Lugares para conhecer

Cinco planetários no Brasil para conhecer

No dia 02 de dezembro, o Brasil celebra o dia nacional da astronomia.  E o que Dom Pedro II tem a ver com isso? 

O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem à data de nascimento do imperador Pedro de Alcântara, Dom Pedro II, que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira. 

Fundada em 1947, foi a Sociedade Brasileira de Astronomia que escolheu a data 2 de dezembro como Dia Nacional da Astronomia.

Agora, para celebrar esse dia, o Conexão123 vai te mostrar cinco planetários no Brasil para conhecer. Vamos lá?

Você vai ler sobre

O que é um planetário?

Um planetário nada mais é do que um aparelho de projeção desenhado para recriar a aparência de planetas e estrelas (céu artificial). 

Isso é possível porque através do estudo da astronomia aliada a tecnologia os astrônomos conseguem identificar e reproduzir imagens do céu em qualquer época. Para criar uma experiência mais realista, geralmente esses locais possuem uma abóbada ou cúpula, onde são projetadas as imagens. 

Já nos observatórios, por outro lado, a cúpula se abre e os estudiosos podem observar o céu e sua movimentação ao vivo. 

Visitar um planetário é muito interessante para crianças, que têm a chance de fugir um pouco do ensino tradicional e adicionar o lúdico das constelações ao seu conhecimento.

Agora, vamos conhecer um pouco dos planetários pelo Brasil. 

O que é um planetário? | Planetário | Conexão123

O primeiro planetário moderno foi construído há quase 100 anos, na Alemanha | Foto: Divulgação

Planetários no Brasil para conhecer: Planetário do Carmo

O Planetário do Carmo está localizado no bairro de Itaquera, na Zona Leste da cidade brasileira de São Paulo.

O local é considerado o planetário mais moderno da América do Sul, contando com altíssima tecnologia. Atualmente, ele é capaz de projetar 9.100 estrelas, os planetas do sistema solar, Via Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos. Um passeio onde toda a família aprende e se diverte.

O hall do planetário também conta com uma exposição de fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos. 

Endereço: Rua John Speers, 137 – Itaquera, São Paulo – SP. 

Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 17h. 

Planetários no Brasil para conhecer: Planetário do Ibirapuera

Existem diversos planetários em São Paulo, e o que tem mais destaque entre eles é o prédio localizado no Parque do Ibirapuera, na região centro-sul da capital paulista. 

Você sabia que o planetário do Ibirapuera foi o primeiro planetário aberto ao público a ser inaugurado no Brasil, lá em 1957?! 

Pegue o trem para as estrelas e aconchegue-se. Não deixe de observar no teto da entrada principal as constelações das Três Marias, de Órion e do Cruzeiro do Sul. 

Assim que finalizar sua viagem, confira a exposição de objetos que contam um pouco da história do lugar e da astronomia brasileira. 

A visita é indicada para adultos e crianças a partir dos cinco anos, e dependendo da atração, os ingressos custam uma média de R$ 15 a R$ 30, e podem ser comprados online.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Ibirapuera, São Paulo – SP.

Horário de funcionamento: De quinta a sábado das 15h às 19h, e aos domingos das 05h às 23h. Fechado nas segundas, terças e quartas-feiras. 

Planetários no Brasil para conhecer | Planetário do Parque do Ibirapuera | Conexão123

A cúpula de 18 metros de diâmetro leva os visitantes do planetário do Ibirapuera a uma aventura pelos astros e estrelas

Planetários no Brasil para conhecer: Planetário Espaço Ciência 

Localizado em Pernambuco, na histórica cidade de Olinda, o Espaço Ciência possui planetário, auditório, anfiteatro e seis laboratórios didáticos de ciências e informática.  

O planetário, localizado na Área Espaço, comporta de 30 a 35 adultos e tem um projetor com olho de peixe, que faz projeções 180 graus de imagens que simulam o céu noturno: planetas, estrelas, constelações e galáxias.

Estão lá uma réplica do VLS (Veículo Lançador de Foguetes) lançado em Alcântara (MA) e um avião Xavante doado pelo Exército e estátua de Santos Dumont, onde os visitantes aprendem um pouco sobre a história e os princípios de aviação.

Outra atração é o Giroscópio, instrumento que era usado pela Nasa para testar a resistência dos astronautas.

Endereço: Parque Memorial Arcoverde, Parque 2, s/n, Parque Memorial Arcoverde – Olinda – PE. 

Horário de funcionamento: Segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 08 às 12h e das 13h às 17h,  quarta-feira das 7h30 às 17h, sábados e domingos das 13h às 17h.

Planetários no Brasil para conhecer: Espaço do Conhecimento UFMG 

Localizado no Espaço do Conhecimento UFMG, na capital de Minas Gerais, está um Planetário de última geração – único do Estado a utilizar uma das mais avançadas tecnologias de projeção do mundo. 

Uma experiência única! O sistema digital Spacegate Duo e projetor Skymaster ZKP4, produzidos na Alemanha, fazem com que o céu pareça real, tamanha a definição das imagens, que o público pode ver em 360º. Todo o espaço planetário se transforma em um cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento.  

Esse projetor também permite a reprodução do céu como se fosse de qualquer lugar do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro.

A sala é climatizada e possui cadeiras reclináveis, tem capacidade para 65 pessoas e funciona em sessões regulares, ao longo de todo o dia. 

O espaço ainda possui o Terraço Astronômico, onde um teto retrátil permite que os visitantes utilizem os telescópios para observar o céu.

Endereço: Praça da Liberdade, 700, Belo Horizonte – MG. 

Horário de funcionamento: Sábado das 10h às 21h; terças, quartas, quintas, sextas e domingos das 10h às 17h. Fechado nas segundas-feiras.

Planetários no Brasil para conhecer | Espaço do Conhecimento UFMG | Conexão123

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, o público tem uma visão de 180º x 360º

Planetários no Brasil para conhecer: Planetário de Londrina

O Projeto Planetário de Londrina é uma extensão da Universidade Estadual de Londrina, que deu origem ao Museu de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências e Planetário.

Seu objetivo principal é divulgar, de maneira lúdica, o conhecimento da astronomia e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da região. O planetário funciona no centro da cidade, em espaço cedido pela Prefeitura, com capacidade para 44 pessoas. São realizadas também oficinas de astronomia, brincadeiras e atividades lúdicas sobre temas relacionados à área. 

Os filmes e documentários exibidos exploram temas que fascinam pessoas de todas as idades como os planetas do Sistema Solar, movimentos da Terra (rotação e translação), as estações do ano, constelações, evolução estelar, buracos negros e o Big Bang, por exemplo.

Endereço: Rua Benjamin Constant, número 800 – Centro. 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. 

Gostou dessas dicas? Confira mais informações sobre as atividades pertinho de você no Conexão123 e programe a sua viagem com a 123milhas!