Guia turístico

Saiba tudo sobre Cuiabá

22 de fevereiro de 2022

Você tem conhecimento sobre o que é o Centro Geodésico da América do Sul? Esse ponto fica exatamente no meio do continente, onde as distâncias norte, sul, leste e oeste se encontram. O marco está localizado na capital do Mato Grosso e é simbolizado por um obelisco. Saiba tudo sobre Cuiabá e planeje férias incríveis! 

 

Por que viajar para Cuiabá?

Por que viajar para Cuiabá? A cidade tem diversos atrativos e está perto da Chapada dos Guimarães e do Pantanal, dois lugares queridinhos dos ecoturistas. Dá para conhecer tudo numa única viagem e fazer um passeio completo pela região. 

Visite a Chapada dos Guimarães durante sua estadia em Cuiabá

A arquitetura do município também chama a atenção. As construções são majoritariamente coloniais, com algumas modificações, que passam a exibir os estilos neoclássico e eclético. O centro da cidade é repleto de sobrados históricos bem preservados, que atualmente abrigam museus e espaços culturais. 

Também há templos religiosos como a Igreja do Rosário e São Benedito, a Igreja do Bom Despacho e também a do Nosso Senhor dos Passos. Caminhar pelas ruas e travessas pode nos levar a uma jornada ao passado e é a oportunidade de conhecer os lugares charmosos de Cuiabá

A Igreja do Rosário e São Benedito foi construída em 1730 e é um dos lugares mais antigos da cidade

 

Melhor época para viajar 

Faz bastante calor em Cuiabá, e os termômetros podem chegar aos 40ºC no verão. Se você não for uma pessoa acostumada com altas temperaturas, é bom evitar essa época para aproveitar melhor a viagem. 

O período de chuvas vai de novembro a maio; essa também não é a época ideal para conhecer a região, já que dificulta os passeios à Chapada dos Guimarães e ao Pantanal. O ideal é ir entre junho e outubro, quando o tempo está mais seco e não faz tanto calor. 

 

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Cuiabá é o Marechal Rondon, no município de Várzea Grande (na região metropolitana). Está localizado a apenas 8 km do seu destino; então é bem tranquilo de chegar.

Você pode pegar um ônibus ou pedir um táxi ou também optar por um motorista de aplicativo para ir até onde está hospedado. Para conseguir se locomover bem pela cidade, porém, a dica é alugar um carro. Confira os melhores preços aqui

 

Fuso horário

Um ponto importante da viagem é saber as horas em Cuiabá. Mato Grosso não segue o mesmo fuso horário de Brasília e está 1 hora atrás. É melhor ajustar seu relógio, assim que chegar, para não confundir os horários. 

Ajuste seu relógio para o fuso horário de Mato Grosso

 

O que fazer em Cuiabá?

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha não pode ficar de fora do seu roteiro. O local foi construído no século XIX e foi responsável pelo abastecimento da cidade por mais de 140 anos. Com o aumento da população, houve necessidade de desativar a caixa d’água, para que outras alternativas de distribuição hídrica fossem implementadas. Em 2007, o espaço foi revitalizado e transformado em um museu, que conta a história de Cuiabá e informa sobre o funcionamento do local, com máquinas e peças. Há diversas fotos e pinturas da região, e vale a pena admirá-las!

A entrada é gratuita. O Museu abre de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados e domingos, das 9h às 17h. 

Conheça o interior de uma caixa d’água do século XIX

Conheça a arte de produtores locais na Casa do Artesão, parada obrigatória em Cuiabá. O espaço fica em uma antiga escola estadual, inaugurada em 1919. A estrutura arquitetônica foi mantida, com salas de aula e pátio interno. Veja lindas peças de artesanato da região, com trabalhos de cipó, fibras de tucumã, sementes, argila etc. É um ótimo lugar para comprar lembrancinhas de viagem! 

A Casa do Artesão funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e, aos sábados, das 7h45 às 13h.

Apoie o comércio da região comprando peças de artesãos locais

O cartão-postal de Cuiabá é o Parque Mãe Bonifácia – extensa área verde com 77 hectares e vegetação típica do Cerrado. Tem trilhas de caminhada, postos com equipamentos de academia, mirante, parquinho, centro de educação ambiental e praça cívica, além de banheiros. Lugar perfeito para brincar com crianças, descansar, fazer piquenique e praticar atividades físicas. Os pets são aceitos! 

O parque abre diariamente, das 6h às 18h. 

O Parque Mãe Bonifácio é uma área de preservação ambiental

 

Vida noturna em Cuiabá

A vida noturna de Cuiabá ocorre principalmente em duas praças, onde estão os bares mais movimentados. É nesse local que os moradores se reúnem, e os turistas podem curtir bastante a noitada. 

A Praça Popular é a zona boêmia, onde estão os estabelecimentos mais descolados com música ao vivo. Os mais famosos são: o Ditado Popular, o Boteco 065 e o Cerveja de Garrafa.

Na Praça da Mandioca, estão os bares mais baratos e descontraídos, frequentados majoritariamente por jovens e por universitários. A região é conhecida como a “Lapa Cuiabana”. O Bar do Bigode, o Mandioca Pub e o Fuzuê Bar são os mais populares. 

Se você gosta de viajar para conhecer novas pessoas e curtir as noites nas cidades, não deixe de conferir os melhores destinos de viagens para solteiros. 

 

Quanto custa viajar a Cuiabá?

Cuiabá é um destino econômico. Há diversas atrações gratuitas, hospedagens baratas e você consegue gastar pouco na alimentação se o seu orçamento for apertado. Considerando as três refeições principais, os valores por dia ficam entre R$ 52,80 e R$ 150. As escolhas de restaurantes dependem do quanto você pode gastar. 

Os passeios mais caros são para a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, já que é necessário ir a outra cidade e contratar um guia. São as duas únicas despesas maiores; porém, considerando que você já investiu nas passagens aéreas e na hospedagem. Confira aqui algumas dicas de hotel em Cuiabá

 

Águas termais

Já ouviu falar nas águas quentes de Cuiabá? O Mato Grosso tem diversos pontos com águas termais, com temperaturas entre 37ºC e 42ºC. As piscinas aquecidas são muito relaxantes e propiciam a sensação de bem-estar ao corpo.

Diversas cidades próximas à capital mato-grossense oferecem esse tipo de lazer. É uma ótima ideia para incrementar o roteiro de viagem! Algumas opções são: Santo Antônio do Leverger (a 89 km de distância), Jaciara (a 147 km de distância) e Juscimeira (a 155 km de distância). 

Se você gosta de passeios tranquilos, confira algumas sugestões de destinos para relaxar. 

Descobriu por que você deve viajar a Cuiabá? Aproveite para verificar mais informações sobre os pontos turísticos da cidade.