Lugares para conhecer

Feira de artesanato ao ar livre: conheça as três principais do Brasil

28 de agosto de 2022

As feiras de artesanato ao ar livre ganham o coração de muitos turistas. Até porque essa é uma boa maneira de conhecer e vivenciar a cultura local bem de perto, percebendo as tradições e a confecção de objetos significativos, como roupas, acessórios e peças decorativas.

O Conexão123, sua plataforma de incentivo a experiências de viagens, separou três feiras ao ar livre para conhecer no Brasil!

Você vai ler sobre

Feira de artesanato ao ar livre

Populares nos quatro cantos do Brasil, as feiras de artesanato ou, como apelidadas carinhosamente, feirinhas de rua, são ótimas oportunidades para conhecer mais sobre a cultura local.

Esse estilo de feira é herança dos famosos marchés aux puces (mercado de pulgas, em tradução livre), que tiveram início em Paris, capital da França. O objetivo principal é reunir comerciantes, artesãos e artistas que oferecem seus produtos.

Vamos conhecer mais das três principais feiras ao livre que acontecem em solo brasileiro:

Feira de artesanato: Afonso Pena em Belo Horizonte (MG)

A feira que hoje acontece na avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Rua Guajajaras, é bem tradicional. Tudo começou com um grupo de artistas mineiros e críticos de arte que costumavam se reunir na Praça da Liberdade para expor e vender suas obras. 

Ela surgiu em 1969 e foi carinhosamente apelidada de Feira Hippie pelos moradores, tendo sido reconhecida oficialmente pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1973. No ano de 1991, a feira passou a acontecer na Avenida Afonso Pena.

Atualmente, essa feira de artesanato em BH é a maior da América Latina que acontece a céu aberto. São 16 setores diferentes, com mais de 2 mil expositores e 10 mil trabalhadores diretos e indiretos.

Ali você encontra de tudo: acessórios, peças decoração, móveis, pinturas e peças de artesanato em geral. Além disso,  o espaço conta com 3 áreas de alimentação para que você possa conhecer mais da gastronomia local, sendo um excelente lugar para comer em Belo Horizonte.

É possível ir de automóvel até a feira, opção mais cômoda. Mas é preciso estacionar nas ruas adjacentes, já que a avenida fica fechada durante sua realização. Se precisar, pode alugar um carro para se locomover entre os passeios. Também existe a possibilidade de pegar um ônibus que para na avenida ou, ainda, ir de metrô, descer na Estação Central e caminhar cerca de 15 minutos.

Feira de artesanato | Feira da Afonso Pena | Conexão123

Feira de artesanato da Afonso Pena é uma das maiores ao livre de Minas Gerais

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1060 – Centro

Funcionamento: todo domingo, das 8h às 14h

Feira de artesanato: Benedito Calixto em São Paulo (SP)

A Feira de Artes da Praça Benedito Calixto é uma feira de artesanato em São Paulo, entre as mais tradicionais e visitadas da cidade. Inaugurada no ano de 1987, ela é um ponto turístico para conhecer em São Paulo.

É um bom programa para pessoas de diversos estilos, já que, entre os 320 expositores de artesanatos locais e regionais, há muita variedade de obras de arte, antiguidades, entre outros objetos valorosos, como discos de vinil raros, louças e móveis rústicos. 

Você pode passar também na área de alimentação e experimentar quitutes deliciosos, como comidas populares de rua, lanches, pizzas, entre outros pratos.

Chegar até a feira é tarefa simples, você pode utilizar carro, ônibus ou metrô. Sendo que as estações mais próximas de metrô são Oscar Freire (linha amarela) e Clínicas (linha verde).

Confira onde se hospedar em São Paulo: hotéis e pousadas e conheça as opções durante sua visita à cidade!

Feira de artesanato | Feira de Artes da Praça Benedito Calixto | Conexão123

A Feira de Artes da Praça Benedito Calixto é uma das mais tradicionais e visitadas da cidade de São Paulo | Foto: reprodução / Van Machado

Endereço: Praça Benedito Calixto, 240 – Jardim Paulista 

Funcionamento: acontece aos sábados, das 9h às 19h 

Feira de artesanato: Feira do Largo da Ordem em Curitiba (PR)

A  Feira do Largo da Ordem é a principal feira de artesanato em Curitiba, uma das mais tradicionais do estado do Paraná. Trata-se de um espaço multicultural com diversos expositores locais que vendem seus diversos produtos.

As primeiras edições da Feira do Largo aconteceram no começo da década de 1970, e ela foi crescendo de tal maneira que hoje é um dos pontos turísticos mais procurados na cidade. Além da feira ao ar livre em si, as redondezas são repletas de antiquários e lugares para comer em Curitiba.

Lá você encontra barracas com artesanato, pinturas, comidas típicas, entre outras coisas. Elas estão subdivididas em: acessórios pessoais, adornos pessoais, alimentos doces, antiguidades, artesanato com tema turístico, artesanato para presentes, entre outros.

Você pode utilizar carro, ônibus ou metrô para chegar até a feira, que fica no centro de Curitiba.

Feira de artesanato | Feira do Largo da Ordem | Conexão123

Conheça a Feira do Largo da Ordem em Curitiba (PR), uma das mais tradicionais do estado do Paraná

Endereço: Centro histórico de Curitiba 

Funcionamento: acontece todos os domingos, das 9h às 14h

Gostou de conferir em detalhes as principais feiras de artesanato do Brasil? Conte com a 123milhas para marcar suas viagens e conhecer cada uma delas! As melhores ofertas em passagens, pacotes, hotéis, aluguel de carros e muito mais.