Lugares para conhecer

O que fazer na Ilha do Mel (PR): pontos turísticos e passeios

4 de novembro de 2022

Localizada na Baía de Paranaguá, no estado do Paraná, a Ilha do Mel é um charmoso destino turístico a 120 km da capital, Curitiba. A região dispõe de atrações relaxantes e locais para atividades ligadas a esportes e lazer para viajantes de todas as idades, além das lindas praias de tirar o fôlego. 

Descubra o que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios com o Conexão123 e comece a preparar as malas rumo ao paraíso tropical sulista. 

Você vai ler sobre

Principais atrações na Ilha do Mel

Se você gosta de relaxar à beira-mar aproveitando um delicioso drinque refrescante, a Ilha do Mel pode ser o destino ideal para sua próxima viagem. A região conta com mais de 30 opções de praias, desde as mais movimentadas, como a Praia de Encantadas, até as mais reservadas e com ondas agitadas, como a Praia Grande, adorada pelos surfistas. 

Os passeios de barco são perfeitos para quem busca conhecer os points mais famosos da ilha. Conduzidas por marinheiros experientes, as embarcações cruzam cenários paradisíacos e te levam até a Baía dos Golfinhos, lugar onde é possível admirar os mamíferos marinhos nadando bem de pertinho. 

Tombada como Patrimônio Histórico do estado em 1975, a Ilha do Mel tem pontos turísticos que narram a história da região, como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. 

A preservação da fauna e da flora também é um atrativo turístico. O conjunto de mar, morros, manguezais, brejos e restingas da Mata Atlântica surpreende e encanta os turistas. Para proteger tamanha biodiversidade, o acesso à ilha é limitado e não é permitida a circulação de carros e ônibus. 

Descubra mais sobre os pontos turísticos da Ilha do Mel e como fazer para visitá-los! 

O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios | Pesca | Conexão123

A pesca é uma atividade comum na Ilha do Mel

O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos

Os pontos turísticos da Ilha do Mel preenchem os roteiros de viagem com beleza e conhecimento. Durante o período colonial, a região litorânea passou a fazer parte da Baía de Paranaguá, servindo como zona de defesa, devido à sua posição estratégica. Conheça mais sobre o passado militar da ilha! 

Farol das Conchas

Construído em 1872, o Farol das Conchas está localizado no topo do Morro das Conchas. Para chegar ao ponto, você pode desembarcar na vila de Nova Brasília e caminhar por dez minutos ou percorrer uma trilha de duas horas a partir da Vila de Encantadas. Em seguida, é preciso subir uma escadaria com 150 degraus, com o apoio de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. 

Após o fim da caminhada, você sente que o seu esforço foi recompensado, ao contemplar a Praia do Farol, de um lado, e, de outro, a Praia de Fora. O monumento foi edificado por Dom Pedro II e construído com materiais trazidos da Escócia.  

Não é permitida a visitação ao interior do farol, porém a vista que Morro das Conchas proporciona e a arquitetura da obra valem a pena. Em certas épocas do ano, inclusive, você pode avistar golfinhos nadando na Baía de Paranaguá, um espetáculo da natureza que ficará gravado eternamente na sua memória. 

O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios | Golfinhos | Conexão123

Assistir os golfinhos é uma dos passeios mais divertidos na Ilha do Mel

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também conhecida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, é um importante monumento histórico da Ilha do Mel, construído entre 1767 e 1769. 

Localizado na Praia da Fortaleza, no sopé do Morro da Baleia, o forte foi erguido para proteger a Baía de Paranaguá dos ataques espanhóis, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.

A visita guiada à construção passa por salas que serviram como celas de um presídio e pela Casa do Comandante. Na área externa, ficam expostos canhões e artigos militares dos séculos XVIII e XIX. 

O acesso à fortificação pode ser feito por meio de uma caminhada tranquila de cerca de uma hora pela praia durante a maré baixa, partindo da Vila Nova Brasília. Quando a maré está alta, o indicado é seguir o trajeto de barco, em um passeio que dura apenas 15 minutos. A trilha da Praia de Encantadas é uma rota mais desafiadora, que dura, em média, duas horas e meia. 

O que fazer na Ilha do Mel: praias

As praias da Ilha do Mel são de uma beleza deslumbrante. A preservação da natureza garante paisagens naturais que emocionam, num ecossistema com litoral de costões rochosos, áreas de preservação marinha e importantes setores associados à floresta de restinga. Saiba quais praias adicionar ao seu roteiro de viagem. 

Praia de Encantadas

A Praia de Encantadas é, com certeza, a mais movimentada da Ilha do Mel e oferece aos viajantes estrutura de bares, quiosques e restaurantes para quem deseja passar o dia relaxando à beira-mar. Além disso, a região dispõe de excelentes opções de hotéis e pousadas e é muito procurada pelos turistas que buscam onde se hospedar. 

A água é cristalina e a areia superfininha, o que facilita as caminhadas rumo aos pontos ou atrações turísticas e a prática de esportes. O ambiente é familiar e bem descontraído. As ondas são leves e a maré é baixa, então, as crianças podem divertir-se com segurança no mar. 

A Praia de Encantadas também é um caminho para se chegar à Gruta das Encantadas, uma das principais atrações turísticas da Ilha do Mel. A trilha dura, em média, 15 minutos e é bem tranquila.

Localizada na parte sul da ilha, a Gruta das Encantadas é um patrimônio natural formado por uma fenda num paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso dos viajantes, há uma passarela de madeira que leva até a entrada da gruta. E fique atento: o acesso ao local depende das marés! 

O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios | Praia de Encantadas | Conexão123

A Praia de Encantadas é caminho para a Gruta de Encantadas

Praia Grande

Em busca de um lugar calmo e reservado? A Praia Grande é perfeita para relaxar durante o fim de semana. Muito frequentada por fãs de natureza e amantes do ecoturismo, ela é querida pelos surfistas, que desafiam as grandes ondas e agitadas águas. 

A 2,1 km da Praia do Miguel, o acesso pode ser feito por uma trilha que sai da Praia de Encantadas, beira a costa e termina na Praia Grande. A faixa de areia deste recanto é larga e dourada, as águas são próprias para banho e os morros, ricos em vegetação nativa, emolduram a paisagem. 

Por causa da estrutura diminuta, não existem muitos estabelecimentos na região. Então, lembre-se de levar água, alimento e protetor solar, e recolher os resíduos antes de deixar a praia. 

O que fazer na Ilha Grande: passeios

Os passeios na Ilha do Mel são perfeitos para se conectar com a imensidão da natureza da região. A bordo de uma embarcação, aproveite a programação turística que passa pelos principais pontos da região litorânea. Os preços e os horários variam de acordo com as agências, então, acompanhe como visitar e o que conhecer na Ilha do Mel

Passeios de barco

Os melhores passeios da Ilha do Mel são os de barco, que percorrem as mais lindas praias e pontos turísticos da região e também algumas atrações próximas à cidade. 

Na ilha, os pontos de embarque são os trapiches da Praia de Encantadas e Nova Brasília. Os grupos podem variar entre quatro e dezesseis pessoas, de acordo com o tamanho da embarcação e a rota do passeio.

Os barcos costumam circundar a ilha e passam por todas as praias do mar de fora e de dentro, incluindo uma parada em frente à Gruta das Encantadas para fotos e uma volta pela Baía de Paranaguá, em que é possível ver os golfinhos nadando bem próximo aos barcos.  

Durante o caminho, são oferecidas frutas frescas e água para os visitantes se manterem hidratados. O preço para fazer esse passeio custa, em média, R$ 120 por adulto e R$ 100 para crianças de 3 a 6 anos de idade. Os horários devem ser verificados com antecedência, mas a grande maioria dos passeios parte no período da manhã.

O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios | Passeio de barco | Conexão123

Os passeios de barco são parada obrigatória na Ilha do Mel

Andar de bicicleta pelos vilarejos

As vilas oferecem diversão e entretenimento desde manhãzinha até a madrugada. Durante o dia, curta uma praia relaxante e depois, a bordo de uma bicicleta, conheça as regiões mais próximas. Ali estão os melhores restaurantes da Ilha do Mel, que servem pratos típicos e com frutos do mar que são de comer rezando. 

Além disso, na maioria dos estabelecimentos há apresentações ao vivo de cantores locais que embalam o ambiente noite adentro. A hospitalidade dos moradores e o clima de férias formam o cenário perfeito para quem busca um lugar para relaxar. 

A “atmosfera” da região de Encantadas é mais roots e conta com lugares mais rústicos e despojados, como a  Pousada Caraguatá, excelente hospedagem localizada nessa área. E se você busca um pouco mais de sofisticação vai gostar dos restaurantes de Nova Brasília. 

Conheça de perto essas belezas naturais e complemente sua lista de viagens com mais um destino! A 123milhas te ajuda a conhecer o mundo todo com ótimas condições de passagem e hospedagem.

Localizada na Baía de Paranaguá, no estado do Paraná, a Ilha do Mel é um charmoso destino turístico a 120 km da capital, Curitiba. A região dispõe de atrações relaxantes e locais para atividades ligadas a esportes e lazer para viajantes de todas as idades, além das lindas praias de tirar o fôlego. 

Descubra o que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios com o Conexão123 e comece a preparar as malas rumo ao paraíso tropical sulista. 

RESPOSTAS123

Em dias mais frios, aproveite para curtir a cena gastronômica da ilha e faça uma visita aos pontos turísticos históricos do lugar, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

As noites na Ilha do Mel são agitadas e cheias de alegria. Não deixe de conhecer os vilarejos:

  • Nova Brasília
  • Fortaleza
  • Encantadas