Lifestyle

Cinco melhores praias do Brasil

8 de fevereiro de 2022

Que tal tomar um banho de mar e relaxar na areia em um lugar paradisíaco? Descubra quais são as cinco melhores praias do Brasil e planeje viagens inesquecíveis para cada um delas com as dicas da 123milhas! Vamos nessa? 

 

Ilha de Comandatuba – BA

Um dos lugares mais desejados e que chama a atenção pela Mata Atlântica preservada e praias desertas é a Ilha de Comandatuba, ao sul da Bahia. A riqueza da fauna e da flora ganha destaque e permite o contato direto com a natureza. 

A praia de Comandatuba é deserta.

Comandatuba fica no município de Una e é necessário fazer a travessia para a ilha. O trajeto é bem curto e pode durar entre cinco a 10 minutos, variando conforme a maré. O aeroporto mais próximo é o Jorge Amado, em Ilhéus, a aproximadamente 78 km. Existem serviços de transfer que levam os turistas até o destino. Confira todas as informações sobre o traslado aqui

A população da ilha é composta, majoritariamente, por pescadores. E o grande segredo de Comandatuba é o Transamérica Resort, com serviço all inclusive e localização de frente para o mar. 

Os coqueiros são um dos charmes da ilha.

Além de aproveitar as trilhas na mata e os mergulhos no mar, os hóspedes também têm uma série de atividades disponíveis na acomodação. Esportes náuticos, como stand-up paddle e caiaque, arco e flecha, quadras de vários esportes, campo de golfe, salão de jogos, passeio de quadriciclo, SPA e parque aquático são algumas das opções.  

O Transamérica Resort possui um grande complexo aquático.

Há seis tipos de restaurantes com opções diversas, incluindo comida regional, pizzas e gastronomia japonesa. Além do café da manhã, almoço e jantar, o resort oferece bebidas (incluindo bebidas alcoólicas) e snacks o dia todo.

Outras atrações da ilha são a visita à fazenda de cacau, onde é possível conhecer o cultivo orgânico e degustar, passarela dos caranguejos para ver os crustáceos bem de pertinho e o banho de lama nos manguezais que tem vários benefícios para o corpo segundo a medicina natural. 

Aproveite a longa faixa de areia para fazer um passeio de quadriciclo.

A Ilha de Comandatuba tem cerca de 21 km de praia, garantindo bastante privacidade e conforto aos visitantes. A areia fofinha e os coqueiros ao redor completam o cenário perfeito. 

 

Praia do Cachadaço, Trindade – RJ

Um destino apaixonante e com piscinas naturais é a Praia do Cachadaço em Trindade, no Rio de Janeiro. Fica na região Costa Verde, que traduz perfeitamente a cor do mar. 

A vila onde está localizada não tem tanta estrutura, então a dica é incluir essa praia durante uma viagem a Paraty, que é a maior cidade da redondeza. Os aeroportos mais próximos ficam em São Paulo, a 299 km, e no Rio de Janeiro, a 369 km. Desembarque em um deles e alugue um carro para seguir até seu destino. 

A praia está localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina e só pode ser acessada por uma trilha ou barco. Por isso é superpreservada e com a mata intocada ao redor. 

A distância entre Paraty e Trindade é de 24 km, seguindo pela estrada Rio-Santos em direção a São Paulo. Você pode ir de carro, de ônibus ou de van. A primeira opção é a mais cômoda, pois os horários ficam a seu critério. O trajeto por transporte público é o mais econômico, com a passagem a R$ 5. Porém, os ônibus só saem uma vez a cada hora, então é bom se planejar. No centro de Paraty você encontra algumas empresas que fazem o passeio de van. 

Para chegar ao Cachadaço vá à Praia do Meio, a mais famosa de Trindade. A trilha dura cerca de 20 minutos e tem bastante sinalização, então você a encontrará com tranquilidade. O barco também sai dessa praia e custa, em média, R$ 20 por pessoa. 

A Praia do Cachadaço é um verdadeiro refúgio.

A Praia do Cachadaço é bem vazia, com alguns poucos quiosques. Se for durante a semana, é bom colocar um lanche na mochila, pois os estabelecimentos nem sempre estão abertos. Não se esqueça de levar seu lixo com você para que a praia continue limpa e preservada. 

As piscinas naturais do Cachadaço são outra atração do passeio. O acesso é por trilha e dura cerca de 20 minutos. Também há placas de indicação e um corrimão de madeira para ajudar na caminhada. Geralmente o trajeto é tranquilo, mas pode ficar escorregadio caso tenha chovido recentemente. 

Se você tiver um snorkel ou outro equipamento de mergulho, lembre-se de colocar na mochila. É ótimo mergulhar nas piscinas naturais. A água é supertransparente. 

As piscinas naturais se destacam no Cachadaço.

Confira aqui todos os detalhes sobre Paraty e planeje uma viagem incrível para conhecer a Praia do Cachadaço

 

Ilha do Amor, Alter do Chão – PA

Que tal uma praia fluvial? A Ilha do Amor fica em Alter do Chão, um distrito de Santarém, que entrou para a lista do jornal The Guardian dos 10 melhores destinos com praias no Brasil. 

A Ilha do Amor é um dos destinos mais cobiçados.

A Ilha do Amor tem dois lados. Um é banhado pelo rio Tapajós e o outro pelo Lago Verde. Ambos são espetaculares e a escolha depende do seu gosto. Para quem quer um lugar deserto, vá para o Tapajós. Se você prefere trechos mais movimentados e com estrutura de quiosques, vá para o Lago Verde. 

Essa praia tem uma particularidade: não fica visível durante todo o ano. A ilha só aparece na época de seca, que vai de agosto a dezembro. Nos outros meses o nível do rio fica mais cheio e as praias desaparecem. 

Além de se refrescar na água, você também pode fazer trilhas pela mata ou passear de caiaque. Não deixe de assistir ao pôr do sol, é espetacular. 

Assista ao pôr do sol na Ilha do Amor.

A melhor opção para chegar é desembarcando no aeroporto de Santarém, que recebe voos de Belém, Manaus e Brasília. Caso seu ponto de partida seja outro, basta fazer uma conexão. 

Também é possível ir de barco, saindo da capital do Pará ou do Amazonas. Nesse caso, irá demorar cerca de dois dias para ir e três para voltar. O tempo do retorno aumenta por estar contra a correnteza. 

Você pode fechar a Ilha do Amor nadando, caminhando ou de barco.

Clique aqui para saber mais sobre a Ilha do amor e Alter do Chão

 

Ilhabela – SP

Outro destino imperdível para quem gosta de praia com mata ao redor é Ilhabela, um arquipélago no litoral norte de São Paulo. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico e tem 36 km de praia. Verdadeiro paraíso!

Ilhabela é um dos destinos mais desejados do litoral paulista.

O acesso à Ilhabela é exclusivamente por balsa. Veículos podem fazer a travessia, então, caso você esteja de carro, pode viajar com ele. As embarcações saem de São Sebastião a cada 20 minutos, das 5h30 às 23h30. Fora desse horário, as saídas são a cada hora. Pedestres e ciclistas fazem o trajeto gratuitamente, mas outros meios de transporte devem pagar uma taxa. Confira aqui os valores. 

O aeroporto mais próximo de São Sebastião é o de São José dos Campos, a 107 km. Você também pode descer em São Paulo. O aeroporto de Congonhas está a 207 km e o de Guarulhos a 181 km.

Há quiosques e restaurantes na Praia do Curral.

Ilhabela é repleta de praias. Uma das mais famosas e movimentadas é a do Curral, onde estão concentrados a maioria dos bares e restaurantes. Lá está a Capela de Santa Cruz, cujo acesso se dá por uma escadaria que garante uma das vistas mais bonitas da região. Lá pertinho está a Praia Grande, que se destaca pelo rio que deságua no mar e é perfeita para mergulhar ou praticar esportes náuticos como caiaque e stand-up paddle

O destaque também vai para a Praia da Feiticeira, um lugar mais tranquilo. Lá não tem bares ou quiosques, então lembre-se de ir preparado. O acesso se dá por uma trilha bem curta e há placas que indicam o caminho. No trajeto, você passará por um antigo casarão colonial e um engenho de cana-de-açúcar. Não deixe de fazer uma parada para contemplar a arquitetura. Duas cachoeiras desaguam no mar calmo e é lá que você pode avistar peixes e até tartarugas marinhas. 

A Praia da Feiticeira é vazia e cercada por vegetação natural.

 

Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE

A Praia dos Carneiros é uma das mais bonitas de Pernambuco. Fica a 56 km de Porto de Galinhas. Você também pode sair diretamente de Recife, desembarcando no aeroporto da cidade e percorrendo cerca de 100 km até Tamandaré, onde fica a praia. 

A Praia de Carneiros é ótima para nadar.

A maré baixa se destaca pelas piscinas naturais e bancos de areia. A água é bem limpa e tranquila. É uma ótima opção para quem viaja com crianças, pois elas podem nadar com segurança. Caso tenha um snorkel, coloque na mala, você verá vários peixinhos coloridos por perto. 

É uma praia relativamente vazia. Há algumas barracas bem estruturadas e com serviços de alimentação, e essas áreas ficam mais cheias. Caso você prefira um trecho mais deserto, basta caminhar um pouco que logo encontrará um espaço tranquilo. Geralmente o maior movimento é de dezembro até o Carnaval e há poucos turistas no resto do ano. 

A Igrejinha de Carneiros foi construída na praia.

Um dos maiores charmes da praia é a Capela de São Benedito, mais conhecida como Igrejinha de Carneiros. Fica na areia, de frente para o mar! Foi construída no século XVIII e se destaca pela arquitetura. Acontecem diversos casamentos nessa igreja. Imagine como o evento deve ser bonito! Há outras praias brasileiras que são ótimas escolhas para os casórios. Confira as indicações

A Praia de Carneiros tem vários trechos desertos.

E aí, o que achou da nossa seleção das cinco melhores praias do Brasil? Encontrou a praia ideal para a sua próxima viagem? Aproveite para programar seu ano e confira quais são os feriados prolongados de 2022.