Lugares para conhecer

O que fazer em São Miguel dos Milagres: praias, passeios e dicas de turismo

23 de dezembro de 2021

São Miguel dos Milagres é uma excelente pedida para quem quer fugir do agito em um destino tranquilo e rústico. São pouco mais de 20 km de litoral alagoano, protegidos por recifes que formam piscinas naturais e muitos coqueiros que garantem sombra nas faixas de areia branca e fininha. Este texto é um guia para quem vai viajar para lá saber o que fazer em São Miguel dos Milagres.

Para coroar esse paraíso, o mar de águas cristalinas da Costa dos Corais arrebata corações enquanto a vila de pescadores encanta os turistas por sua beleza e simplicidade. Apesar disso, conta com opções bem confortáveis de hospedagens e bons restaurantes à beira-mar. Sem falar na simpatia dos moradores que faz o lugar ainda mais acolhedor!

Que tal conhecer os corais e as piscinas naturais em uma das praias mais preservadas do Brasil? Venha com a 123Milhas descobrir tudo o que você tem que conhecer em São Miguel dos Milagres!

Praias em São Miguel dos Milagres: top 10

Entre as extremidades de Barra do Camaragibe e Porto das Pedras existem 10 praias magníficas para relaxar, cada uma com sua característica, chamada de Rota Ecológica.

1 – Praia da Barra do Camaragibe

A primeira praia da vila, a Barra do Camaragibe, é onde ocorre o encontro do rio Camaragibe com o mar. Um cenário de manguezais, com opção de banho de água doce e belas piscinas naturais. Logo em frente, há a opção de banho de mar cercado por recifes e corais.

A Praia da Barra do Camaragibe não possui estrutura de apoio, mas existem alguns restaurantes próximos que oferecem atendimento na areia.

2- Praia do Marceneiro

A única praia com acesso asfaltado é a Praia do Marceneiro, procurada por um visual paradisíaco que atrai muitos casais por conta da Capela dos Milagres. O chão da igrejinha é todo de areia e o local ganhou fama com o casamento do humorista Whindersson Nunes com a cantora Luísa Sonza. 

Mesmo que você não esteja buscando um destino para se casar, não deixe de fazer uma visita para apreciar o espetáculo do pôr-do-sol, outro atrativo da região que vale incluir no roteiro em São Miguel dos Milagres. Porém, saiba que lá você não vai encontrar estrutura de bares e restaurantes nos arredores.

A Capela dos Milagres fica em uma área particular, portanto a entrada para turistas não é permitida.

3- Praia do Riacho

A Praia do Riacho, cujo nome vem do pequeno curso de água que deságua no mar na região – o Riacho de Tabatinga -, é uma opção tranquila para tomar banho de mar e tem estrutura de bares, com cadeiras, mesas e guarda-sol.

Normalmente pela manhã, quando a maré está baixa, é possível ver peixinhos coloridos, crustáceos e vegetação marinha nas piscinas naturais.

A Praia do Riacho é cercada por coqueiros e trechos desertos, excelentes para caminhada.

4- Praia de São Miguel dos Milagres

É na Praia de São Miguel dos Milagres que estão as mais belas piscinas naturais. Faça  passeio de jangada por seu mar verde-claro e sem ondas, perfeito para observar a natureza, nadar e fazer snorkel.

Outro atrativo são os passeios de buggy, um jeito interessante de conhecer várias praias da Rota Ecológica em poucas horas.

Nos passeios de jangada evite oferecer ração para atrair os peixes, pois a prática não é recomendada pela APA Costa dos Corais, entidade de proteção ambiental da região, uma vez que causa desequilíbrio no ambiente.

5 – Praia do Toque

A barreira de recifes na Praia do Toque fica a apenas 1 km da orla e, dependendo da tábua de marés, é possível avistar a olho nu os peixinhos, em suas piscinas naturais. O local também é outro ponto de partida para passeios de jangada.

Ali se concentram as pousadas mais charmosas da região e o acesso à praia é feito por elas. Quem não está hospedado na região consegue ir caminhando pela praia Porto da Rua e ainda utilizar a estrutura do Milagres do Toque Beach Club. O day use do local custa R$ 65 por pessoa, e oferece uma experiência sensorial diferenciada com direito a piscina, bangalôs, música e muito mais. 

A Praia do Toque é ótima para caminhadas, graças às sombras dos coqueiros e sua larga faixa de areia.

6 – Praia Porto da Rua

A melhor infraestrutura de São Miguel dos Milagres está na Praia Porto da Rua, onde se encontra o maior fluxo de pessoas, principalmente aos fins de semana, feriados e datas festivas. Nos arredores da praia tem uma pracinha, alguns restaurantes e um pouco de vida noturna (um pouco, pois não é nada comparado a outros destinos do Nordeste).

A pracinha do Porto da Rua é uma boa opção para quem busca o que fazer a noite em São Miguel dos Milagres.

7 – Praia Tatuamunha

Uma das melhores praias para banho devido às águas mansas e mornas é a Tatuamunha. Por lá é realizado passeio de barco para conhecer o habitat do peixe-boi marinho, que leva uma vida boa entre trechos da Mata Atlântica e manguezais.

Segundo o Santuário do Peixe-Boi, existem apenas 500 deles no Brasil, por isso a espécie está ameaçada de extinção.

8- Praia de Lages

Sem tantas piscinas naturais, mas com um mar calmo e cristalino cercado por um vasto coqueiral para se admirar, a Praia de Lages é conhecida popularmente como o refúgio dos casais, devido a sua tranquilidade.

A deserta Praia de Lages não conta com infraestrutura de restaurantes e bares, portanto, leve tudo o que precisar.

9 – Praia do Patacho

A Praia do Patacho está nas listas de melhores praias brasileiras e faz jus à fama. As águas cristalinas são convidativas tanto para banhos de mar relaxantes e quentinhos, como para prática de snorkel, para ver peixes e corais nas piscinas naturais.

Não há barracas nem bares na praia, e você tampouco será abordado por vendedores ambulantes. A estrutura do local fica por conta dos restaurantes instalados nas pousadas. É necessário fazer reserva.

Com a maré baixa, dá para ir caminhando até os corais na Praia do Patacho. Já com a maré cheia, o mesmo local fica bom para nadar.

10 – Porto de Pedras

A última parada de São Miguel dos Milagres fica na praia Porto de Pedras, que é  muito conhecida por causa do Farol de Porto de Pedras instalado no meio da vegetação nativa. Lá do alto, você consegue ver as orlas das praias e o encontro do rio com o mar.

O Farol tem 90 m de altura e fica nas margens do Rio Manguaba.

Existem momentos na vida em que só precisamos de sombra e água fresca, né? São Miguel dos Milagres certamente é o cenário ideal para relaxar e viver dias mais leves. Você vai se apaixonar pelas praias de areias brancas e pelas piscinas naturais cristalinas. Agora, que tal escolher onde ficar em São Miguel dos Milagres com a 123Milhas? Descubra as melhores opções de hospedagens!