Lugares para conhecer

Chapada dos Guimarães: curiosidades sobre a cidade que completa 69 anos

31 de julho de 2022

Situada no estado de Mato Grosso, a cerca de 70 km de Cuiabá, capital do estado, Chapada dos Guimarães é reduto de imensa beleza natural e agraciada pelo bioma do Cerrado. 

Nascentes, cachoeiras, cânions, corredeiras e paredões compõem as paisagens encontradas na cidade mato-grossense. Com população estimada em 22.500 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE (2021), o município é buscado pelos viajantes interessados no turismo ecológico

Inclusive, o principal atrativo da região é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, local onde é possível se conectar com a natureza através das quedas d’água, cavernas, lagoas e trilhas em meio à mata nativa. 

Motivos para visitar o destino do Centro-Oeste brasileiro não faltam! Por isso, em razão do aniversário de 69 anos do município, celebrado em 31 de julho, o Conexão123 reuniu curiosidades sobre a Chapada dos Guimarães (MT) como forma de homenagear a riqueza local. 

Você vai ler sobre

Você sabe a origem do nome Chapada dos Guimarães?

Antes de se chamar Chapada dos Guimarães, o município do estado de Mato Grosso recebeu outros nomes, o primeiro foi Sant′Ana da Chapada, referente à célebre missão dos jesuítas a comando do padre Estevão de Castro. Mais tarde, outro nome: Chapada de Cuiabá. 

Chapada é um termo da geografia e da geologia usado para denominar uma área de terra elevada, de dimensões consideráveis, com topo relativamente ou essencialmente plano. Essas são as características que definem o relevo da região, o que explica o fato da nomenclatura sempre ter sido utilizada.

O nome “Guimarães” foi introduzido na cidade não muito depois, pelo Capitão-General Luíz Pinto de Souza Coutinho, Visconde de Balsemão, que governava a Capitania de Mato Grosso. Ele foi o responsável por  batizar a cidade como Sant′Ana da Chapada de Guimarães, ao acatar uma sugestão dos portugueses da cidade de Guimarães. 

Outra fonte diz que a denominação é uma homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Capitão-General Luíz. 

Em 1943, o distrito recebeu a nomenclatura de Chapada dos Guimarães. Em 1953, foi elevado à categoria de município.

Chapada dos Guimarães: curiosidades sobre a cidade que completa 69 anos | Placa de entrada de Chapada dos Guimarães | Conexão123

A Chapada dos Guimarães foi elevada ao status de cidade em 1953

A Chapada dos Guimarães já foi considerada a maior cidade do mundo 

A Chapada já foi considerada como o maior município do globo, em extensão, com  aproximadamente 270 mil km². Isso mesmo! 

Após ser desmembrado, o território deu origem a outras cidades mato-grossenses, como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outras. Atualmente, a extensão territorial do município é de cerca de 6.600 km², de acordo com dados estimados do IBGE (2021). 

A Chapada dos Guimarães acolhe uma importante unidade de conservação do Brasil 

Situado entre os municípios de Cuiabá (35%) e Chapada dos Guimarães (65%), o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma importante unidade de conservação, criada em 1989, pelo governo federal. 

A fundação do parque teve por objetivo proteger a fauna e a flora nativas do bioma do Cerrado, além consolidar o espaço como um local de pesquisa e educação ambiental. Ao todo, 32.630 hectares acolhem ecossistemas regionais, recursos naturais e sítios arqueológicos. 

O parque tornou-se um dos cartões-postais de Chapada dos Guimarães por abrigar cachoeiras, trilhas, mirantes, paredões e outros aspectos do bioma do Cerrado brasileiro. 

No interior do ponto turístico, é possível encontrar nascentes de rios formadores do Pantanal, especialmente os córregos e rios da bacia do Coxipó, responsável pelo abastecimento de água da população de Cuiabá. 

Por lá, o viajante convive com 659 espécies de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além disso, há mais de 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado, onde há distintas formações geológicas, incluindo ainda áreas de origem desértica e marinha. Por esse motivo, dizem que a Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.  

Hoje, destaca-se também o relevo da localidade, com grandes encostas de arenito vermelho que vão de 600 a 800 metros de altitude.

Aos turistas de plantão, o parque funciona todos os dias, das 8h30 às 16h, e a entrada é gratuita.

Chapada dos Guimarães: curiosidades sobre a cidade que completa 69 anos | Parque Nacional da Chapada dos Guimarães | Conexão123

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é o principal atrativo da região

Chapada dos Guimarães: conhecida como “farmácia a céu aberto”

Pertencente ao bioma do Cerrado, a Chapada dos Guimarães é conhecida também por ser uma “farmácia a céu aberto”, por conta da enorme variedade de plantas com propriedades curativas oferecida por esse riquíssimo ecossistema brasileiro. 

Na região, o visitante encontra centenas de ervas medicinais ameaçadas de extinção. A flora típica do território é composta por plantas que podem ser utilizadas na naturopatia, ou seja, uma medicina alternativa.  

Algumas espécies de plantas medicinais podem ser encontradas no Horto Florestal de Chapada dos Guimarães, entre as opções, estão: carqueja, cavalinha, boldo, hortelã-japonesa, erva-baleeira, poejo, citronela, mirra, cidreira, anador, losna e gengibre. 

Chapada dos Guimarães: abrigo de uma das igrejas mais antigas do Mato Grosso

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em razão de sua importância cultural, a Igreja Nossa Senhora de Santana foi construída em estilo barroco, em 1779. A edificação religiosa é considerada a mais antiga de Mato Grosso e considerada a última remanescente do barroco no estado. 

Chapada dos Guimarães: curiosidades sobre a cidade que completa 69 anos | Placa de entrada de Chapada dos Guimarães | Conexão123

A Igreja Nossa Senhora de Santana foi construída em 1779 | Foto: Karla F. Paiva

Com altar pintado a ouro, ainda conservado, o interior da igreja tem grande valor. O espaço interno foi adornado com retábulos ornamentados, carinhas de anjos, folhas e flores entalhadas na madeira com policromia e aplicações douradas. 

Gostou das curiosidades que o Conexão123 preparou para essa celebração especial do aniversário de Chapada dos Guimarães

Aproveite para conhecer de pertinho todos os atrativos naturais em uma viagem incrível! Para isso, conte com a 123milhas para garantir as melhores condições de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem!