Guia turístico

3 praias incríveis e próximas à capital paulista

6 de novembro de 2021

Se você mora em São Paulo (SP), está cansado da “selva de pedra” e precisa sair um pouco da metrópole para relaxar à beira-mar, se liga nestas dicas de 3 praias incríveis e próximas à capital paulista para curtir um fim de semana relaxante!

 

Os mares da costa paulista são transparentes e azulados, com águas calmas e uma paisagem exuberante de mata atlântica ao redor. Um verdadeiro paraíso próximo a uma cidade cosmopolita. Deixe as preocupações de lado e aproveite estes destinos maravilhosos!

 

Juquehy, em São Sebastião

 

A apenas duas horas do centro de São Paulo, a cidade de São Sebastião tem uma das melhores infraestruturas hoteleiras do litoral paulista. A praia de Juquehy é um oásis rústico em meio à mata atlântica. Uma paisagem bem preservada e areia branca e fininha são as características mais evidentes por lá. São três quilômetros de extensão de um ponto a outro da praia, com águas mais tranquilas no lado esquerdo e mais agitadas no lado direito. Essa diversidade agrada tanto aos surfistas quanto às famílias com crianças.

 

 

A rede hoteleira localiza-se bem próxima à praia, é muito tranquila e oferece, claro, uma vista linda do mar. Algumas hospedagens oferecem o serviço de praia, com guarda-sóis e cadeiras. No centro de Juquehy você encontra bares e lojas para visitar à noite. Para quem gosta de um pouco de agito, é uma ótima pedida!

 

 

Praia de Pitangueiras, Guarujá

 

Para curtir uma praia segura, com infraestrutura completa e agitação, escolha a Praia de Pitangueiras. A praia central do Guarujá atrai principalmente famílias, pela praticidade de ficar perto de tudo e ter uma estrutura ótima para acolher os pequenos.

 

Com 1800 metros de extensão, essa praia tem areia clara e um mar com ondas médias, próprio para curtir um banho. No ponto mais esquerdo da praia, as ondas ficam mais fortes e é mais indicado para banhistas experientes ou surfistas.

 

 

Na avenida beira-mar existem vários restaurantes para escolher. O Avelino e o Tahiti são restaurantes renomados, ótimas pedidas para um almoço delicioso. Pela praia existem várias barracas que vendem lanches e bebidas, sempre bem pertinho, para deixar você ainda mais confortável na sua estadia. O Mirante do Morro do Maluf é uma atração que não pode faltar na sua viagem. O acesso é fácil e por lá você tem uma vista privilegiada das belezas do Guarujá.

 

 

Calhetas, São Sebastião

 

Para sair totalmente do agito e relaxar em uma praia mais isolada, escolha Calhetas. Próxima à cidade de São Sebastião, essa praia fica escondida no meio da rodovia, com acesso a pé por dentro do Sítio Calhetas, 10 minutos a partir da entrada. É uma península, dividindo a praia em duas faixas de areia. Ao lado direito você encontra uma faixa de areia com mar calmo e tranquilo. Por lá você pode descansar e se banhar sem medo. Já do lado esquerdo existem muitas pedras e um gramado lindo, com uma água cristalina e ainda mais tranquila para banho.

 

 

No meio das duas costas, fica o Ponta de Calhetas, um mirante pelo o qual vale a pena dar uma paradinha para poder admirar a beleza do lugar. Se você quiser explorar, próxima à praia existe a Cachoeira de Calhetas. Uma pequena trilha te leva até a queda d’água de 40 metros. Por ser um lugar bem isolado, não espere nenhuma infraestrutura no local. Programe-se e leve o que precisar para passar o dia nesse paraíso, lembrando sempre de levar de volta todos os pertences e o lixo que você produzir na praia. E não se esqueça do repelente para evitar os borrachudos, mosquitos comuns nessa região de mata atlântica.

 

 

E então? Animado para um fim de semana no paraíso? Então faça suas malas e programe sua visita a essas 3 praias incríveis e próximas à capital paulista! Partiu?