Lugares para conhecer

Lugares para observar tartaruga marinha no Brasil

14 de junho de 2023

O Dia Internacional da Tartaruga Marinha, celebrado em 16 de junho, é um convite à reflexão sobre a importância da conservação desses animais.

As tartarugas marinhas são répteis que habitam os oceanos do mundo inteiro. Elas são conhecidas por sua longevidade, chegando a viver mais de 100 anos.

Para comemorar a data, o Conexão123 separou alguns lugares para observar tartarugas marinhas no Brasil. Vamos conferir? 

Conheça com o Conexão123

Onde observar tartarugas marinhas no Brasil

As tartarugas marinhas são criaturas aquáticas e habitantes dos oceanos, desempenhando um papel crucial na manutenção do ecossistema. 

Durante o período de reprodução, essas criaturas migratórias e ancestrais retornam às praias onde nasceram para realizar a desova. A cada mil filhotes nascidos, no máximo dois atingem a idade adulta. Por isso, o Projeto Tamar e afins são mais do que necessários, ao garantir a proteção desses seres.

Além do importante papel ecológico, as tartarugas marinhas são animais muito graciosos. Observá-las subindo até as praias para desovar, nadar com elas ou assistir aos filhotes caminhando para o mar são experiências verdadeiramente mágicas e inesquecíveis.

Confira a seguir alguns destinos no Brasil para observar tartarugas marinhas

Ilhabela (SP)

Ilhabela fica localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Conhecida por suas praias paradisíacas e sua exuberante natureza preservada, a ilha encanta visitantes de todas as partes do mundo.

Com uma combinação perfeita de montanhas cobertas de mata atlântica preservada e um mar cristalino repleto de vida marinha, Ilhabela oferece muitas atividades aos visitantes, como mergulho, trilhas em meio à floresta e passeios de barco. 

No entanto, há um animal que é parte fundamental da biodiversidade da ilha e merece destaque: a tartaruga marinha.

Embora não tenha uma sede do Projeto Tamar no município, Ilhabela é uma das regiões do Brasil onde é possível avistar tartarugas. Na ilha há várias praias onde é possível admirar esses animais, e, o melhor, nem precisa ir muito longe da região central para viver essa experiência. 

 Lugares para observar tartaruga marinha no Brasil | Tartaruga marinha em Ilhabela | Conexão123

Encante-se com a presença das tartarugas marinhas em Ilhabela

Durante um passeio pela ciclovia ou caminhada pela orla entre as praias do Perequê e a Vila, é bastante frequente ter a agradável companhia das tartarugas.

Outra praia onde é possível observar as tartarugas marinhas em Ilhabela é a Praia do Engenho D’água, perto do píer, ou próximo do centro histórico.

Além disso, sabia que em Ilhabela acontece a desova de tartarugas marinhas? Esse “evento” ocorre entre os meses de outubro e março.

Mas, atenção, ressaltamos a importância de não perturbar as tartarugas durante a época de desova. Evite se aproximar das praias e não use iluminação artificial na orla.

As tartarugas marinhas desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico de Ilhabela. Elas são importantes na cadeia alimentar, consumindo peixes e algas, evitando a eutrofização da água, e, por sua vez, sendo alimento para outros animais, como aves e predadores marinhos.

Fernando de Noronha (PE) 

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado no estado de Pernambuco, que encanta os visitantes com sua beleza natural. 

As atividades de mergulho e snorkeling revelam um mundo subaquático deslumbrante, repleto de recifes de coral coloridos e uma rica vida marinha. Inclusive, é também um destino muito procurado para a prática de mergulho no Brasil. 

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma área protegida, criada em 1988 com o objetivo de preservar o ecossistema marinho e terrestre da região, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

A reserva tem uma biodiversidade única, com grande variedade de espécies marinhas, incluindo tartarugas marinhas, golfinhos, tubarões, arraias, peixes coloridos e recifes de corais saudáveis.

Lugares para observar tartaruga marinha no Brasil - Fernando de Noronha| Tartaruga Marinha em Fernando de Noronha | Conexão123

Em Fernando de Noronha, você ainda pode ter a sorte de observar a tartaruga marinha a caminho do mar

Na Baía do Sueste, o visitante pode realizar um mergulho guiado em uma trilha submarina especial onde é possível apreciar tartarugas marinhas em seu local de descanso e alimentação. Nesse mergulho, pode-se avistar também outras espécies de animais, como polvos, lagostas, arraias, pequenos tubarões e uma infinidade de peixes coloridos.

A preservação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma responsabilidade compartilhada entre os órgãos de gestão, a comunidade local e os turistas.

Os visitantes devem pagar pela entrada no Parque Nacional Marinho. Para o público geral, o ingresso custa R$ 358. Brasileiros têm desconto de 50%, saindo por R$ 179 Nos dois casos, a validade é de dez dias.

Fernando de Noronha também sedia uma das bases do Projeto Tamar no Brasil, desempenhando um papel fundamental na divulgação do ecoturismo e na conservação das tartarugas marinhas na região.

O centro de visitantes, que recebe cerca de 40 mil pessoas por ano, conta com réplicas das espécies de tartarugas marinhas que existem no país; silhuetas; exposições de esqueletos; maquetes e exibição de vídeos e painéis explicativos. 

Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para observar tartaruga marinha no Brasil. Aproveite e confira nossas recomendações de hospedagem em Fernando de Noronha.

Endereço: Estadual, Fernando de Noronha – 53990-000.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h.

Pipa (RN)

Pipa, no Rio Grande do Norte, é um verdadeiro paraíso tropical que encanta a todos com sua beleza.

Cercado por natureza rica e exuberante, com mata atlântica remanescente, mangue, lagoas, dunas e praias paradisíacas, o local é cenário para desova e nascimento de tartarugas marinhas

Por causa das falésias, a região da Pipa conta com vários mirantes, sendo que os mais famosos ficam dentro do Santuário Ecológico: o Mirante dos Golfinhos e o Mirante das Tartarugas. 

O Mirante das Tartarugas é um ponto turístico imperdível em Sibaúma, uma pequena e encantadora vila de pescadores próxima à famosa Praia da Pipa.

O mirante oferece uma vista panorâmica deslumbrante da praia e do oceano. Além de apreciar a beleza cinematográfica da região, os visitantes podem observar as tartarugas marinhas que frequentemente se aproximam da costa para se alimentar durante a maré alta.

As tartarugas marinhas são atraídas pelas águas ricas em nutrientes e pela diversidade de alimentos disponíveis na região. Graças ao cuidado e à preservação do meio ambiente em Sibaúma, as tartarugas encontram uma área propícia para se alimentar e se reproduzir.

Para chegar ao Mirante das Tartarugas, é necessário seguir em direção a Sibaúma a partir da Praia da Pipa, percorrendo cerca de 8 km pela estrada principal. Ao chegar à vila, siga as placas indicativas até o mirante. É possível estacionar próximo ao local e caminhar até o ponto de observação das tartarugas.

Outra opção é ir de quadriciclo, jipe ou buggy para o litoral do sul. O passeio costuma incluir o Mirante das Tartarugas, passando antes pelas belas praias e falésias. No entanto, é importante conferir a tábua das marés antes de se aventurar. Já o Mirante das Tartarugas pode ser visitado em qualquer época do ano.

Durante a visita, é fundamental seguir as orientações e os regulamentos locais para não perturbar as tartarugas.

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Tartaruga Marinha 

O Dia Internacional da Tartaruga Marinha é uma referência ao dia de nascimento do biólogo americano Dr. Archie Carr, que iniciou as pesquisas sobre os deslocamentos desses animais fascinantes. 

O pesquisador foi responsável pela publicação de dezenas de artigos acadêmicos e dez livros, além da criação do mais antigo grupo de pesquisa sobre tartarugas marinhas, a Caribbean Conservation Corporation, hoje Sea Turtle Conservancy. 

Existem apenas sete espécies de tartarugas marinhas no mundo. Dessas, cinco podem ser encontradas no Brasil: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. Elas utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e se reproduzir e, por isso, podem ser avistadas em algumas praias.

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Tartaruga Marinha | Desova de tartarugas marinhas | Conexão123

A preservação das tartarugas marinhas oferece oportunidades valiosas para educar as pessoas sobre a importância da conservação marinha

A preservação das tartarugas marinhas é crucial para garantir a saúde dos oceanos, bem como para a proteção de uma variedade de outras espécies.

Gostou de conhecer os lugares para observar tartarugas marinhas no Brasil? Conte com a 123milhas para as melhores ofertas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e até aluguel de carros. Viva essa experiência!

RESPOSTAS123

Alguns lugares para observar as tartarugas marinhas no Brasil são:

  • Ilhabela (SP)
  • Fernando de Noronha (PE)
  • Pipa (RN)

As tartarugas marinhas são muito importantes para o meio ambiente. São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de outros organismos.