Lugares para conhecer

O que fazer em Alagoas: pontos turísticos e passeios

Um dos menores estados da região Nordeste do Brasil, Alagoas fica entre Pernambuco e Sergipe e possui belezas naturais de tirar o fôlego, bem típicas do abençoado litoral.

Seja por sua riqueza histórica, cultural, culinária, pelo povo simpático e receptivo, os pontos turísticos de Alagoas surpreendem viajantes do mundo inteiro. Suas piscinas naturais de cor azul-turquesa e águas cristalinas são comparadas ao famoso mar caribenho.

E sabemos muito bem que não é preciso ir muito longe para curtir as mais incríveis praias do mundo. Por isso, o Conexão123 vai te mostrar o que fazer em Alagoas para aproveitar o melhor desse destino!

 

Você vai ler sobre

 

Principais atrações em Alagoas

Sem dúvida, visitar as praias do litoral é a primeira resposta à pergunta: o que fazer em Alagoas? O estado atrai turistas brasileiros e estrangeiros para relaxar ou se divertir! O mar é de uma beleza estonteante, ladeado por extensas faixas de areia branquinha, altivos coqueiros e porções de Mata Atlântica e Caatinga.

Os centros culturais e a história do território também despertam o interesse de quem visita Alagoas. A culinária é uma atração totalmente à parte, tipicamente nordestina. O tempero alagoano faz sucesso no turismo gastronômico: confira aqui onde comer em Alagoas e conheça alguns dos melhores restaurantes do estado!

Os municípios mais procurados para um bom passeio turístico são a capital, Maceió, Maragogi e São Miguel dos Milagres. Descubra os principais pontos turísticos de Alagoas e, para aproveitar melhor sua viagem, garanta desde já sua passagem aérea com os melhores preços e condições que só a 123milhas oferece!

Com mais de 300 km de litoral, Alagoas proporciona diversos passeios por belíssimas praias, lagoas, dunas, rios e cânions! Tem opções para todos os gostos e tipos de viagem, da mais relaxante até a mais aventureira. Confira.

 

O que fazer em Alagoas: Maceió

Uma cidade que ostenta uma combinação perfeita entre praias maravilhosas, um movimentado centro histórico e cultural e ainda uma culinária com iguarias de “comer rezando”! Maceió, a capital do estado, é o ponto de partida para os melhores passeios em Alagoas.

As praias urbanas da orla de Maceió são tão belas quanto as mais famosas do estado. Com o seu maravilhoso cenário natural, que revela o mar em tons de turquesa e o céu azul salpicado de nuvens branquinhas, as indicações rendem cliques incríveis.

 

Praia de Pajuçara

Uma das mais conhecidas e movimentadas da cidade é a Praia de Pajuçara. Por ela, é possível chegar às piscinas naturais, que são reveladas durante a maré baixa. O trajeto começa com o transporte de barco da praia até o local das piscinas, que dura, em média, dez minutos.

Este e outros passeios são oferecidos na rede hoteleira de Alagoas, por isso, o ideal é se informar na recepção do seu hotel sobre as melhores opções de passeio.

Uma vez feita a travessia até os bancos de areia e aquários naturais no meio do mar, é possível curtir atividades como o mergulho de snorkel em meio aos peixinhos e corais, que, dependendo da sua escolha, pode ser feito com fotos tiradas pelos guias. Os valores do passeio com mergulho e fotos custam em torno de R$ 120 por pessoa.

Saindo da praia, os turistas podem ir até a Feirinha de Artesanato da Pajuçara, onde os artesãos locais vendem desde bijuterias até roupas de cama bordadas à mão. Na orla, os visitantes ainda encontram bares e restaurantes para recuperar as energias após os passeios.

A região ainda conta com alguns dos melhores hotéis da cidade: a perfeita união entre uma praia incrível de se aproveitar e uma hospedagem no mesmo nível, com todo conforto e comodidades.

Um bom exemplo disso é o Meridiano Hotel, localizado bem em frente às piscinas naturais da Praia de Pajuçara. Este hotel se destaca pela modernidade e beleza no design, além da alta gastronomia, que oferece pratos regionais com preparo exclusivo para os hóspedes.

As suítes dispõem de muito conforto e sofisticação, assim como as áreas comuns, que possuem bares, restaurantes, piscina, estrutura para eventos e reuniões corporativas, e muito mais. Confira essa incrível hospedagem para tornar seu passeio ainda mais memorável. Ou você pode escolher outras opções com as dicas da matéria do Conexão123 sobre onde se hospedar em Maceió.

Aliás, a estada é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma viagem, por isso a 123milhas oferece pacotes que incluem passagem e acomodação por valores acessíveis para todos.

 

Praia de Ipioca

A 25 km do centro de Maceió, a Praia de Ipioca é ideal para aqueles que desejam curtir um lugar mais afastado para relaxar. Seus extensos 7 km de areia oferecem diversão para toda a família e descanso para quem quer apenas desestressar.

No Alto do Ipioca, os turistas encontram um monumento histórico e religioso: trata-se da Igreja de Nossa Senhora do Ó, uma edificação do período colonial datada de 1795 e que faz parte de um projeto de conservação histórica de Alagoas. O santuário é uma importante construção da cidade, que vale a pena conhecer.

 

Praia da Ilha da Crôa

Ainda na região metropolitana de Maceió, a Praia da Ilha da Crôa está situada em Barra de Santo Antônio e é considerada um pedacinho de paraíso, com sua faixa de areia branca e suas águas quase transparentes, envolvidas por um denso coqueiral.

É literalmente o lugar ideal para quem deseja curtir sombra e água fresca, mas também perfeito para quem gosta de uma boa aventura, pois a dois quilômetros dali é possível fazer passeios de buggy, lancha ou ainda uma caminhada a pé de cerca de 30 minutos entre balneários.

Maceió ainda tem uma infinidade de passeios e atividades de lazer para os turistas. Leia a matéria completa do Conexão123 sobre o que fazer em Maceió e monte o seu roteiro!

 

O que fazer em Alagoas: Maragogi

A cerca de 129 km de Maceió, encontra-se o município de Maragogi, que encanta os visitantes com seus cenários estonteantes. Um exemplo são as famosas Galés de Maragogi, piscinas naturais de águas azul-clarinha, iluminadas sob a luz forte dos trópicos. Muito comparado aos cenários caribenhos, o lugar recebeu o apelido de “Caribe brasileiro”.

Os recifes de corais que formam as piscinas são repletos de vida marinha e fazem parte de uma área de proteção ambiental, onde os turistas podem conviver em harmonia respeitando o hábitat dos animais.

Os passeios para o local envolvem apenas atividades de mergulho, assim não há risco para a natureza e o ambiente se mantém sempre preservado, para que mais turistas possam curtir as belezas naturais brasileiras.

É importante ainda verificar a tábua de marés, visto que os passeios para as piscinas naturais só são possíveis com a maré baixa, quando é possível caminhar pelos bancos de areia ou chegar às piscinas de barco ou lancha.

Você pode consultar um calendário ou praiômetro, porém, ao agendar os passeios, os turistas são prontamente informados pelas agências sobre os melhores dias e horários para realizá-los.

As melhores praias de Maragogi são as situadas no litoral norte. Barra Grande é a ideal para iniciar o trajeto por esse paraíso. Ponta do Mangue, Caminho do Moisés e Praia do Antunes também são belíssimas e bastante movimentadas.

Passando por essa área, um pouco mais ao norte da Praia do Antunes, fica o Maragogi Beach Park, que oferece diversas opções de lazer para os visitantes, especialmente as famílias com crianças.

Trata-se de um parque aquático inflável montado no mar, que tem atrações como torre de escalada, gangorra, balanço, boias, pula-pula, entre outras opções para um dia de muita diversão no destino. O parque funciona diariamente, das 9h às 16h.

Por atrair tantos turistas, o município concentra muitos hotéis e pousadas. Saiba onde se hospedar em Maragogi e aproveite ainda mais a sua viagem!

O que fazer em Alagoas: Pontos Turísticos e Passeios | Maragogi | Conexão123

As piscinas naturais de Maragogi atraem muitos visitantes

 

Passeios de buggy em Maragogi

Além das piscinas naturais, o lugar conta com outras atividades, como o passeio de buggy. A excursão é perfeita para conhecer todo o litoral da cidade, especialmente se você não tem um carro particular.

Também é importante verificar a tábua das marés, pois, ao visitar as praias, os bugueiros costumam parar os veículos para que os visitantes desçam e curtam as paisagens ou os bares e restaurantes que ficam na orla ou à beira-mar.

Que tal saborear um delicioso pastel de caranguejo no intervalo de uma aventura de buggy, contemplando o horizonte e o mar azul? Descubra onde você pode provar iguarias como essa na matéria do Conexão123 sobre os melhores lugares para comer em Maragogi.

Para além das praias e restaurantes, no trajeto ficam as Ruínas do Mosteiro de São Bento e a Fábrica de Bolinhos de Goma da Tia Marlene, um doce bem típico da região, que os turistas podem saborear durante a visita.

O passeio de buggy em Maragogi dura, em média, três horas e custa R$ 400 por grupo, mas pode sofrer alterações de acordo com a quantidade de pessoas.

 

São Miguel dos Milagres

Para quem vai a Alagoas querendo descansar, São Miguel dos Milagres é um excelente destino. A cerca de 94 km da capital, Maceió, o município possui mais de 20 km de um maravilhoso litoral rodeado de coqueiros e protegido por recifes que formam deliciosas piscinas naturais de águas mornas e cristalinas.

Sob a sombra dos coqueiros, a areia branca e fininha garante um passeio tranquilo à beira-mar e gostosas brincadeiras para as crianças. Apesar da simplicidade, São Miguel dos Milagres tem muitas atrações que encantam os turistas que vão para lá.

Entre elas, a Praia da Barra do Camaragibe, onde o rio que leva o mesmo nome se encontra com o mar – para a sorte dos visitantes, que podem escolher entre um banho de água doce ou salgada.

A Praia do Marceneiro é mais uma que vale a visita. Além do cenário paradisíaco, a Capela dos Milagres, de frente para o mar, confere um charme todo especial ao visual deslumbrante do lugar, especialmente no pôr do sol. O passeio ainda pode ser encerrado num dos restaurantes da orla.

Praia do Riacho, Praia do Toque, São Miguel dos Milagres e muitas outras também fazem parte do roteiro de passeios pelo município alagoano, por isso o Conexão123 preparou um roteiro completo sobre esse pedacinho de paraíso.

O que fazer em Alagoas: Pontos Turísticos e Passeios | São Miguel dos Milagres | Conexão123

São Miguel dos Milagres é o destino perfeito para quem deseja relaxar a beira mar em Alagoas

 

Roteiro turístico em Alagoas

Para não perder nenhuma das opções de o que fazer em Alagoas, antes de viajar, prepare o seu roteiro turístico, assim você pode escolher os passeios que combinam mais com o seu estilo e o modo como deseja aproveitar o destino.

E para garantir que sua viagem seja completa, aproveite os melhores preços e condições da 123milhas, porque aqui viajar é para todos!

                           

RESPOSTAS123

Com clima predominantemente praiano, Macéio reserva muitas atividades diurnas e ao livre aos visitantes, no entanto, é possível encontrar alternativas para uma noite agitada, regada à música, bons drinks e boas comidinhas.

  • Boteco Lugar Nenhum
  • Cervejaria Tanque Cheio
  • Maikai Show Bar
  • Orákulo Chopperia

Apresentando clima tropical e um litoral irresistível para os amantes de praia, com águas calmas e mornas, o estado alagoano tem um grande diferencial nas atividades ao ar livre. 

  • Passeios de buggy
  • Mergulho com snorkel nas piscinas naturais
  • Passeios de jangada

Um roteiro mais ágil não é problema para quem quer curtir Alagoas. Concentre-se nas atrações da capital, Maceió, e inclua um passeio a uma cidade próxima, como Barra de Santo Antônio.

Primeiro dia:

  • Volta de reconhecimento pela orla urbana da Praia de Pajuçara, visitando a feirinha de artesanato e curtindo o ar mais urbano da capital alagoana
  • Caminhada pelo centro histórico, com uma visita ao Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do governo
  • No fim da tarde, relaxar à beira-mar nos quiosques e restaurantes da orla ou finalizar o dia com um jantar bem típico no restaurante Bodega do Sertão

Segundo dia:

  • Visita à Praia da Ilha da Crôa, localizada na região metropolitana de Maceió
  • Passeio de buggy pelas dunas ou de lancha no oceano 
  • É possível participar de uma caminhada de até 30 minutos entre praias para curtir a paisagem idílica e tropical da Praia da Ilha da Crôa