Dicas para o viajante

Guia prático de como viajar com pet em ônibus

10 de abril de 2023

Viajar com um animal de estimação pode ser uma experiência incrível, mas requer planejamento. Caso esteja se programando para uma jornada ao lado de seu amiguinho de quatro patas, é importante estar bem informado sobre as regras para levar pet em ônibus de viagem, garantindo segurança e conforto a você e ao seu companheiro.

Por isso, o Conexão123 criou este guia com as melhores dicas e orientações para viajar com pet em ônibus

Conheça com o Conexão123

Viagem de ônibus com a 123ônibus

Ônibus pode ser uma ótima alternativa para quem quer economizar e ainda desfrutar de uma viagem confortável e segura. Uma das principais dúvidas de quem não consegue ficar longe do animal de estimação é se pode levar pet no ônibus de viagem. 

E, felizmente, hoje é possível, desde que algumas regras de segurança e conforto para o animal e os demais passageiros sejam respeitadas!

Dessa forma, a viagem de ônibus com pet pode ser uma boa alternativa para quem busca garantir um bom custo-benefício e aproveitar uma viagem confortável e segura para si e para seu companheiro peludo.

E viajar de ônibus com o 123ônibus também é uma excelente opção!  Com um serviço econômico, de qualidade e

Guia prático para viajar com pet em ônibus | Menino sentado no ônibus com caixa de transporte ao lado | Conexão123

Viajar de ônibus é uma ótima opção, inclusive para quem deseja levar seu pet junto

Guia prático para viajar com pet em ônibus

Então, se você vai viajar com seu pet de ônibus, é importante estar ciente de algumas regras para garantir uma viagem tranquila.

Descubra tudo o que precisa saber antes de embarcar em uma aventura neste guia prático de viagens com pet em ônibus preparado pelo Conexão123.

Ônibus regulado

Para garantir uma viagem de ônibus segura e dentro das normas, tanto para você quanto para seu pet, é essencial escolher companhias credenciadas e regularizadas. Na 123milhas todas as passagens são vendidas apenas por empresas que estão dentro dessas condições.

Regras para viagens pet-friendly

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apenas animais de pequeno ou médio porte, com até 8 quilos, são permitidos nos veículos e devem estar acomodados em um recipiente com as medidas máximas de 44 x 36 x 27 (C x L x A). 

Apesar de a regulamentação de ônibus aceitar cachorro, é proibido transportá-lo de forma que possa comprometer o conforto e a segurança dos passageiros ou do veículo, seja devido a tamanho, ferocidade ou saúde. A viagem é pet-friendly, mas é importante informar com antecedência a presença do animal, já que há um limite de pets por veículo.

Documentação para viajar com pet

Para o transporte de pet em ônibus, é necessário apresentar uma declaração assinada por um médico-veterinário, atestando boas condições de saúde do animal e com data de emissão de até 15 dias antes da viagem.

Verifique se a carteira de vacinação do seu animal está atualizada e se ele tomou a vacina antirrábica e polivalente. Manter a vermifugação em dia também é essencial, já que protege contra a ação de parasitas, como pulgas e carrapatos.

Para viagem interestadual, é obrigatório apresentar o Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos, fornecido por um veterinário credenciado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Esse documento deve ter sido expedido pelo menos 10 dias antes da viagem. É importante verificar por quanto tempo ele é válido.

Caixinha de transporte adequada

Verifique se o recipiente de transporte atende aos padrões da ANTT para sua viagem de ônibus com pet. O animal deverá permanecer na caixa durante toda a viagem, por isso é importante forrá-la com tapete higiênico ou colocar fralda no animal. A caixa deve ser bem ventilada, e o espaço tem que ser suficiente para o conforto do animal, sem ser muito grande ou pequeno.

A caixinha deve ser acomodada sempre aos seus pés, de forma que não atrapalhe o outro passageiro. Também há a opção de comprar mais uma passagem, para ter direito à poltrona ao lado e acondicionar a caixa ao cinto de segurança. Algumas companhias só permitem o transporte de animais desta maneira. Outras, ainda exigem que os animais estejam sedados ou sejam levados no compartimento de malas. Verifique antes de comprar a passagem. 

Guia prático para viajar com pet em ônibus | Pequeno cão dentro de caixinha para viagem ao lado de outras malas | Conexão123

O pet deve ser transportado em uma caixa adequada e ventilada, com espaço suficiente para seu bem-estar

Prepare seu pet para a caixinha de transporte

Antes de viajar com o seu pet, é importante saber se ele vai ficar confortável dentro da caixa de transporte, por isso, pelo menos uma semana antes da jornada comece a treiná-lo.

Primeiro coloque-o na caixa por 20 minutos diariamente e fique ao lado dele, como se já estivessem em viagem. Faça brincadeiras tranquilas, acaricie e ofereça petiscos secos.

Se puder, acostume-o também com sons altos. Vá aumentando o som gradualmente, assim como o tempo de treinamento a cada dia, para que o seu companheiro se habitue. Com esse treinamento, a viagem será mais tranquila tanto para o pet quanto para você.

Antes de ir para a rodoviária, brinque e faça com que ele fique cansado. Isso fará com que o pet se sinta mais relaxado durante a viagem.

Normalmente, levar gato no ônibus é mais fácil, pois os felinos tendem a aceitar melhor o espaço da caixinha, mas para levar cachorro no ônibus essas dicas ajudam a fazer com que a viagem seja agradável para seu AUmigo também.

Mantenha seu pet identificado 

Outro ponto importante para sua viagem de ônibus com pet é o uso da coleira de identificação, que deve ter o nome do animal e do tutor, bem como o número de telefone, com DDD, do responsável. Em caso de emergência, essa informação pode ser essencial para que você seja localizado e seu pet devolvido em segurança.

Verifique se a coleira está em boas condições e se o pet fica confortável com ela, isso pode ser especialmente importante se o seu animalzinho não estiver acostumado a usá-la.

Atente-se à medicação do seu pet durante a viagem

Se o seu companheiro peludo toma medicação regulada, leve os remédios prescritos juntamente com as respectivas receitas validadas pelo veterinário. Armazene os medicamentos em um local seguro e de fácil acesso.

Em caso de viagens muito longas, você pode consultar o veterinário e verificar se existem medicamentos para acalmar seu pet.

Lembre-se sempre de seguir as recomendações do profissional e administrar as doses prescritas corretamente.

Alimentação do pet

É importante estar atento à alimentação do seu bichinho. Recomenda-se não dar comida ao animal nas três horas que antecedem a viagem para evitar enjoos, mesmo que estejam acostumados a viajar. 

Além disso, reduzir a quantidade de comida pode ajudar a diminuir as necessidades fisiológicas do animal no caminho. 

Organize a mala do seu pet

Na hora de organizar a bagagem do seu pet, considere o tempo de duração da viagem e leve almofadinhas, brinquedos silenciosos, petiscos secos, tapetes higiênicos ou fraldas. 

Para ajudar na organização da viagem de ônibus de vocês, confira este check-list básico:

  • Comida
  • Caminha e cobertores
  • Coleira com identificação e guia para passeio
  • Potes para água e comida
  • Tapetes higiênicos ou jornais para as necessidades do pet
  • Medicamentos do animal, se for o caso
  • Contato do veterinário, em caso de emergência
  • Contato de clínicas veterinárias próximas à hospedagem
  • Carteirinha de vacinação e atestado que comprovam a boa saúde do pet
Guia prático para viajar com pet em ônibus | Dachshund sentado perto de uma mala de rodinhas para ir viajar | Conexão123

Uma bagagem de viagem bem organizada para seu pet é importante para garantir que ele tenha tudo o que precisa para a jornada

Se achar necessário, leve também itens como xampu, toalha para banho, sacolas para recolher fezes e outros itens que seu cão esteja acostumado a usar no dia a dia. Com essa lista, você estará pronto para organizar a bagagem do seu cão e garantir uma viagem tranquila e confortável para ambos.

Como tornar as paradas no caminho confortáveis para seu pet 

Durante as viagens de ônibus, há pontos de paradas de descanso, tanto para o motorista quanto para os passageiros, e pode ser muito útil para o seu pet também. 

Ao chegar numa parada, saia do veículo com o animal preso à guia e leve-o para dar uma volta, ofereça água e aproveite para trocar o tapete higiênico da caixa de transporte ou fralda, se necessário. 

Caso seu pet não se adapte à coleira e guia, hidrate-o dentro da própria caixinha e faça a troca do tapete em um ambiente seguro.

Gostou do guia que fizemos especialmente para levar seu pet no ônibus? Confira também o nosso guia com hospedagens pet-friendly ao redor do Brasil e lembre-se: a 123milhas acredita que viajar é para todos e por isso oferece os melhores preços em passagens de ônibus, basta acessar a 123ônibus e garantir a sua!