Dicas para o viajante

Viagem com o cão de apoio emocional

2 de junho de 2021

Quem tem um animal de estimação sabe que a presença do bichinho pode trazer benefícios à saúde. E, para algumas pessoas com deficiências ou transtornos mentais e/ou emocionais, a presença de um animal pode ser fundamental ao bem-estar. A companhia do bichinho pode ser tão indispensável que não há como se separar dele nem mesmo durante um voo. Aliás, a presença do animal é decisiva para que certos passageiros consigam, até mesmo, entrar em um avião. Portanto, neste texto, vamos falar sobre viagem com cão de apoio emocional.

O Brasil não possui uma legislação específica para animais de apoio emocional viajarem com seus tutores na cabine de um avião. As três principais companhias aéreas nacionais – Azul, Gol e LATAM – por sua vez, estipulam que somente cães são aceitos como animais de apoio emocional e podem viajar gratuitamente.

Confira os trechos operados pelas companhias aéreas com as quais a 123Milhas emite seus bilhetes e que permitem o transporte de cães de apoio emocional. Além disso, saiba onde buscar mais informações nos sites de cada uma das empresas:

Azul 

A Azul disponibiliza o serviço somente para voos com origem ou destino nos Estados Unidos.

Para saber toda a documentação necessária e as regras desse tipo de transporte, clique aqui.

Gol

A Gol disponibiliza o serviço somente para voos com origem ou destino nos Estados Unidos e Cancun.

Para saber toda a documentação necessária e as regras desse tipo de transporte, clique aqui.

LATAM

A LATAM disponibiliza o serviço em voos internacionais com origem ou destino nos Estados Unidos, México ou Colômbia. Especificamente na Colômbia, o serviço também está disponível em seus voos domésticos.

Essa restrição aplica para passagens compradas a partir de 15 de novembro de 2019. Se você comprou a sua viagem depois dessa data e não corresponde a nenhuma dessas rotas, você pode solicitar o serviço de transporte de animais de estimação para viajar com o seu cachorro na cabine ou levá-lo no bagageiro do avião.

Para saber toda a documentação necessária e as regras desse tipo de transporte, clique aqui.

Atenção: Para viagem com destino a Fernando de Noronha com seu pet deverá solicitar uma autorização prévia à Administração do Arquipélago, de acordo com o Decreto Distrital Nº 019/2004. A autorização é expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha pelo telefone (81) 3619-0810.