Lugares para conhecer

Tem que conhecer em Salvador

13 de novembro de 2021

Algumas pessoas não sabem, mas Salvador foi a primeira capital do Brasil. A cidade se manteve como centro administrativo brasileiro de 1549 a 1763. Assim, foi a partir desse pedacinho maravilhoso na Bahia que o país foi crescendo. Vem com a gente descobrir tudo o que você tem que conhecer em Salvador!

A miscigenação entre indígenas, africanos e portugueses desde os primórdios da colonização resultou em uma cultura rica, com pluralidade religiosa e diversidade artística. Todos esses aspectos, unidos ao clima tropical, tornam este destino uma cidade única, alegre e com muita história para contar.

Incríveis praias, bens históricos, cultura e arte moderna e tudo o mais que for alegre e contagiante você vai encontrar na capital baiana! Quer saber o que é imperdível e você tem que conhecer em Salvador? Confira as dicas neste post.

Praias

Já que estamos falando sobre um dos mais lindos destinos do nordeste brasileiro, vamos logo começar com as melhores praias de Salvador?

A capital da Bahia tem as mais diversas e incríveis praias do litoral do Brasil. Esse paraíso de águas e pé na areia com muito axé contagia qualquer um e realmente vale a sua visita. Quer ver? Vem com a gente!

Praia Porto da Barra

A Praia Porto da Barra é a queridinha de moradores e turistas em Salvador. A localização deslumbrante, na entrada da Bahia de Todos os Santos, e o maravilhoso forte colonial branco chama bastante atenção. Por isso mesmo esse ponto foi listado pelo jornal britânico The Guardian como a terceira melhor praia do mundo!

Por ser uma baía, a água é calma e morna, perfeita para mergulhos no mar em meio às velhas paredes de pedra do porto. Vôlei de praia, futebol, entre outras práticas de esportes náuticos também são vistas por lá.

 

A praia de Porto da Barra é um dos belos pontos do litoral de Salvador, na Bahia.

 

Para quem for passar o dia, a dica é esperar pelo pôr-do-sol, que é lindíssimo! Esse é um dos poucos lugares dos mais de sete mil quilômetros de costa litorânea no Brasil onde o sol é poente sobre o mar. Assim, a vista privilegiada da praia Porto da Barra é daquelas de tirar o fôlego, sabe?

Então, já entendeu né? Para viver uma experiência como essa, tem que conhecer o Porto da Barra em Salvador!
O pôr-do-sol no Porto da Barra é um detalhe singular de se ver em Salvador.

 

O pôr-do-sol no Porto da Barra é um detalhe singular de se ver em Salvador.

 

Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo, na divisa de Salvador com o município de Lauro de Freitas, é um lugar paradisíaco mais afastado das áreas movimentadas da capital. Com água do mar de cor azulada, ampla faixa de areia amarela e muitos coqueiros, ela vai conquistar seu coração e te fazer não querer ir embora!

Por lá existe uma excelente estrutura para turistas, com mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e quiosques com ótimos petiscos e bebidas baianas.

O mar com arrecifes (formações rochosas) é mais forte e com ótimas ondas, o que acaba atraindo surfistas que buscam por águas agitadas. Partiu Praia do Flamengo?

 

A Praia do Flamengo é uma das mais tranquilas nos arredores de Salvador.

 

Praia de Itapuã

Outro lugar que você tem que conhecer em Salvador é a Praia de Itapuã. Com o mar esverdeado, areia clara e coqueiros altos, ela é uma das favoritas dos baianos, sendo também uma boa escolha para quem gosta de esportes, como vôlei e frescobol.

Na orla, o playground também garante muita diversão para as crianças. Já o mirante proporciona uma ótima vista!
Aproveite a visita para conhecer a Sereia de Itapuã, uma escultura do artista Mário Cravo que representa Iemanjá e homenageia os pescadores.

É como escreveu Vinicius de Moraes: “é bom passar uma tarde em Itapoã / Ao sol que arde em Itapuã / Ouvindo o mar de Itapuã / Falar de amor em Itapuã”.

 

A Praia de Itapuã é cenário para belas fotos e inspiração para canções no Brasil.

Mata de São João

A pouco mais de uma hora de carro do centro de Salvador, a Mata de São João é um destino imperdível na Bahia. O município tem uma geografia privilegiada, com belezas naturais de cair o queixo de tão lindas, incluindo as praias de Costa do Sauípe!

Além disso, por lá são desenvolvidos alguns projetos de preservação e proteção de espécies marinhas como as tartarugas e as baleias jubartes. Bora conhecer mais sobre essa cidadezinha que é a mais importante do litoral norte da Bahia?

Praia do Forte

A vila da Praia do Forte é a principal da Mata de São João. O local é um dos pontos mais visitados da região, tanto pelo clima quente e úmido, quanto pela vegetação de floresta, restingas e manguezais típicas da pequena cidade.

Além de belas praias, o conjunto da Praça São Francisco de Assis e as diversas opções de compras e gastronomia fazem desse cantinho um destino super especial para se visitar!

 

A beleza e o encanto da Praia do Forte, em Mata de São João, Bahia.

 

Outra impressionante atração nos arredores da Praia do Forte são as ruínas do Castelo de Garcia D’Ávila ou Casa de Torre. Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, o castelo é um monumento histórico com características feudais erguido em 1551.

Era basicamente um tipo de mansão, com extenso território ao redor, usado principalmente para a pecuária. As ruínas do castelo foram restauradas e tombadas no século XX. Atualmente, compõem um parque histórico e cultural, onde há uma maquete do castelo e salas de exposições históricas e arqueológicas.

 

O vistoso Castelo de Garcia D’Ávila!

 

Uma curiosidade é que a Praia do Forte é também território de uma das organizações de proteção marítima mais importantes do mundo! O Projeto Tamar chegou no pequeno vilarejo em 1982, quando ainda não havia eletricidade e apenas 500 moradores residiam no local.

Desde então, em conjunto com os saberes de quem já era de lá, muitas ações de pesquisa e preservação das tartarugas marinhas foram desenvolvidas e atraem olhares do mundo todo.

Se você quiser ser “biólogo por um dia” no projeto Tamar, o centro de visitantes oferece um serviço de interação segura. É uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter com a linda natureza presente na Bahia.

 

Diversas etapas do ciclo de vida das tartarugas marinhas são um encanto na paisagem baiana.

 

E não para por aí! O projeto do Instituto Baleia Jubarte, na Praia do Forte, também recebe visitantes e é outra iniciativa incrível de proteção ambiental.

Os espaços “Baleia Jubarte” e “Ilhas Interpretativas” levam muito conhecimento sobre o universo das baleias e sua conservação na vila.

De uma maneira divertida, você vai poder viver uma imersão no mundo dessas espécies, com painéis interativos, esqueletos, réplicas em tamanho natural e tudo mais que estiver relacionado a baleias-jubartes!

 

A incrível observação de baleias jubartes na Praia do Forte.

 

Costa do Sauípe

Mais conhecida até do que a própria região de Mata de São João é a Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia. Esse pedacinho de paraíso brasileiro fica na pequena cidade e é fundamental para o turismo na região.

Neste pedaço, muitos serviços de praia e impressionantes hotéis e resorts fazem a cabeça de turistas nacionais e estrangeiros. Um diferencial é que na Costa do Sauípe existem algumas opções de espaço dedicados ao entretenimento de crianças. Ou seja, diversão garantida em família!

Ah! E sabe qual é a melhor parte? Não existe baixa temporada na Costa do Sauípe. Em todas as estações do ano, até mesmo durante a época de chuvas, entre abril e julho, é possível aproveitar as maravilhas desse recanto.

 

As belezas naturais dos cantinhos da Costa do Sauípe.

Pelourinho

O Pelourinho é um dos lugares mais famosos de Salvador e, por isso também, é chamado de o coração da cidade!

Localizado no Centro Histórico, o bairro é caracterizado pela arquitetura colonial do barroco brasileiro. Ruas estreitas, calçamento em paralelepípedos e muita animação com os tambores mais emocionantes do Brasil.

Por lá, você encontra bares, lojas, centros culturais, museus, igrejas e outros pontos inacreditáveis da história e cultura brasileira.

Visitar o Pelourinho é respirar história e ver como as diferentes manifestações artísticas e religiosas se apresentam e se misturam entre os moradores neste espaço. Bora para o Pelourinho!?

 

As ladeiras do Pelourinho são as mais coloridas e importantes do Brasil.

 

Igreja e Convento de São Francisco

Você sabia que a Igreja e o Convento de São Francisco são considerados uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo?

Pois é, esses dois monumentos se destacam pela arquitetura barroca e a riqueza de suas construções. A decoração interna é exuberante e com muitos detalhes. Estima-se que 800 quilos de ouro foram usados nos ornamentos.

Ainda, há um painel feito em azulejos vindos de Lisboa que conta a história de São Francisco de Assis, além de várias outras obras e pinturas sacras importantes na história. É incrível ver de perto!

 

O impressionante altar da Igreja e Convento de São Francisco.

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Outro santuário no Pelourinho que vale a pena visitar é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O templo fundado por uma das primeiras irmandades de homens negros do Brasil foi formalmente constituído em 1615.

A arquitetura externa segue o estilo rococó, enquanto o interior conta com altares neoclássicos e imagens sacras coloniais.

Além das misturas de decoração, a igreja também é símbolo da fusão de diferentes religiões na Bahia. Para se ter ideia, as músicas usadas nas missas foram inspiradas nos ritmos tocados no candomblé e alguns cultos contam até com instrumentos de percussão.

 

Arabescos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

 

Fundação Casa de Jorge Amado

Inclua a Fundação Casa de Jorge Amado na lista de pontos especiais para ir à região do Pelourinho. Dessa forma, você vai poder embarcar em uma viagem pela vida e obra desse importante autor da literatura brasileira e de sua esposa, Zélia Gattai, igualmente relevante para a cultura e arte do nosso país.

A parte do museu possui um vasto acervo com fotografias, documentos, correspondências, textos originais e outros materiais impressionantes da obra de Jorge Amado!

Além de preservar a memória do escritor, que fez do Pelourinho cenário para diversas de suas histórias, a fundação tem o objetivo de promover debates, pesquisas e oficinas. Por isso, o lugar também abre espaço para que outros autores baianos promovam suas obras.

 

A bela e colorida fachada da Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho.

 

Monumento da Cruz Caída

O Monumento da Cruz Caída é outra obra do artista Mário Cravo, no Pelourinho, para a capital baiana. A escultura de 12 metros de altura fica no local em que estava a Igreja da Sé, construída em 1553 e demolida em 1933.

O monumento oferece uma bela vista para o mar e é um dos cartões postais de Salvador.

 

A bela imagem das cruzes caídas atraem olhares em Salvador.

 

Casa do Olodum

Um dos lugares que você tem que conhecer em Salvador é a Casa do Olodum. Neste espaço, você pode aproveitar e comprar roupas, instrumentos, artigos de decoração e recordações da marca oficial da escola de tambores mais famosa do Brasil.

No segundo andar, o auditório Nelson Mandela é espaço para palestras, apresentações culturais, workshops e rodas de conversa voltadas às lutas pelos direitos da população afro-brasileira.

 

As cores e o ritmo do Olodum trazem encanto para as ladeiras do Pelourinho.

 

Elevador Lacerda

No centro de Salvador, o Elevador Lacerda faz parte do sistema de transportes públicos da cidade e foi o primeiro elevador urbano do mundo! A estrutura possui 72 metros de altura, com duas torres e quatro cabines, e liga a Cidade Alta à Cidade Baixa.

O percurso dura cerca de 30 segundos. É um passeio interessante e que oferece uma belíssima vista do alto da cidade.

 

A vista do Elevador Lacerda para a Baía de Todos os Santos é um espetáculo!

 

Mercado Modelo

Descendo do Elevador Lacerda, você chega ao bairro do Comércio, onde fica o Mercado Modelo, um centro comercial com mais de 250 lojas de artesanato. Um excelente lugar para comprar lembrancinhas da viagem e conhecer mais da arte e cultura de Salvador.

No segundo andar, muitos bares e restaurantes com pratos típicos. Aproveite para experimentar cocadas e bolos deliciosos. Vale a visita!

 

Mercado Modelo atrai os turistas do Elevador Lacerda em Salvador

 

Farol da Barra

O Farol da Barra fica no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro construído no Brasil, em 1536. A torre tem 22 metros de altura, e é possível chegar ao topo subindo uma escadaria.

O local oferece uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos e um pôr do sol espetacular! No complexo, também há o Museu Náutico, que conta com um grande acervo de acessórios de navegação e objetos encontrados no fundo do mar.

 

O Farol da Barra fica no Forte de Santo Antônio da Barra.

 

Morro do Cristo

O Morro do Cristo oferece uma das vistas mais bonitas de Salvador, diretamente para o Farol da Barra. O ponto turístico abriga uma estátua de Cristo, feita pelo artista italiano Pasquale De Chirico.

Com um extenso gramado e palmeiras altas, o espaço é perfeito para descansar, tirar belas fotos e brincar.

 

O Morro de Santo Cristo é um ponto estratégico para perceber a exuberância de Salvador.

 

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um dos pontos turísticos mais visitados em Salvador. Conhecido pelas coloridas fitas do Bonfim, o cartão postal atrai milhares de pessoas, independente da religião.

O interior do templo é muito rico em detalhes, artes sacras e paineis de azulejo. No segundo piso, há um museu com móveis, documentos, artefatos, roupas e presentes de fiéis.

Por isso, tem que conhecer a Igreja do Bonfim em Salvador e fazer o tradicional pedido com as fitinhas! Essa também é uma lembrança singular para presentear aqueles ao qual você deseja que coisas boas aconteçam.

 

O colorido e as crenças em torno das fitas do Bonfim são singulares da cidade de Salvador.

 

H2: Museu de Arte Moderna da Bahia

Quem gosta de arte contemporânea não pode deixar de visitar o Museu de Arte Moderna da Bahia, localizado no complexo do Solar do Unhão! O espaço apresenta exposições itinerantes de obras nacionais e internacionais e também possui uma série de obras fixas de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho.

Além das obras, você pode assistir a algum filme alternativo no “Cinema do Museu”, tomar um café ou aproveitar o pátio. Em alguns dias, há programações gratuitas como aulas de yoga e workshops de pintura.

 

A maravilhosa arquitetura do Museu de Arte Moderna da Bahia.

 

Aproveitando a ida ao museu, visite todo o complexo Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico com palacete, cais privativo, capela, senzala, aqueduto, chafariz e alambique.

Se estiver no horário do almoço, não deixe de ir ao restaurante do complexo para saborear pratos típicos da cidade.
A vista deste ponto do Solar do Unhão é espetacular!

 

A vista deste ponto do Solar do Unhão é espetacular!

Viu só quanta coisa espetacular há para conhecer em Salvador? A capital baiana é um destino com muita arte, cultura e história, que recebe os turistas sempre de braços abertos e com muita animação. Difícil mesmo é escolher qual lugar você visitará primeiro.

Então, anote as dicas aí e vem com a 123Milhas! Descubra, agora, as melhores hospedagens onde você tem que ficar em Salvador e não perca mais nada desse paraíso.