Lugares para comer

Gastronomia de Minas Gerais, Bahia e Pará: cozinhas apreciadas do Brasil

O Brasil é muito rico em sabores e possui uma enorme diversidade gastronômica. Cada canto do país tem uma identidade culinária única, com pratos típicos deliciosos preparados com ingredientes regionais e receitas passadas entre gerações. O Conexão123 listou três cozinhas do Brasil para conhecer: Minas Gerais, Bahia e Pará. Descubra mais sobre cada uma delas e se prepare para ficar com água na boca.

 

Você vai ler sobre


Gastronomia brasileira

A culinária brasileira é muito saborosa e variada. O período da colonização europeia rendeu heranças gastronômicas diferentes para cada região do país. Por isso, os estados têm diversos pratos típicos e suas formas próprias de preparo.

As receitas, passadas entre as gerações, trazem traços italianos, indígenas, alemães e portugueses. Mesmo com o passar do tempo, a história está registrada nas iguarias servidas de norte a sul do Brasil e pode ser resgatada no preparo de cada ingrediente.

Comer é muito mais do que se alimentar. O processo se inicia na pesca, agricultura, pecuária e avicultura. Quando os alimentos chegam às cozinhas, existe um cuidado com o manuseio e armazenamento. Ao serem colocados nas panelas, a mágica acontece e os aromas e sabores tomam conta do ambiente. 

O ato de se sentar à mesa e fazer uma refeição é igualmente importante. Esses momentos são usados para criar laços, celebrar ocasiões especiais e até mesmo passar um tempo agradável com a família e os amigos. 

São diversas cozinhas tradicionais do Brasil que merecem destaque. Saiba um pouco mais sobre a gastronomia de Minas Gerais, Bahia e Pará e os detalhes que as tornam tão especiais. 

Três cozinhas do Brasil para conhecer: Minas Gerais, Bahia e Pará | Frutas e verduras | Conexão123

A agricultura influencia nos preparos dos pratos típicos brasileiros

 

Culinária mineira

A culinária de Minas Gerais é muito abundante e uma das mais fartas do Brasil. O turismo gastronômico é muito forte na região. Visitantes dos mais diversos lugares do país viajam até o estado para conhecer os quitutes e se deliciar com os pratos típicos.

O modo artesanal da fabricação do queijo mineiro foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. 

Os roteiros gastronômicos, como a Rota do Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro e a Rota do Queijo da Canastra, fomentam o turismo no estado e promovem a experimentação e conhecimento sobre a fabricação.

Outro tour muito bacana é o Caminho das Cachaças Mineiras. Percurso que conduz os viajantes pelos alambiques de Minas Gerais, mostrando todas as etapas de produção: desde a colheita da cana-de-açúcar até a deliciosa degustação. 

Além disso, o estado mineiro é palco de grandes eventos gastronômicos, como: Festa do Vinho, Expocachaça, Festival Diamantina Gourmet, Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Extremamente Caipira, Festival Boa Mesa, Festival da Quitanda e outros. Fique atento ao calendário das cidades e se programe para provar muitos pratos, além de queijos, doces e petiscos regionais. 

As principais comidas típicas de Minas Gerais são:

  • Feijão tropeiro
  • Goiabada cascão
  • Frango com quiabo
  • Vaca atolada
  • Doce de leite
  • Pão de queijo

No Mercado Central de Belo Horizonte você encontra muitas opções de restaurantes e bares que disponibilizam uma ampla variedade de pratos e petiscos que são a cara da região. 

Três cozinhas do Brasil para conhecer: Minas Gerais, Bahia e Pará | Pão de queijo | Conexão123

O pão de queijo é uma paixão nacional que nasceu em Minas Gerais

 

Culinária baiana

Quando você pensa em comidas apimentadas e temperadas a Bahia vem à sua mente? É muito provável que sim! A culinária baiana é fruto de uma herança cultural originária dos negros africanos. Os indígenas e portugueses também colaboraram com o desenvolvimento dos preparos que hoje são amplamente reproduzidos. 

Tais comidas viraram tradições do Brasil inteiro. O acarajé, um dos principais pratos típicos da Bahia, é uma paixão nacional. Provar esse quitute feito diretamente das mãos das baianas torna a experiência da viagem ao destino ainda mais especial. 

Elementos como azeite de dendê, leite de coco, camarão e pimenta estão presentes na maioria das receitas baianas. Para quem não é muito fã de alimentos apimentados, na Bahia é possível escolher o nível de picância entre leve, médio e forte. 

Conheça alguns pratos feitos com esses ingredientes:

  • Bobó de camarão 
  • Moqueca 
  • Arroz com coco 
  • Camarão à baiana 
  • Abará 
  • Vatapá

Os restaurantes da Bahia que servem comidas regionais são os favoritos dos turistas. Não deixe de fazer um tour gastronômico por Salvador. Existem muitos lugares para comer na capital soteropolitana. Todos apresentam um charme individual, com decorações e menus que são a cara do lugar.

Três cozinhas do Brasil para conhecer: Minas Gerais, Bahia e Pará | Acarajé | Conexão123

O acarajé é recheado com vatapá, vinagrete e camarão seco

 

Culinária paraense

A gastronomia do Pará tem forte influência indígena, mas também carrega traços africanos e portugueses. Os elementos da região amazônica são a base de muitos pratos paraenses.

Ervas, folhas e frutos levam sabor e aroma aos pratos, além de servirem como ótimos temperos. Entre eles, destacam-se: açaí, cupuaçu, castanha-do-pará, pupunha, tucumã e maniçoba.

A utilização de frutos do mar e peixes de rio é muito presente. O pato no tucupi, sumo amarelo extraído da macaxeira, é o prato típico mais popular da região. Esse caldo precisa ser cozido por até uma semana para ser utilizado no preparo – senão, pode ser venenoso! 

Três cozinhas do Brasil para conhecer: Minas Gerais, Bahia e Pará | Pato no tucupi | Conexão123

Tucupi é base para o preparo de muitos pratos paraenses

 

O tacacá, outro prato típico paraense muito saboroso, é um mingau líquido servido em cuias. As tacacazeiras costumam se concentrar nas esquinas das principais ruas das cidades durante o entardecer, principalmente em Belém. Elas se tornaram Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará e carregam diariamente a história e o legado do estado. 

Explore essas e muitas outras cozinhas brasileiras! O Conexão123 conta com muitas dicas e indicações de lugares para comer no Brasil e no mundo. Já decidiu seu próximo destino? A 123milhas oferece opções de hospedagem, passagem aérea e aluguel de carros.