Lugares para comer

Dia do Pão: conheça dez padarias em São Paulo que vendem muito mais que pãezinhos

13 de outubro de 2022

Costuma-se dizer que as padarias em São Paulo vendem de tudo, até pão! Parece brincadeira, mas há tempos esses estabelecimentos se transformaram em verdadeiros polos gastronômicos, oferecendo refeições variadas, do café da manhã ao jantar, além de sanduíches, pizzas e até bufê de sopas!

O Conexão123 fez uma seleção com as mais conhecidas e diferentes padarias em São Paulo. Vamos descobrir um pouco mais sobre elas? Vem com a gente! 

Você vai ler sobre

Quantas padarias existem em São Paulo?

Segundo historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, por volta de 3000 a.C. Naquela época, o pão era tão valioso que servia até como moeda de troca, inclusive para pagamento de salário aos trabalhadores.

No Brasil, a primeira delas teria surgido no Rio de Janeiro ou em São Vicente, no litoral paulista, mas os registros não são precisos. A padaria que ficou conhecida como a mais antiga do Brasil é a Santa Tereza, na região da Praça da Sé, em São Paulo. O lugar foi fundado em 1872! Sem dúvidas, uma das padarias em São Paulo mais interessantes para visitar.

Conheça dez padarias em São Paulo que vendem muito mais que pãezinhos | Panificadora Santa Tereza | Conexão123

Inaugurada em 1872, a Santa Tereza é uma das mais antigas do país | Foto: Divulgação

Em 2021, havia em todo o país 70.523 padarias, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Mais de 14 mil delas localizadas no estado de São Paulo. 

A partir do fim do anos 1990, as padarias começaram a oferecer produtos além da tradicional panificação, como vinhos e itens importados, rotisseria, refeições, entre muitas outras opções.  

A fim de conhecer as padarias, ou padocas, mais bacanas por lá? Partiu São Paulo! 

Padarias em São Paulo: as dez padocas mais conhecidas da capital paulista 

Na hora de decidir o que fazer em São Paulo, as padocas são uma mão na roda para  refeições ou apenas para descansar dos passeios e fazer um lanche rápido. Conheça também outros lugares para comer em SP.

Agora confira dez dicas de padarias em São Paulo que vão te deixar com água na boca!

Bella Paulista

A Bella Paulista foi inaugurada em 2002 com o objetivo de oferecer um ambiente único para os clientes e visitantes que estão na região da Avenida Paulista. O estabelecimento conta com atendimento 24 horas e opções para todas as refeições, do café da manhã ao jantar, além de café da tarde e happy hour.

No cardápio variado, as pizzas e sanduíches fazem sucesso, assim como os pratos à la carte e um bufê com sopas e acompanhamentos. No entanto, a especialidade da casa é, sem dúvida, o pão sempre fresquinho, 24 horas por dia. 

O local é bem movimentado, em todos os horários, o que pode provocar uma lista de espera para as mesas. A Bella Paulista é com certeza uma das padarias em São Paulo para ver e ser visto!

Localização: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César

Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas

Galeria dos Pães

Aberta 24 horas desde a sua inauguração, em 1999, essa padoca dos Jardins é a precursora do conceito de “superpadaria”. Outras tendências, como a do sanduíche de metro e o bufê de sopas, também nasceram por ali e ajudaram a consolidar a fama do lugar. Nos fins de semana, até 8 mil pessoas frequentam o espaço. 

Além de mais de 200 tipos de pães e uma vitrine de doces irresistível, a loja de 800 metros quadrados vende itens de hortifruti, ingredientes importados, queijos e embutidos de diversas procedências. Na adega, há 1.500 rótulos disponíveis.

Endereço: Rua Estados Unidos – 1.645, Jardim América

Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas

Conheça dez padarias em São Paulo que vendem muito mais que pãezinhos | Galeria dos Pães | Conexão123

A Galeria dos Pães serve café da manhã, almoço, conta com adega de vinho e serve pães e bolos

Panificadora Santa Tereza

Inaugurada em 1872, a padaria Santa Tereza é uma das mais antigas do país, além de famoso ponto de encontro e endereço gastronômico em São Paulo. 

Localizada no centro histórico, a Santa Tereza é a padoca mais tradicional da capital paulista. No seu espaço estão disponíveis mais de mil produtos, desde deliciosos pães e doces até pratos à la carte.

As iguarias mais pedidas são a coxa creme (coxa de frango envolta em massa de farinha e frita) e a canja de galinha, ambas servidas desde quando a padaria surgiu.

Localização: Praça Doutor João Mendes, 150 – Sé

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h; domingos, das 07h às 21h

Cepam

A Cepam é tão grande que parece até um supermercado. São 550 funcionários e 3 mil clientes por dia, número que costuma aumentar nos fins de semana e feriados. Em seus 2.100 metros quadrados, o público pode se servir do bufê de café da manhã, almoço e jantar. Extenso, o menu lista de tudo: sanduíches, porções, pizzas, temakis e pratos que vão de um simples PF (prato feito) a receitas com bacalhau.

A variedade se repete nas gôndolas e vitrines: há 11.200 produtos à venda, o que inclui todos os clássicos de padaria e uma gigantesca oferta de pães.

Endereço: Rua Ibitirama, 1.409 – Vila Prudente

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h

Conheça dez padarias em São Paulo que vendem muito mais que pãezinhos | CEPAM | Conexão123

O panettone salgado e as bombas recheadas são algumas das especiarias da padaria Cepam

Confeitaria Vera Cruz 

A padaria que está há quase 100 anos no Tatuapé serve os clientes no balcão. Quem procura uma refeição com sustância pode ir direto para a área do restaurante, cujo cardápio apresenta de pizzas a comida japonesa. 

Endereço: Avenida Celso Garcia, 3.784 – Tatuapé

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 23h

Carlo’s Bakery

A primeira loja brasileira da rede norte-americana de confeitaria Carlo’s Bakery e única a ser criada fora dos Estados Unidos fica em São Paulo, no bairro dos Jardins.

A origem centenária dessa padaria vem de uma família italiana, hoje representada por Buddy Valastro, um dos principais confeiteiros do mundo. Sem dúvidas, o sucesso mundial alcançado pela rede se deve principalmente ao reality show americano Cake Boss e aos famosos doces e bolos criados em cada episódio.

Endereço: Rua Bela Cintra, 2.182 – Jardim Paulista

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h

Conheça dez padarias em São Paulo que vendem muito mais que pãezinhos | Carlos Bakery | Conexão123

A Carlo’s Bakery é uma rede de confeitaria americana da família Valastro

Panificadora Ceci

Essa padoca, fundada em 1964, se destaca pelo café. A bebida é preparada a partir do blend de grãos 100% arábica desenvolvido pela Café do Centro, marca responsável por treinar a equipe do local. 

Entre os quitutes servidos, os preparos feitos pelos chapeiros chamam a atenção. Os atendentes fazem pães na chapa conforme o gosto do cliente: mais tostadinho, prensado, com requeijão… 

O balcão de frios chega a impressionantes 215 opções de queijos e embutidos.

Endereço: Avenida Afonso Mariano Fagundes, 1.350 – Planalto Paulista

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h30

Padaria e Confeitaria Palmeiras

Com mais de 100 anos de tradição, essa padaria em São Paulo ocupa uma esquina da Santa Cecília. No menu, salgados, pizzas e sanduíches, todos com grande quantidade de opções para variar o pedido. 

No almoço, servem de entrada pãozinho com maionese verde da casa. Um dos mais pedidos! Nos fins de semana, dá para aproveitar a visita a essa padoca para conhecer o Minhocão, que permanece fechado para os automóveis.

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 268, Santa Cecília

Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30 às 23h

Padaria 14 de Julho 

Mesmo num espaço pequeno, a Padaria 14 de Julho tem de tudo um pouco, uma verdadeira infinidade de queijos, linguiças, vinhos, antepastos, pães recheados, doces, massas e o autêntico e verdadeiro pão italiano. Localizada no Bixiga, como uma boa casa italiana, conforme é exigência da colônia, tudo está ao alcance dos olhos e também das mãos. 

Endereço: Rua 14 de Julho, 76 – Bixiga

Horário de funcionamento: segundas, das 12h30 às 20h; de terça a sábado, das 7h às 20h30; domingos, das 7h às 18h

Conheça dez padarias em São Paulo que vendem muito mais que pãezinhos | Padaria 14 de Julho | Conexão123

Mesmo num espaço pequeno, a Padaria 14 de Julho tem de tudo um pouco | Foto: Divulgação

St Chico

Uma das mais conhecidas padarias artesanais em São Paulo. Apresenta produtos bem característicos, como é o caso da massa, que pode ser a madre ou a levíssima ciabatta.

Também é possível encontrar o pão levain, de fermentação natural, e o 100% integral. Para quem está em busca de uma refeição leve durante qualquer horário do dia. Também são comercializados produtos de pequenos produtores nas prateleiras.

Endereço: Rua Fernão Dias, 461 – Pinheiros

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 20h; sábados, das 7h às 19h; domingos, das 7h às 18h

Bacanas as nossas dicas de padarias em São Paulo, né? Se estiver planejando uma viagem para a capital paulista, lembre-se de que a 123milhas tem os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.