Guia turístico

Principais destinos para ver golfinhos no Brasil

10 de abril de 2022

O sonho de avistar os pequenos mamíferos mais carismáticos dos rios e oceanos pode estar mais perto de acontecer do que você imagina. O ambiente aquático brasileiro apresenta pontos com visual deslumbrante e condições ideais para a sobrevivência desses seres adoráveis. Neste texto, confira os principais destinos para ver e nadar com golfinhos no Brasil!

Descubra os grupos mais famosos de golfinhos no nordeste e sudeste brasileiro!

 

Existem golfinhos no Brasil?

Os golfinhos são mamíferos aquáticos caracterizados pelo corpo em formato hidrodinâmico e focinho arredondado. De acordo com as principais organizações de pesquisa e proteção ao animal, até então existem 37 espécies identificadas no mundo. A maior parte vive em água salgada e quatro são de água doce. 

No Brasil, o boto-cor-de-rosa, a toninha, o tucuxi, o boto-cinza, o golfinho-nariz-de-garrafa e o golfinho-rotador são os tipos mais encontrados. As regiões no território nacional onde eles se concentram são na parte norte, nordeste e sudeste do país.

Nesta última área há um destaque para visualização de golfinhos na costa litorânea dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas bacias dos rios Amazonas e Solimões, os botos rosas são presenças conhecidas. 

As criaturas atraem muitos olhares para a biodiversidade da fauna fluvial no norte brasileiro. Também, integram a simbologia folclórica que permeia a região. Já no nordeste as espécies de boto cinza chamam atenção com seus saltos ornamentais e a comunicação marcada pela acústica dos assobios.

 

É seguro nadar com golfinhos?

Segundo a organização World Animal Protection, nadar com golfinhos não é tão seguro para a sua família e nem para os bichinhos. Apesar de parecerem estar sempre sorrindo, devido ao formato do rosto, os pequenos mamíferos são considerados animais selvagens, por isso é preciso ter muito cuidado.

Pelas características predatórias, os golfinhos podem ser ameaçadores para outros animais, humanos e até consigo mesmos. Isso não quer dizer que você será atacado pelo animal simplesmente ao se aproximar. Contudo, criados de forma adequada, em ambientes livres, ele pode sim se tornar mais agressivo.

Respeite os espaços e os limites dos golfinhos. Ainda, evite frequentar cativeiros onde é possível nadar com os bichos. Tal ação é extremamente desfavorável para o desenvolvimento deles e também prejudica a conservação das espécies no planeta. 

Conheça, a seguir, os principais destinos para ver golfinhos no Brasil e tenha uma experiência inesquecível e consciente ao lado desses animais!

 

Onde encontrar golfinhos no Brasil?

Fernando de Noronha (Pernambuco)

Em uma área inteiramente destinada à contemplação dos mamíferos aquáticos, a Baía dos Golfinhos, no Parque Nacional Marinho, em Fernando de Noronha, é uma das mais importantes do Brasil. O destino é um arquipélago vulcânico, com um inigualável conjunto de ilhas, e um dos mais mágicos de toda a costa brasileira. 

Imagine só ainda encontrar, entre o mirante e a Praia do Sancho, em Noronha, um imenso mar azul repleto de golfinhos? É exatamente isso que os visitantes conseguem, principalmente por causa do Projeto Golfinho Rotador, que é responsável por organizar uma rota de observação da espécie. O objetivo é possibilitar o envolvimento comunitário, além de chamar a atenção para a conservação dos animais e da biodiversidade marinha de Fernando de Noronha. O projeto também desenvolve ações de pesquisa e educação ambiental.

A Baía dos Golfinhos, em Fernando de Noronha, é considerada o maior aquário natural do mundo em animais dessa espécie

O acesso até os golfinhos rotadores de Noronha é feito apenas de barco. Os passeios precisam de autorização especial e por isso é mais fácil contratar o serviço realizado por empresas locais. Custa a partir de 135 reais por adulto (variando o preço de acordo com o número de pessoas no grupo) e costuma passar duas vezes na baía durante o trajeto. 

Em terra, um ponto muito frequentado para avistar a espécie marinha é no Mirante do Sancho, também conhecido como Mirante dos Golfinhos. Com a ajuda de binóculos, dá para ter uma vista incrível dos animais.

O acesso da Praia do Sancho até o local é feito por uma trilha de cerca de 1km. Aproveite a localização para curtir todo o visual de Noronha e o espetáculo da natureza no mar. O melhor momento para observar os golfinhos nessa região é pela manhã, bem cedo. 

Programe-se para chegar às 6h30, horário em que o mirante abre. É nesse período que os golfinhos surgem com mais frequência para fora da água, brincando ou namorando embaixo das falésias. 

Os biólogos a serviço do Projeto Golfinho Rotador também esperam a ocasião para fazer a contagem das espécies. Aproximadamente 284 rotadores são contabilizados por dia. Em média, eles permanecem na área por 3 horas e 33 minutos. Imperdível!

O chamado flip (salto aéreo) do golfinho rotador é um dos momentos mais apreciados e empolgantes em Fernando de Noronha.

Baía dos Golfinhos (Rio Grande do Norte)

Cenário das dunas de areia, passeio de buggy e dromedário, além das praias mais maravilhosas com piscinas naturais. O Rio Grande do Norte é um lugar atraente para turistas do mundo inteiro e também um dos preferidos pelos golfinhos na costa brasileira. 

Com uma vida marinha equilibrada, a região norte-rio-grandense proporciona um ambiente ideal para os pequenos mamíferos do mar. O destino não possui área de treinamento para golfinhos ou coisa semelhante. Dessa forma, o show de saltos na água, costumeiro dos animais na região, é totalmente espontâneo. 

Os golfinhos aparecem bem próximos da faixa de areia no Rio Grande do Norte
Créditos: Reprodução / Vive Pipa

Encontre grupos de dois a seis botos cinzas nas áreas da Lagoa de Guaraíras e da Praia do Madeiro, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Os animais também surgem com frequência em uma localização especial da cidade, a poucos metros da Praia da Pipa, nomeada de Baía dos Golfinhos

Nesta região, o Projeto Botos de Pipa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza um monitoramento da espécie “Sotalia Guianensis”. O estudo se aprofunda em temas como o comportamento, a distribuição e a ecologia que envolve a sobrevivência desses seres marinhos na localidade. 

A dieta dos golfinhos é à base de tainha, saúnas, sardinhas, lulas e crustáceos vivos, não é permitido alimentar os botos, especialmente com presas mortas. Normalmente, eles habitam as áreas mais rasas do lugar, como as enseadas e estuários.

Podem facilmente ser avistados por terra ou em passeios de barco, o qual se pede que mantenha uma distância segura. A parte mais incrível de todas é presenciar a comunicação dos golfinhos, com o som marcante dos apitos.  

O visual da Baía dos Golfinhos, em Tibau do Sul, é um dos mais impressionantes do Rio Grande do Norte

 

Ilha do Cardoso (São Paulo)

Em Cananéia, São Paulo, a Ilha do Cardoso é outro ponto turístico brasileiro famoso pela forte presença de golfinhos. Localizada ao sul do estado, a Praia de Pereirinha é uma das localidades onde as espécies mais aparecem. 

A ponta da Ilha Comprida, local próximo, também é muito recomendada para fazer a observação de golfinhos na região. Estima-se que mil desses animais vivem na Ilha do Cardoso. 

A localização além de muito bonita é bem preservada. Muitos peixes e golfinhos fêmeas com seus filhotes são avistados nesse trecho de mar. Para chegar ao local você deve pegar uma embarcação com saída do píer de Cananéia. 

O valor cobrado pelo trecho custa cerca de  40 reais por pessoa. Para acrescentar uma visita ao manguezal e ao Museu da Ilha é preciso pagar mais dez reais. Você vai poder descobrir sobre a fauna e flora local e ainda, ter acesso a informações acerca dos habitantes pré-históricos do lugar, anteriores à chegada dos portugueses ao Brasil. 

O litoral sul de São Paulo é um dos lugares com a maior concentração de golfinhos na região sudeste do Brasil 
Créditos: Reprodução / Organização Eco Brasil

Pronto! Partiu visitar os principais destinos para ver golfinhos no Brasil? Organize a sua viagem para pontos maravilhosos na costa litorânea brasileira com os voos em promoção da 123milhas e aproveite.