Todos

Passeios gratuitos em São Paulo

20 de agosto de 2022

Quem ao menos já ouviu falar sobre a agitada cidade de São Paulo sabe que nela existem atrações e lazer para todos os gostos. Cultura, gastronomia, arte, música, compras, parques e passeios: a metrópole paulista tem tudo para te surpreender.

E além de opções para todos os gostos, há uma infinidade de atrações gratuitas em São Paulo para quem deseja economizar no passeio. O Conexão123 separou algumas dicas imperdíveis para você que mora na capital ou está apenas de visita.

Você vai ler sobre

Economize nos passeios em São Paulo (SP)

Seja para sair da rotina ou apenas conhecer novos lugares, um passeio é sempre uma boa pedida. Se ele for econômico, então, melhor ainda! E a capital paulista não deixa a desejar quando o assunto são pontos turísticos gratuitos.

Além de não custarem nada, oferecem muito lazer! Por isso, pegue o seu bloco de notas e confira essas dicas de passeios em São Paulo que vão fazer você querer levantar do sofá agora mesmo!

Avenida Paulista

Tida como uma das mais famosas da capital, a Avenida Paulista ganhou vida nova depois que passou a ser fechada para a passagem de veículos aos domingos e feriados. Pois nesses dias, das 8h às 16h, a via fica aberta apenas para livre circulação dos pedestres, que tornam o cenário um verdadeiro parque urbano.

Ao percorrer as ciclovias ou caminhar pela avenida e calçadas, os pedestres podem curtir exposições de artesãos, apresentações musicais, vendedores ambulantes oferecendo lanches, bebidas e outros, comercializando objetos e souvenires da cidade.

Passeios gratuitos em São Paulo | Casa das Rosas | Conexão123

A Casa das Rosas une beleza e manifestações culturais

No passeio pela Avenida Paulista, é possível parar para tomar um café, entrar nos shoppings ou mesmo nos centros culturais espalhados pela via, como a Japan House e a Casa das Rosas, ambos com entrada gratuita.

Assim como o SESC Avenida Paulista, cuja vista do mirante é um espetáculo à parte. De lá os visitantes podem contemplar toda a magia da “selva de pedra”, que fica ainda mais encantadora ao pôr do sol.

A região da Avenida Paulista é uma das mais acessíveis da capital. A dica é usar o abundante transporte público que atende a avenida. Há linhas de ônibus partindo de todas as áreas da cidade. Já o metrô tem cinco estações ao longo da via mais famosa de São Paulo (linhas Verde e Amarela).

Beco do Batman

Localizado num dos bairros mais boêmios da zona oeste de São Paulo, o Beco do Batman é considerado como uma das atrações turísticas mais instagramáveis da cidade e surgiu de forma inesperada, graças a uma figura do personagem grafitada num dos muros do beco.

Isso aconteceu na década de 80, e desde então vários artistas têm se reunido para registrar as mais diversas e coloridas artes nos muros. Graças à fama que foi ganhando ao longo dos anos, o lugar se encheu de bares, restaurantes, museus e ambulantes vendendo arte e lembranças da cidade.

Passeios gratuitos em São Paulo | Beco do Batman | Conexão123

Tire lindas fotos no colorido Beco do Batman, em São Paulo

Para chegar ao Beco, o melhor acesso é de metrô, pelas estações Vila Madalena (Linha Verde) ou Fradique Coutinho (Linha Amarela), que ficam a pouco menos de 2 km da atração.

Museus com entrada gratuita em São Paulo

Que tal a chance de conhecer gratuitamente alguns dos melhores museus em São Paulo? Na capital, é possível realizar um delicioso passeio cultural entre os inúmeros museus da cidade.

E, sim, a metrópole oferece uma infinidade de museus imperdíveis, por isso, não podemos citar apenas um! Confira nossa pequena lista, saiba quais são os museus em São Paulo, com dias e horários em que a visitação é gratuita:

  • MASP (Museu de Arte de São Paulo): Com fama internacional e um acervo que reúne obras de diversos artistas desde a renascença européia até os modernistas, o museu é um misto de culturas, lugares e épocas que despertam o melhor de nosso senso crítico!

A entrada é gratuita às terças (das 10h às 20h, com bilheteria aberta até as 19h30).

  • MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo): Fundado em 1948, o museu conta com um acervo com mais de cinco mil obras de artistas do mundo inteiro, principalmente do Brasil. As exposições representam especialmente a arte moderna e contemporânea.

A entrada é gratuita aos sábados (das 10h às 18h).

  • Pinacoteca: Considerada a mais antiga instituição cultural de São Paulo, a Pinacoteca existe desde 1905 e conta com uma coleção de aproximadamente 11 mil peças, sendo mais de 700 obras datadas entre os séculos XVIII e XX.

Entrada gratuita aos sábados (das 10h às 17h30, com permanência até as 18h).

Passeios gratuitos em São Paulo | Pinacoteca de São Paulo | Conexão123

A Pinacoteca de São Paulo conta com exposições, obras e um rico acervo de objetos

  • MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo): Com um rico acervo que mistura obras cinematográficas, vídeos, fotos, músicas e diversos documentos que registram o legado da arte de sons e imagens da cultura brasileira, o museu, fundado em 1970, foca em oferecer um conteúdo contemporâneo e diferenciado ao público.

Todas as exposições do térreo têm entrada gratuita às terças-feiras. Para exposições temporárias, o ingresso é gratuito, para usar no mesmo dia, mediante disponibilidade no horário das 10h às 20h.

  • Itaú Cultural:  Tem o objetivo de promover e divulgar o cenário artístico e intelectual brasileiro e encanta os visitantes com exposições, espetáculos, musicais, cursos, uma biblioteca e muito mais.

A entrada é gratuita de terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

  • Museu Catavento Cultural: É perfeito para levar a criançada por um passeio lúdico e cultural, pois oferece exposições interativas de ciência, tecnologia e cultura de forma muito divertida.

A entrada é gratuita às terças feiras, das 9h às 16h, com permanência no museu até às 17h.

Se você curtiu nossas dicas de passeios gratuitos em São Paulo, fique ligado nas informações e novidades sobre o turismo no Brasil e no mundo pelo Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagens da 123milhas. Os melhores preços e condições para você garantir passagens aéreas para o seu destino dos sonhos!