Dicas para o viajante

Diferenças entre tipos de hospedagem

6 de março de 2022

É verdade que as passagens aéreas da 123milhas são o primeiro item de economia da sua lista de viagem. Mas, para dar um show no controle de gastos e aproveitar seu passeio com muito conforto, é preciso também escolher a estadia mais adequada ao seu orçamento, ao tipo da viagem e à sua vibe. Neste artigo, conheça as diferenças entre tipos de hospedagem!

 A hospedagem ideal é aquela que mais combina com a sua próxima viagem

A hospedagem ideal é aquela que mais combina com a sua próxima viagem

 

Qual o tipo de hospedagem mais barata?

Na hora de planejar a viagem, é consenso o desejo por um hotel bom e econômico. O tipo de hospedagem mais barata pode seguir dois critérios. Primeiro, existem as estadias onde há redução dos custos operacionais dos hotéis. Pousadas e casas por temporada são exemplos de acomodações nas quais os serviços e/ou a estrutura são menores, ou inexistentes. Por isso, os valores para permanência nesses ambientes podem ser mais acessíveis.

Outro tipo de acomodação com valores mais em conta são aquelas que dispõem de quartos e outras dependências compartilhadas. Nesse sentido, os hostels se destacam por oferecer um sistema de divisão de preço da hospedagem por maior quantidade de pessoas na ocupação.

Uma dica sobre o que também pode gerar economia na hora de se hospedar é a forma de pagamento. Confira todas as maneiras de compra com desconto disponibilizadas pela 123milhas e faça a sua cotação.

 

Qual o melhor tipo de hospedagem?

Não existe uma resposta direta sobre qual o melhor tipo de hospedagem. Afinal, essa escolha está diretamente ligada ao objetivo do seu passeio. Contudo, é possível estabelecer uma relação entre essas metas e o orçamento disponível para custeá-la.

Conheça os diferentes tipos de hospedagem e decida qual oferece a melhor opção para a sua próxima viagem!

 

Quais são os diferentes tipos de hospedagem?

Aluguel por temporada

O aluguel de temporada é uma tendência do momento. O funcionamento é simples: nessa modalidade, basicamente, pessoas comuns colocam suas próprias moradias para alugar, a fim de render uma grana extra ou mesmo ocupar um imóvel temporariamente vazio.

Se antigamente esse tipo de hospedagem era comum apenas em cidades litorâneas ou com forte apelo turístico, hoje, devido às facilidades e aos preços mais acessíveis, a modalidade já representa uma febre em diversas cidades do mundo inteiro.

Além de ser um meio de acomodação mais econômico, essa categoria oferece duas possibilidades: alugar apenas um quarto e contar com a companhia dos donos da casa, ou alugar um apartamento, ou casa inteira e ter todas as comodidades que um lar pode oferecer.

 

Hostel

O hostel ou albergue, como também é conhecido, tem como diferencial o preço mais baixo que as demais formas de hospedagem. Esse tipo de acomodação ganhou força nos últimos anos e atinge, especialmente, o público jovem e amante do estilo de viagem “mochilão”.

A estadia em um hostel alia viagem mais barata e maior socialização

A estadia em um hostel alia viagem mais barata e maior socialização

Com quartos e espaços internos compartilhados, a estadia permite também mais interação entre os visitantes. Por isso, muitos solteiros ou viajantes solitários optam por essa categoria.

Recentemente, ainda, alguns hostels decidiram diversificar suas opções, oferecendo camas de casal e até banheiro privativo para os pombinhos terem também a chance de ousar na economia.

 

Hotel

Avaliados entre um a cinco estrelas, os hotéis são os estabelecimentos que mais aparecem na lista de preferências dos viajantes. Com estrutura completa, esses empreendimentos incluem uma ampla gama de serviços: recepção supervisionada, quartos mobiliados, banheiro privativo, telefone, estacionamento, entre outras comodidades para você relaxar.

A principal vantagem dos hotéis é propiciar a melhor relação custo x benefício entre os diferentes tipos de hospedagem

A principal vantagem dos hotéis é propiciar a melhor relação custo x benefício entre os diferentes tipos de hospedagem

Outro ponto de grande interesse é o serviço de arrumação e limpeza diária, que deixam os visitantes completamente despreocupados e livres para gastarem seu tempo com outras atividades. Já a alimentação é opcional e pode ou não ser incluída no rol de serviços do estabelecimento.

 

Hotel Fazenda

Sempre instalados em ambientes rurais, é justamente esse o grande diferencial dos hotéis-fazendas: a proximidade com a natureza e a sensação de calmaria do interior.

De clima intimista e aconchegante, nesse tipo de hospedagem não faltam opções de atividades ao ar livre e relacionadas ao meio ambiente, como pesca esportiva, canoagem, rafting, esqui na água, escalada de montanhas, entre outras.

As acomodações do tipo hotel-fazenda são uma ótima opção para fugir dos grandes centros urbanos e ainda contar com facilidades

As acomodações do tipo hotel-fazenda são uma ótima opção para fugir dos grandes centros urbanos e ainda contar com facilidades

Assim como na categoria dos hotéis convencionais, existem os hotéis-fazenda mais requintados, com infraestrutura arrojada e imponente. No mercado também ganha espaço as estruturas mais simples e com reduzido número de atividades disponibilizadas.

 

Pousada

Com um encanto todo especial, as pousadas oferecem serviços muito semelhantes aos dos hotéis, dependendo, é claro, da qualificação do estabelecimento que pode ser de um a cinco estrelas.

Muitas delas contam com recepção supervisionada, banheiro privativo, telefone, estacionamento, entre outras comodidades. O grande diferencial das pousadas em relação aos demais tipos de hospedagem é a obrigatoriedade de serem construídas na forma horizontal. Também não deve passar de 90 leitos e pode contar com chalés ou bangalôs.

 

Resort

Qualificados de quatro a cinco estrelas, os resorts têm infraestrutura superior à da maioria dos meios de acomodação. Esse tipo de empreendimento tem como objetivo oferecer uma gama completa de serviços. É capaz de surpreender os hóspedes mais exigentes: com espaços próprios para recreação, atividades ao ar livre, tratamentos estéticos, massagens, além de piscinas, tobogãs e até bares e restaurantes.

Basicamente, a ideia do resort é oferecer uma acomodação tão completa, confortável e rica que dispute espaço com o ponto turístico em questão, fazendo, literalmente, o hóspede ficar em dúvida entre curtir o destino escolhido ou apenas aproveitar as delícias da hospedagem.

Compartilhe esse post com seus amigos para que mais pessoas saibam escolher entre os diferentes tipos de hospedagem e qual a ideal para as próximas viagens.

A 123milhas oferece as melhores hospedagens em destinos nacionais e internacionais. Planeje a sua próxima viagem com a gente.