Dicas para o viajante

Como organizar sua bagagem na viagem de carro

19 de novembro de 2022

Na hora de pegar a estrada, é preciso planejamento. Um conselho para evitar alguns aborrecimentos durante a via­­gem é acomodar a bagagem no carro de maneira organizada, o que nem sempre é uma tarefa simples. 

Às vezes a quantidade de malas e objetos transportados é tanta que pode comprometer a segurança e o conforto dos passageiros. Por isso, o Conexão123 elencou algumas dicas para você organizar a sua bagagem na viagem de carro, e assim curtir a estrada ao máximo! 

Você vai ler sobre

Bagagem na viagem de carro

Uma cena que vemos sempre em viagens de carro: sacolas, mochilas e malas por todos os lados. O vidro traseiro praticamente desaparece e vários objetos ficam soltos, causando desconforto aos viajantes. 

Pensando nisso, preparamos um material com orientações para acomodar a bagagem na viagem de carro da melhor maneira possível!  

Faça uma lista 

Pode parecer besteira, mas fazer uma lista com tudo necessário para a viagem é muito importante. Is­­­so dá uma noção de quanto espaço vai ser utilizado e facilita o encaixe das malas. E algo muito importante a se considerar são os objetos frágeis — avalie o que deve ficar na mão para não correr o risco de quebrar durante o trajeto.

Bagagem na viagem de carro | Conexão123

Com uma lista em mãos fica muito mais fácil de organizar a bagagem no porta-malas

Malas de tamanhos variados 

Procure utilizar diversos tamanhos de bagagens, e não somente malas grandes, pois o objetivo é apro­­­veitar todo o espaço do porta-ma­­las.

As maiores são mais difíceis de encaixar e até de carregar por muito tempo. Se você precisar subir escada, só piora! Em uma viagem, independentemente de sua duração, é fundamental levar uma mochila pequena para acomodar uma troca de roupa, pensando numa emergência, guardar os documentos, celulares e fones de ouvido, por exemplo. 

Organize o seu porta-malas com os volumes mais pesados no fundo, sendo embaixo os mais rígidos e maiores. Por cima deles a bagagem mais flexível e os objetos frágeis. 

Di­­vida a carga de modo que o carro fique equilibrado, sem excesso num dos lados. Além de facilitar a condução, a divisão dos pesos evita o desgaste de peças da suspensão do veículo. 

Bagageiro de teto e rack

Para quem tem um carro com por­­­ta-malas pequeno, uma opção é instalar ba­­gageiro de teto ou rack. Só fique atento, pois eles po­­dem interferir na aerodinâmica do automóvel e no consumo de combustível. Por isso é recomendável levar os itens mais leves nesses equipamentos.

Bagagem na viagem de carro | Conexão123

O rack de teto é perfeito para aventuras ao ar livre

Veja também a possibilidade de alugar um veículo. Saiba mais sobre as vantagens de alugar um carro.

Dê uma volta no quarteirão 

E, para evitar surpresas na viagem, faça antes um teste para conferir se a bagagem está devidamente acomodada no carro. Dê uma volta no quarteirão e, sem exagerar, realize movimentos bruscos e uma freada mais acentuada. O obje­­­tivo é verificar se não ficou nenhum objeto solto, capaz de ma­­­chucar algum ocupante. Estando tudo certo com a sua bagagem, é só acordar bem cedinho e colocar o pé na estrada! 

Se bater aquela dúvida de qual seria o melhor veículo para seu passeio, conheça nosso conteúdo de tipos de carro para viagem: qual é o ideal para sua viagem.

Além disso, na seção Mobilidade do Conexão123, você pode alugar o melhor veículo de acordo com o seu perfil e conferir mais serviços de deslocamento para aproveitar ainda mais a sua viagem!

E aí, gostou das nossas dicas de bagagem na viagem de carro? Aproveite para reservar também os melhores hotéis com a 123milhas.