Blog 123

O QUE É CODESHARE E COMO IDENTIFICÁ-LO

o que é codeshare

Você compra uma passagem de uma determinada companhia aérea, escolhe o dia e horário da sua viagem e até marca o seu assento, mas na hora de embarcar, o avião é de outra empresa. Essa é uma situação que, além de acontecer com uma certa frequência, é totalmente legal. A prática se chama codeshare

A palavra inglesa, que pode ser traduzida para o português como “compartilhamento de código”, refere-se a um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda.

Em outras palavras, codeshare é um pacto de cooperação pelo qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia. O objetivo é oferecer aos passageiros mais destinos do que uma companhia aérea poderia oferecer isoladamente.

Quando você reserva um voo de codeshare, seu bilhete exibe o número do voo da companhia aérea pela qual você fez a reserva, embora alguns trechos da viagem sejam feitos em voos de outra companhia aérea, com um número de voo diferente daquele impresso no seu bilhete.

Essa cooperação entre empresas é autorizada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, por aumentar a eficiência produtiva das empresas, já que, em muitos casos, o codeshare permite a efetiva expansão das malhas de voo das empresas parceiras, sem que seja necessária a aquisição de aeronaves extras.

Como identificar uma situação de codeshare 

Identificar uma situação de codeshare é simples: cada empresa aérea possui um código de dois algarismos (podendo ser letras e números) aprovados pela IATA (International Air Transportation Association), complementado pelo número do voo. Esses códigos podem ser encontrados no momento da compra e no próprio bilhete. 

Se o código não conta com os dois algarismos que identificam a companhia aérea com a qual você comprou sua passagem, certamente trata-se de um voo com codeshare.

Como identificar o código de uma companhia aérea

Mas como saber qual código identifica uma determinada companhia aérea? Temos uma ótima dica: é só “jogar” no Google o nome da companhia aérea com a qual você comprou seu voo, como, por exemplo “cia aérea gol wikipédia”. Ao abrir essa página é só procurar pelo código IATA.

No caso da GOL, você vai ver que é G3. Então, é só observar o número do voo, se ele começar por G3, por exemplo G3-9900, com toda certeza o seu voo vai ser operado pela GOL.

Fique tranquilo!

Independente de comprar a passagem com a companhia aérea X e voar com a empresa Y, nenhuma delas vai te deixar na mão. Esses acordos são mundialmente disseminados e seguros e existem para aumentar a gama de voos oferecidos aos passageiros.

Então, se você já passou por essa situação de codeshare e não entendeu nada do porquê disso, agora está tudo esclarecido. E se você ainda não passou por essa situação, que bom, assim este post serve apenas como um tranquilizador!

Agora que você já sabe o que é codeshare e como identificá-lo, adquira com tranquilidade seus voos com a 123Milhas, com muita economia, e descubra o mundo!

Gostou? Compartilhe:

Comentários