Lugares para conhecer

Aniversário de Goiânia: conheça a história e curiosidades sobre a capital de Goiás

20 de outubro de 2022

Goiânia, capital de Goiás, completa 89 anos agora em 2022. A bela cidade do Cerrado, conhecida por suas abundantes áreas verdes, comemora sua fundação em 24 de outubro em grande estilo, com uma programação variada de shows, desfiles e atividades culturais.

A fim de saber mais sobre o aniversário de Goiânia e algumas curiosidades sobre a capital do Centro-Oeste? Continue a leitura no Conexão123!

Você vai ler sobre

História e fatos interessantes sobre Goiânia

Com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, Goiânia é uma das capitais planejadas do Brasil. A cidade surgiu a partir de um projeto urbanístico específico e sua construção, realizada entre 1933 e 1942, foi um importante marco para o povoamento do estado de Goiás.

O nome Goiânia tem origem em “Goyanna”, que vem do tupi-guarani, que significa “terra de muitas águas”. Um fato curioso: em 1933, aconteceu um concurso para escolha do nome da nova capital e, por pouco, Goiânia não se chamou Petrônia, em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, fundador da cidade.

Goiânia é a capital sertaneja do Brasil. E não se trata só de fama. A cidade realmente respira música sertaneja, seja nos bares e pubs com atrações ao vivo ou em grandes espetáculos de cantores renomados.

Um dos destaques por lá são os parques urbanos, que fazem da capital de Goiás a segunda cidade mais arborizada do mundo. Pensando em o que fazer em Goiânia? Conheça três belos parques goianienses:

  • Bosques dos Buritis – um dos mais antigos e tradicionais cartões-postais de Goiânia, dispõe de três lagos com fontes luminosas, orquidário, pistas para caminhada, parque infantil, quiosques, mirante e trilhas internas. O bosque abriga ainda o Museu de Arte de Goiânia
  •  Lago das Rosas e Zoológico de Goiânia – o Lago das Rosas é o parque mais antigo da cidade, construído na década de 40, que abriga o Zoológico de Goiânia, com mais de 400 animais de várias espécies e de vários lugares do mundo
  • Parque Areião – área de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda,  abriga espécies de fauna nativa e conta com pista de caminhada, lago e parque infantil

Bora conhecer cinco fatos e curiosidades sobre Goiânia?

Cinco curiosidades sobre Goiânia

Apesar de ser uma cidade relativamente jovem, a vibrante capital de Goiás, que une tão bem sua vocação para o agronegócio a um estilo moderno e tecnológico, tem muitos fatos interessantes para contar a seus visitantes.

O Conexão123 escolheu cinco curiosidades sobre Goiânia para você! 

Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do mundo

Goiânia é a capital com o maior número de praças no Brasil e é a segunda cidade mais arborizada do mundo, ficando atrás apenas de Edmonton, no Canadá.

Tendo mais de 89% das vias públicas arborizadas, a capital possui 42 parques e bosques, sendo o Lago das Rosas o mais antigo, construído na década de 1940. A cidade apresenta 94 m² de área verde por morador, o que supera – e muito – o índice recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 m² por habitante.

Goiânia tem a maior feira livre da América Latina

A Feira Hippie de Goiânia é considerada a maior feira livre da América Latina, com aproximadamente 6 mil barracas. Acontece aos sábados e domingos e está instalada em um ponto histórico e turístico da cidade, a Praça do Trabalhador, ao lado do Terminal Rodoviário, próximo à antiga Estação Ferroviária de Goiânia. Confira aqui lugares para visitar em Goiânia.

Aniversário de Goiânia: conheça a história e curiosidades sobre a capital de Goiás | Feira Hippie | Conexão123

A Feira Hippie de Goiânia é considerada a maior feira livre da América Latina | Foto: Divulgação

Sua história tem início na década de 1960, quando alguns hippies e artesãos começaram a expor suas peças num parque de Goiânia. O forte do local é a moda, além de artesanato, com destaque para as peças de crochê, porcelanas, cerâmicas, tachos feitos de cobre e peças de tear. Nada melhor que unir um passeio gostoso de fim de semana com comprinhas para celebrar o aniversário de Goiânia!

A Praça do Avião guarda um dos pontos turísticos mais conhecidos de Goiânia

A Praça Santos Dumont, mais conhecida como Praça do Avião, se encontra no Setor Aeroporto e guarda um dos monumentos mais importantes de Goiânia, a réplica do 14-Bis, primeira aeronave construída pelo aviador brasileiro Alberto Santos Dumont. 

A praça foi construída exatamente no cruzamento das pistas do primeiro aeroporto da capital goiana, no formato peculiar de uma cruz. O local abriga uma grande área verde com playground infantil, estação de ginástica e uma pista esportiva e para skate. Quantas curiosidades sobre Goiânia, né? Calma que tem mais!

Goiânia se destaca pelo patrimônio histórico bem preservado

Goiânia possui 21 bens tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Entre eles estão o belo Teatro Goiânia, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira, a Estação Ferroviária, o Palácio das Esmeraldas, entre outros. 

Aniversário de Goiânia: conheça a história e curiosidades sobre a capital de Goiás | Prédio art déco | Conexão123

Goiânia tem um belo conjunto preservado de prédios no estilo art déco | Foto: Divulgação

O estilo art déco, cujas principais características são o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato, pode ser bem observado em muitas edificações da cidade. Alguns desses prédios, construídos entre as décadas de 1940 e 50, foram tombados pelo IPHAN como patrimônio nacional por sua relevância histórica e arquitetônica. Uma preciosidade! 

Goiânia é a capital das acácias

Durante o outono e o inverno, as calçadas e praças de Goiânia ficam tomadas pelas flores das acácias. Fora da Europa, a capital do Centro-Oeste é a cidade com o maior número de acácias no mundo. 

As árvores são conhecidas pelas belas flores amarelas, tanto que também são popularmente chamadas de chuva-de-ouro. Costumam ter entre 6 e 7 metros de altura, e são também usadas como cercas-vivas. 

E aí, ficou a fim de comemorar o aniversário de Goiânia? Partiu viajar! De avião, o Aeroporto Internacional de Goiânia, gerido pelo CCR Aeroportos, é a porta de entrada para a bela capital do Cerrado. A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.