Lifestyle

Sete dicas para viajar mais

7 de março de 2022

Você quer explorar o mundo mas tem dificuldades em colocar em prática as metas de viagem? Confira com a 123milhas sete dicas para viajar mais e tenha experiências incríveis!

 

Dica #1: Planeje-se com antecedência

O que fazer para viajar mais? A resposta é simples: planejar e executar. Quando falamos sobre planejamento, ter organização e controle conta muitos pontos. Use o método que preferir: aplicativos de calendário, agendas físicas ou qualquer outra maneira de se programar e cumprir metas. Assim, será mais fácil projetar para onde ir, quando viajar e o quanto irá gastar.

Planeje suas viagens e coloque em prática

Planeje suas viagens e coloque em prática

 

Dicas #2: Poupe dinheiro

Viajar custa dinheiro. Não dá para fugir dessa máxima. E economizar é uma tarefa necessária se o seu objetivo é decolar várias vezes ao ano. Orçamento apertado não é motivo para não colocar em prática seus sonhos de passeios que marcarão para sempre sua vida.

Mire no seu objetivo de viajar mais e veja quais gastos do seu dia a dia é possível cortar ou reduzir. Veja quais são os gastos fixos e quais são os supérfluos. Confira algumas dicas:

  • Cozinhar em casa, por exemplo, é mais barato do que pedir delivery ou comer fora;
  • Pesquise bem antes de fazer uma compra para conseguir o melhor preço;
  • Evite tentações e não compre o que não estiver precisando;
  • Prefira pagar tudo à vista e use menos o cartão de crédito. Dessa maneira, você terá maior controle do que está gastando;
  • Registre seus gastos para saber a quantidade de dinheiro que está sendo gasto e veja o que você pode reduzir ou cortar nos próximos meses.
Comece a economizar dinheiro e estipule o orçamento de cada viagem 

Comece a economizar dinheiro e estipule o orçamento de cada viagem

 

Dica #3 Evite alta temporada

O destino pode até ser pouco procurado, mas na alta temporada certamente será mais caro. Para quem tem a flexibilidade de evitar as férias escolares (julho, dezembro e janeiro) e os feriados longos como Carnaval e Semana Santa, passear na baixa temporada é uma das melhores dicas para viajar barato.

Nos períodos menos populares, as passagens aéreas e hospedagens caem no preço e, muitas vezes, até as atrações turísticas têm valores diferenciados. Outra vantagem é que a cidade ficará bem mais vazia e você enfrentará menos filas.

 

Dica #4: Escolha destinos mais econômicos

Caso sua vontade seja viajar mais, independentemente do lugar, uma dica valiosa é escolher destinos mais econômicos. Cidades muito famosas e procuradas são mais caras, sejam nacionais ou internacionais.

Explore locais menos conhecidos. Existem diversos lugares fantásticos no Brasil para viajar gastando pouco. Confira aqui algumas sugestões.

 

Dica #5 Faça viagens curtas

Viagens curtas são ideais para quem não tem férias ou folga à vista, mas tem disposição de sobra para ir a outra cidade ou estado com pouco tempo disponível. O dinheiro que foi usado em uma viagem de um fim de semana certamente não se compara ao custo de um passeio de uma semana inteira.

Muitas vezes é possível até mesmo fazer um bate e volta. Nada como uma pequena escapada no dia a dia, certo? Mas, já que você terá pouco tempo no local, é melhor se programar bem para conseguir fazer tudo o que tem vontade em um curto período. Você já sabe como planejar uma viagem? Se ainda não tiver segurança de como montar um bom roteiro, saiba alguns pontos importantes:

  • Pesquise quais pontos você quer visitar e a distância entre eles. Prefira ir a lugares próximos para gastar menos tempo com deslocamentos;
  • Chegue ao destino sabendo o máximo possível sobre o local. Veja se é possível comprar ingressos on-line, quais são os horários com menos filas e o horário de funcionamento.
  • Não se esqueça de incluir o tempo de alimentação no roteiro. Se você planeja ir a algum restaurante específico, inclua no programa como se fosse um ponto turístico. Caso não seja sua vontade, pesquise por onde comer nas redondezas dos lugares que você visitará. Outra dica é levar lanches rápidos na mochila ou comprar quando chegar lá. Lembre-se que não é permitido levar líquidos acima de 100 ml na bagagem de mão, então deixe para comprar água ou outra bebida quando chegar ao destino.

 

Dica #6: Corte compras desnecessárias

Quem não gosta de ir às compras durante uma viagem? É quase irresistível não unir as ideias de passeio e compras. Mas, para viajar mais, o alerta da economia precisa ser aceso, pois quanto mais você poupar, maiores serão suas possibilidades de conhecer outros lugares.

Veja se está levando na bagagem tudo o que você usará, assim não precisará comprar algo que já tenha em casa como escova de dente, protetor solar, repelente ou chinelos.

Também evite as lojas de souvenir. Lembrancinhas de viagem são ótimas, porém, para economizar, é melhor que as recordações estejam em fotos ou nas suas memórias.

Certifique-se de levar na mala tudo o que você irá precisar durante a viagem 

Certifique-se de levar na mala tudo o que você irá precisar durante a viagem

 

Dica #7: Tenha uma companhia para dividir gastos

Viajar sozinho permite que se faça amizades, satisfaça as próprias vontades e desafie seus medos e inseguranças mais íntimos. Mas um empecilho torna essa experiência um tanto pesada: os altos custos. Ter uma companhia permite dividir gastos como hospedagem, combustível, passeios e alimentação. Além disso, vocês poderão compartilhar momentos inesquecíveis e se incentivar a viajar ainda mais.

Viaje em companhia para compartilhar gastos e memórias

Viaje em companhia para compartilhar gastos e memórias

 

Dica extra #1: Arrisque-se!

Não tenha medo de ter novas experiências. Muitas pessoas não vão a lugares mais distantes pois têm receio do transporte aéreo. Mas não tem com o que se preocupar pois é muito seguro!

Uma das melhores dicas para viajar de avião com tranquilidade é pesquisar para chegar ao aeroporto já sabendo os principais pontos da viagem. Confira aqui tudo o que você precisa saber para andar de avião pela primeira vez.

Não tenha medo de se arriscar

Não tenha medo de se arriscar

 

Dica extra #2: Saiba como gastar pouco

Além de evitar a alta temporada e ir a destinos menos procurados, você já sabe como viajar pagando mais barato? Comprar passagens aéreas com antecedência, ir somente com a bagagem de mão e dar preferência para atrações gratuitas são algumas dicas para economizar. Descubra com a 123milhas como planejar a viagem perfeita gastando pouco.

Agora que você descobriu as melhores dicas para viajar mais, é hora de escolher seus próximos destinos! Se você gosta de mar, saiba quais são as cinco melhores praias do Brasil. Caso a ideia seja ir a cachoeiras e fazer trilhas, fique por dentro do turismo ecológico. O importante é viajar!