Joinville é o terceiro maior município do Sul do Brasil. Tem cara e tamanho de cidade grande, mas conserva o charme do interior, o que não faltam por lá são roteiros com atrativos para todos os estilos de turistas. O vasto circuito turístico da cidade se destaca pela variedade. Então leia este post e confira dicas sobre cultura, história, gastronomia, passeios e belezas naturais. Confira o que conhecer em Joinville: descubra as melhores atrações da maior cidade de Santa Catarina!
Visitar Joinville é se encantar pelos parques, museus, festivais e cartões-postais únicos. A cidade é conhecida como a mais alemã do Brasil, trazendo as raízes europeias em seus roteiros culturais e gastronômicos. Conheça a seguir os principais pontos turísticos e atrações de Joinville.
O Pórtico de Joinville é um dos principais cartões-postais do lugar. Está logo na entrada da cidade. É daquelas edificações com estrutura entrelaçada de peças de madeira. Essa arquitetura, muito comum na Alemanha e na Holanda, é conhecida como enxaimel. O pórtico tem um belo moinho. Lá funciona restaurante e choperia. E é onde fica a Secretaria de Turismo de Joinville.
Centenas de turistas, diariamente, vão lá pra fazer as suas fotos e buscar informações sobre os outros pontos turísticos da cidade. A cervejaria do moinho é uma das unidades da Opa Bier – a mais famosa marca de cerveja local. Lá tem mesas ao ar livre e uma vista para o Parque do Expoville! Fica do lado do Pórtico, na Rua XV de Novembro, nas margens da BR-101.
Um dos cartões-postais de Joinville está logo na entrada da cidade
O Parque do Expoville é muito frequentado nos finais de semana. O espaço é ideal para atividades ao ar livre. Lá dentro tem um Centro de Convenções e Exposições. A área do parque é de mais de 210 mil m². Só de área coberta são 20 mil m². É tanto espaço que o estacionamento tem capacidade para 2 mil veículos. Pra você ter uma noção, a estrutura do Expoville inclui até um pequeno conjunto de lojas. Parece uma cidade!
O restaurante tem serviço de catering (você encomenda e eles providenciam) pra facilitar para os frequentadores. Tem mais: a área externa tem restaurantes, choperia e área verde com diversas atrações e esportes ao ar livre. O parque também está na Rua XV de Novembro. O número é 4315 e fica próximo da BR-101.
A estrutura do Parque Expoville é arrojada e inclui espaços para eventos, atrações e diversas atividades
O Mirante de Joinville está no Morro da Boa Vista, área central da cidade. De lá, dá pra ver Joinville quase toda e até um cantinho do mar. A emoção para ir ao mirante já começa antes do passeio. Para chegar lá, você faz um passeio ecológico em meio à Mata Atlântica. Tem mais de uma trilha. É só você escolher e ir entre 7h e 19h. A entrada no mirante é gratuita.
O acesso é feito pela Rua Pastor Guilherme Raú. Somente visitantes com mobilidade reduzida podem ir de carro. Para chegar à plataforma do mirante, você pode ir pela escada ou de elevador.
O Mirante de Joinville é o local perfeito para uma vista panorâmica da cidade
Anexo ao Mirante de Joinville está o Parque Zoobotânico. Inaugurado há quase 30 anos, o espaço ocupa uma área de 17 mil m². É repleto de fauna e flora da Mata Atlântica. O Zoobotânico abriga mais de 200 espécies da fauna e tem playground, trilhas, quiosques e auditório para eventos.
O parque é sinalizado com placas indicativas e educativas sobre as belezas naturais. A trilha principal é calçada e acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê.
O endereço é Rua Pastor Guilherme Raú, 462. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada também é gratuita.
O Parque Zoobotânico é o lugar ideal para admirar as belezas da Mata Atlântica em Joinville
A Rua das Palmeiras é uma das principais de Joinville. Fica bem no centro da cidade. O local é parada obrigatória para os turistas. É pura beleza e tem fácil acesso a hotéis, restaurantes e atrações do município. O calçadão liga as ruas Rio Branco e do Príncipe. Esse caminho leva ao Museu Nacional de Imigração e Colonização – mais uma famosa atração turística da região.
A via é ponto ideal para turistas tirarem fotos da viagem. São quase 90 palmeiras imperiais dispostas por toda a extensão. As árvores, algumas delas centenárias, vieram de mudas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Hoje elas formam as famosas colunas ao longo da rua.
A paisagem de Joinville é emoldurada pela arquitetura colonial e pelas palmeiras imperiais
O Museu da Imigração e da Colonização é um misto de história e cultura. São quatro módulos que expõem maquinários, equipamentos, documentos e objetos que registram a chegada de imigrantes alemães e portugueses ao Sul do Brasil.
Projetado em 1870, esse patrimônio histórico de Joinville tem arquitetura colonial e usa uma decoração típica da época.
O museu fica na Rua Rio Branco, 229, em frente à Rua das Palmeiras. Funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
O Museu da Imigração e da Colonização conta a história de Joinville e da região Sul de forma única
Bateu a curiosidade? Então se prepare porque a viagem para Joinville tem tudo para ser inesquecível. Planeje conosco o seu roteiro de férias e conheça tudo o que fazer em Joinville! Venha com a 123milhas fazer a viagem dos seus sonhos.
17 de janeiro de 2022
17 de janeiro de 2022
17 de janeiro de 2022
22 de maio de 2022
22 de maio de 2022
21 de maio de 2022
20 de maio de 2022
19 de maio de 2022
18 de maio de 2022
18 de maio de 2022
18 de maio de 2022