Guia turístico

3 destinos para apreciar um bom vinho pelo mundo

22 de outubro de 2021

Dia 22 de Outubro é o dia do Enólogo, e resolvemos comemorar essa data com um roteiro super especial para você, amante do vinho. Enólogos, entendidos de vinho ou simplesmente apaixonados pela bebida, esse tipo de turismo é para vocês. Se você ficou com vontade de saber mais, é só vir com a gente para você conhecer 3 destinos para apreciar um bom vinho pelo Brasil e pelo mundo.

 

Enoturismo

 

O enoturismo é nada mais que o turismo de vinho, uma modalidade de viagem voltada para esse universo tão vasto e delicioso. Normalmente essas viagens incluem passeios por vinícolas, degustação de diferentes tipos de vinho e demonstrações de como produzir a bebida.

 

As opções de lugares para visitar são muito variadas, desde locais com preços mais acessíveis até grandes e maravilhosas vinícolas dignas de reis. Os destinos se espalham pela Europa, Brasil e América do Sul. Vamos conhecer alguns deles?

 

Casa Nova, Bahia

 

Aposto que quando você pensou em ter uma viagem de enoturismo no Brasil você já foi logo imaginando que seria pelo Sul, não é? Mas não se engane, nosso país é vasto e muito bem servido de vinícolas de norte a sul!

 

Na região de Casa Nova, na Bahia, você pode encontrar várias vinícolas incríveis. Todas elas são regadas pelo bom e velho Rio São Francisco, que corta o estado. As principais são a Ouro Verde e a Terranova.

 

 

As vinícolas de Terranova recebem cerca de 2.500 turistas por ano, com visitas acontecendo de segunda a sexta. Aqui você pode conhecer os processos da vinícola, desde os vinhedos ao engarrafamento. Todas as degustações são feitas na companhia de um enólogo ou sommelier da casa, ainda oferecendo dicas sobre qual bebida você deve levar.

 

 

Essa vinícola faz parte do roteiro enoturístico do Vapor do Vinho, um barco a vapor que parte de Juazeiro pelo Rio São Francisco e explora as belezas da região. São duas horas e meia de passeio, parando em locais turísticos do rio e ainda inclui uma degustação a bordo. Você pode experimentar os vinhos Terranova e ainda se deliciar com as comidas típicas da Bahia. Você não pode perder!

 

Valle de Casablanca, Chile

 

Você sabia que uma uva que é típica do Chile tem origem francesa? A uva Carmenére foi dada como extinta por volta de 1870 e foi redescoberta em terras chilenas somente no ano de 1994 em meio a vinhedos de Merlot. Não se sabe ao certo como essa uva viajou para tão longe, mas hoje ela é responsável por muitas das garrafas de vinho comercializadas no país.

 

 

Para aproveitar o melhor da região vitivinícola Chilena, a dica é conhecer o Valle de Casablanca. Ele fica a 50 minutos da capital Santiago e é por lá que você encontra os principais rótulos de vinhos brancos e tintos do país. O wine tour oferecido na região te ajuda a aprender um pouco do processo de produção da bebida e degustar os melhores vinhos, acompanhados de enólogos que vão te explicar tintin por tintin de cada rótulo.

 

 

 

Vale do Mosela, Alemanha

 

Esse lugar é conhecido por ser a região vinícola mais antiga do país. O Vale Mosela produz alguns dos mais aclamados vinhos brancos da Europa. A casta da uva Riesling é a rainha da região, com registros históricos datados do século XV, mais precisamente do ano de 1435. Esses são vinhos de aromas finos, elegantes e com alta acidez.

 

 

Esse vale tem as melhores paisagens da Alemanha, bucólico e rústico, com vinhedos a perder de vista e subindo as encostas das montanhas ao longo do rio Reno. As vinícolas são pequenas, com visitas íntimas e vinhos deliciosos. A melhor época para conhecer o local é no mês de setembro, onde os residentes aproveitam as colheitas para festejar e realizam vários festivais de vinho. Definitivamente, este é um dos principais destinos para apreciar um bom vinho

 

 

E aí, ficou com vontade de visitar todos esses locais e experimentar seus vinhos incríveis? Viaje com a 123Milhas e tenha sua viagem de enoturismo dos sonhos!