Dicas para o viajante

Viagem de carro: cinco ótimas dicas para não dormir ao volante

4 de março de 2023

Se você é um apaixonado por viagens de carro, sabe quanto é importante estar atento ao dirigir pelas estradas do Brasil para evitar o sono durante a condução.

Neste texto, vamos apresentar cinco dicas para não dormir ao volante e garantir segurança em suas viagens rodoviárias. Continue a leitura no Conexão123!

Você vai ler sobre

Como evitar a sonolência e ter uma viagem de carro segura e confortável

Viajar de carro é, no geral, uma experiência emocionante e prazerosa, mas dirigir por horas a fio pode ser cansativo e até mesmo perigoso. A sonolência é um dos maiores riscos associados à condução por longas distâncias, o que pode levar a acidentes graves. Portanto, é importante adotar algumas medidas para garantir que você possa desfrutar de uma viagem segura e confortável.

O aluguel de carros pode ser uma boa opção para realizar sua viagem, oferecendo toda a liberdade e flexibilidade que você procura. Com o aluguel, você não vai ter horários restritos nem a necessidade de comprar passagens com antecedência, além de muita flexibilidade nos roteiros, parando quando quiser. 

Além disso, ao dirigir um carro alugado, você não precisa se preocupar com a manutenção preventiva do automóvel, pois ele é entregue ao cliente em perfeitas condições de uso. Tudo por conta da locadora! Aliás, confira também sete dicas para alugar um carro pela primeira vez.

Viagem de carro: cinco ótimas dicas para não dormir ao volante | Carro e volante | Conexão123

O aluguel de carros é uma ótima opção para tirar sua road trip do papel

Para uma viagem ainda mais segura, o Conexão123 preparou uma lista com cinco dicas para não dormir ao volante durante a sua road trip. Ao seguir essas sugestões, você poderá aproveitar sua viagem sem colocar em risco a sua segurança e a dos outros motoristas. Boa leitura!

Durma bem antes de pegar a estrada

Antes de tudo, programe-se para dormir bem na noite anterior à viagem. Ter um bom período de sono antes de pegar a estrada é essencial para evitar o cansaço excessivo durante a condução. Tente dormir pelo menos de 7 a 8 horas na noite que antecede o passeio. Lembre-se também de evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, pois elas podem aumentar ainda mais a sonolência.

Evite refeições muito pesadas antes de viajar

Outra dica útil é evitar refeições pesadas antes de dirigir. O excesso de alimentos gordurosos e calóricos pode fazer com que você se sinta sonolento. Opte por lanches leves e saudáveis durante a viagem e faça uma pausa para uma refeição completa. Além disso, é importante manter-se hidratado, bebendo água ou outras bebidas não alcoólicas regularmente.

Faça pausas durante o percurso da viagem de carro

Durante a viagem, faça pausas regulares. Parar a cada duas horas ou quando sentir sinais de cansaço e fazer uma caminhada curta ou esticar as pernas ajudará a manter seu corpo em movimento e a se sentir mais alerta. Além disso, as pausas são uma ótima oportunidade para visitar pontos turísticos interessantes ou para experimentar a culinária local.

Clique aqui e confira cinco paradas de estrada bem famosas pelo Brasil!

Mantenha o ambiente do veículo confortável para você e os demais passageiros

Durante a viagem, é importante manter o ambiente confortável no interior do carro – para você e também para os outros viajantes. Certifique-se de que a temperatura do ar-condicionado está adequada e que você esteja vestindo roupas confortáveis. 

É importante manter o carro ventilado, pois o ar não renovado também dá sono. Alterne entre ar-condicionado e momentos com janelas abertas. 

Se for dirigir de madrugada, especialmente entre às 2h e às 6h da manhã, lembre-se de que a temperatura do corpo tende a cair, o que ajuda a contribuir com o processo natural de sentir ainda mais sono. Portanto, se precisar, ligue a aquecedor.

Lembre-se sempre que um ambiente desconfortável pode aumentar a sonolência e prejudicar a sua concentração ao volante.

Viagem de carro: cinco ótimas dicas para não dormir ao volante | Amigos em viagem | Conexão123

É importante manter o ambiente do veículo confortável para você e os demais passageiros

Crie uma playlist animada para evitar pegar no sono

Por fim, ouvir música animada é uma ótima maneira de manter a mente ocupada e a se concentrar na condução, além de evitar que você caia no sono. Crie uma playlist com suas músicas favoritas e curta a viagem enquanto mantém a segurança no trânsito.

Mas atenção: evite deixar o volume do som muito alto, pois isso pode prejudicar a sua percepção para os barulhos externos, e é importante estar sempre atento ao que ocorre ao seu redor em uma viagem de carro!

Dica extra: água fria e goma de mascar

Água fria e chicletes são uma mão na roda na hora de espantar o sono. Quando fizer paradas, aproveite para lavar o rosto e a nuca com água fria. Tome um café e estique as pernas para se sentir renovado. E compre gomas de mascar! Os chicletes são uma ótima pedida para manter o motorista ligado e ocupado.

Sinais de sonolência no volante: saiba como reconhecer

A sensação de sonolência sempre manda sinais ao motorista. É preciso saber reconhecê-los para perceber quando é hora de fazer uma parada para descansar.

Os principais sintomas são:

  • Sentimento relaxado de sonolência
  • Visão embaçada
  • Dificuldade em manter os olhos abertos
  • Cabeça balançando
  • Bocejo excessivo
  • Sair da pista repetidamente

E lembre-se sempre: a qualquer sinal, pare o carro em um local seguro e encontre um lugar para descansar, ou reveze o volante com outro viajante.

Em resumo, depois que alugar um veículo e antes de pegar a estrada, é importante que você se planeje para fazer pausas regulares, durma bem antes de viajar, mantenha o ambiente interno confortável, evite refeições pesadas e ouça músicas animadas, para espantar o sono e garantir que a sua viagem de carro seja segura e confortável.

E aí, curtiu nossas dicas para não dormir ao volante? Na hora de planejar sua próxima viagem, lembre-se de que a 123milhas tem as melhores condições e facilidades no aluguel de carros. Boa viagem!