alemanha e na Holanda, é conhecida como enxaimel. O pórtico tem um belo moinho. Lá funciona restaurante e choperia. E é onde fica a Secretaria de Turismo de Joinville.

Centenas de turistas, diariamente, vão lá pra fazer as suas fotos e buscar informações sobre os outros pontos turísticos da cidade. A cervejaria do moinho é uma das unidades da Opa Bier – a mais famosa marca de cerveja local. Lá tem mesas ao ar livre e uma vista para o Parque do Expoville! Fica do lado do Pórtico, na Rua XV de Novembro, nas margens da BR-101.

Um dos cartões-postais de Joinville está logo na entrada da cidade

 

Parque do Expoville

O Parque do Expoville é muito frequentado nos finais de semana. O espaço é ideal para atividades ao ar livre. Lá dentro tem um Centro de Convenções e Exposições. A área do parque é de mais de 210 mil m². Só de área coberta são 20 mil m². É tanto espaço que o estacionamento tem capacidade para 2 mil veículos. Pra você ter uma noção, a estrutura do Expoville inclui até um pequeno conjunto de lojas. Parece uma cidade!

O restaurante tem serviço de catering (você encomenda e eles providenciam) pra facilitar para os frequentadores. Tem mais: a área externa tem restaurantes, choperia e área verde com diversas atrações e esportes ao ar livre. O parque também está na Rua XV de Novembro. O número é 4315 e fica próximo da BR-101.

A estrutura do Parque Expoville é arrojada e inclui espaços para eventos, atrações e diversas atividades

 

Mirante de Joinville

O Mirante de Joinville está no Morro da Boa Vista, área central da cidade. De lá, dá pra ver Joinville quase toda e até um cantinho do mar. A emoção para ir ao mirante já começa antes do passeio. Para chegar lá, você faz um passeio ecológico em meio à Mata Atlântica. Tem mais de uma trilha. É só você escolher e ir entre 7h e 19h. A entrada no mirante é gratuita.

O acesso é feito pela Rua Pastor Guilherme Raú. Somente visitantes com mobilidade reduzida podem ir de carro. Para chegar à plataforma do mirante, você pode ir pela escada ou de elevador. 

O Mirante de Joinville é o local perfeito para uma vista panorâmica da cidade

 

Parque Zoobotânico

Anexo ao Mirante de Joinville está o Parque Zoobotânico. Inaugurado há quase 30 anos, o espaço ocupa uma área de 17 mil m². É repleto de fauna e flora da Mata Atlântica. O Zoobotânico abriga mais de 200 espécies da fauna e tem playground, trilhas, quiosques e auditório para eventos.

O parque é sinalizado com placas indicativas e educativas sobre as belezas naturais. A trilha principal é calçada e acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê. 

O endereço é Rua Pastor Guilherme Raú, 462. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada também é gratuita.

O Parque Zoobotânico é o lugar ideal para admirar as belezas da Mata Atlântica em Joinville

 

Rua das Palmeiras

A Rua das Palmeiras é uma das principais de Joinville. Fica bem no centro da cidade. O local é parada obrigatória para os turistas. É pura beleza e tem fácil acesso a hotéis, restaurantes e atrações do município. O calçadão liga as ruas Rio Branco e do Príncipe. Esse caminho leva ao Museu Nacional de Imigração e Colonização – mais uma famosa atração turística da região. 

A via é ponto ideal para turistas tirarem fotos da viagem. São quase 90 palmeiras imperiais dispostas por toda a extensão. As árvores, algumas delas centenárias, vieram de mudas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Hoje elas formam as famosas colunas ao longo da rua.

A paisagem de Joinville é emoldurada pela arquitetura colonial e pelas palmeiras imperiais

 

Museu da Imigração e da Colonização

O Museu da Imigração e da Colonização é um misto de história e cultura. São quatro módulos que expõem maquinários, equipamentos, documentos e objetos que registram a chegada de imigrantes alemães e portugueses ao Sul do Brasil. 

Projetado em 1870, esse patrimônio histórico de Joinville tem arquitetura colonial e usa uma decoração típica da época. 

O museu fica na Rua Rio Branco, 229, em frente à Rua das Palmeiras. Funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

O Museu da Imigração e da Colonização conta a história de Joinville e da região Sul de forma única

Bateu a curiosidade? Então se prepare porque a viagem para Joinville tem tudo para ser inesquecível. Planeje conosco o seu roteiro de férias e conheça tudo o que fazer em Joinville! Venha com a 123milhas fazer a viagem dos seus sonhos.