Lugares para conhecer

Conheça cinco ótimos lugares para mergulhar no Brasil

8 de junho de 2023

Com 7,4 mil km de costa, o Brasil tem, sob sua jurisdição, 3,5 milhões de km² de espaço marítimo. Já pensou em quantas vidas e ecossistemas todo esse espaço é capaz de guardar?Em 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, que incentiva a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta.   

Para celebrar, o Conexão123 traz cinco lugares para mergulhar no Brasil. Separe o seu equipamento! 

Conheça com o Conexão123

Lugares para mergulhar no Brasil 

Mergulhar é imergir em mistérios e aventuras. É conhecer de perto as maravilhas das águas. Uma experiência inesquecível para quem quer apreciar tesouros da natureza.

Com mais de 7 mil km costa litorânea, podendo chegar a 8.500 km se forem consideradas as baías, o Brasil é um excelente destino para os amantes de praia e para aventureiros que adoram atividades no mar ou simplesmente gostam de relaxar. 

Além das paisagens deslumbrantes nos arredores, você pode ainda conhecer uma infinidade de belezas naturais e atrações que ficam debaixo d’água. 

Se você já é adepto do mergulho ou está cogitando começar a praticar, confira ótimos lugares para mergulhar no Brasil. São points ideais para a prática da atividade, seja com snorkel e equipamentos básicos, atendo-se à superfície, ou fazendo uso de cilindros e instrumentos profissionais, para mergulhos mais profundos. Veja a seguir!

Recife

Recife, no estado de Pernambuco, é encantadora e tem uma rica herança histórica e cultural. Localizada no nordeste do Brasil, a cidade é conhecida por suas belas praias. Famosa também por sua arquitetura colonial, com casarões coloridos e igrejas históricas. 

O mergulho em Recife é um dos mais interessantes para se fazer no Brasil. Conhecida como a capital dos naufrágios, a cidade conta com 18 embarcações afundadas (propositalmente) na região denominada Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco. 

O PNAPE começou a tomar forma no início dos anos 2000 para a realização de pesquisas sobre conservação marinha e para que se tornassem pontos para turismo de mergulho.

Conheça cinco ótimos lugares para mergulhar no Brasil - Recife | Naufrágios de Pernambuco | Conexão123

Conhecer os naufrágios de Pernambuco é uma experiência única | Foto: Profundo no Mundo

As embarcações foram afundadas com o intuito de induzir a formação de recifes e, consequentemente, atrair mais turistas para a região. Há muita vida marinha para ser explorada, abrigando aproximadamente 170 espécies de peixes, moluscos e crustáceos. 

Dentre eles, estão, por exemplo, o Servemar e o Servemar X, alguns dos primeiros navios afundados no parque. No ano de 2017, houve o afundamento de quatro rebocadores: Bellatrix, Phoenix, São José e Virgo.

A melhor época para mergulhar em Recife vai de setembro até maio. Nos meses de junho, julho e agosto, as chuvas frequentes deixam o mar agitado e a visibilidade ruim. 

Se você não for tão experiente, pode aproveitar o mergulho de snorkel. Caso já seja profissional, opte pelo cilindro. De qualquer modo, será uma experiência encantadora. 

Há muito o que fazer em Recife, pois a cidade é cheia de atividades e atrações que vão deixar a sua viagem ainda mais completa. Se você é um adepto do mergulho, não deixe de viver essa experiência incrível. 

Ficou curioso para conhecer os naufrágios artificiais de Pernambuco? Garanta seu voo para Recife com a 123milhas!

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado em Pernambuco. As praias, com suas águas cristalinas e azuladas, são a principal atração turística do lugar. O arquipélago, tido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, conta com ilhas paradisíacas e paisagens naturais deslumbrantes. 

Marcado pela diversidade da vida marinha e contato próximo com a natureza, Fernando de Noronha propicia uma experiência turística inesquecível.

Conheça cinco ótimos lugares para mergulhar no Brasil - Fernando de Noronha | Tartaruga Marinha em Fernando de Noronha | Conexão123

Mergulhar em Fernando de Noronha te dá a oportunidade observar de perto animais marinhos incríveis, como a tartaruga-de-pente

Para aqueles que buscam a sua primeira experiência, um mergulho em Fernando de Noronha é o jeito perfeito de começar. Para quem já mergulha, principalmente se for brasileiro, é uma obrigação, pelo menos uma vez na vida, cair nas águas do arquipélago. 

A melhor época para mergulhar em Fernando de Noronha é de setembro a outubro, ideal para encontrar o mar tranquilo e com uma visibilidade de até 50 metros. 

Por lá, existem quatro modalidades de mergulho:

  • Batismo: realizado em diferentes pontos, o mergulho de batismo é ideal para os visitantes que não possuem credencial para a prática e é acompanhado por instrutores experientes.
  • Mergulho a reboque: é a forma mais recreativa de mergulhar. Os participantes seguram uma pequena prancha e são rebocados por um barco. 
  • Mergulho autônomo (credenciado): pode ser feito em diversos pontos da ilha, apenas por visitantes que possuem credencial. A modalidade é realizada de acordo com a limitação de profundidade e técnica de cada nível de credencial. É necessário apresentar a credencial no momento da inscrição para as operadoras de mergulho.
  • Snorkelling: ótima opção para quem deseja nadar com segurança entre cardumes, tartarugas e diversas outras espécies marinhas que vivem nas águas de Noronha. 

Para os iniciantes, bons pontos para snorkeling em Noronha, por exemplo, são a Baía dos Porcos, o Naufrágio do Porto e o Morro de fora da praia da Conceição, dependendo das condições do mar. 

A Praia do Sueste, considerada um dos principais redutos de tartarugas marinhas do arquipélago, é também um ótimo point de mergulho em Fernando de Noronha, mas atenção: é preciso ir com um guia credenciado pelo Parque Marinho.

Fernando de Noronha com certeza é um dos excelentes lugares para mergulhar no Brasil. Confira nossas indicações de hospedagem para esse paraíso. 

Abrolhos 

Abrolhos é um arquipélago costeiro localizado no oceano Atlântico, a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia. Essa região é reconhecida como uma das mais importantes áreas de biodiversidade marinha do Atlântico Sul, abrigando uma grande variedade de espécies incluindo corais, peixes coloridos e tartarugas.

A região é um ponto turístico muito procurado por mergulhadores e amantes da natureza, que podem explorar as águas cristalinas e se encantar com a beleza única desse ecossistema. 

Não é preciso ser um mergulhador profissional para desfrutar da imensa beleza marinha de Abrolhos. Tendo apenas máscara, snorkel e nadadeiras é possível observar as belas e exóticas formações de corais, os cardumes coloridos, as tartarugas marinhas e tudo o mais que compõe o cenário.

As melhores épocas para fazer mergulho em Abrolhos são: 

  • Melhor condição de visibilidade: de dezembro a março
  • Época das baleias jubartes: de junho a outubro 

Dica: se você deseja mergulhar e ver as baleias, o ideal é ir entre setembro e outubro. Assim você evita a pouca visibilidade do mar por conta do inverno.

Conheça cinco ótimos lugares para mergulhar no Brasil - Abrolhos | Baleia jubarte em Abrolhos | Conexão123

O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que faz dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro

Não é à toa que o mergulho em Abrolhos é considerado um dos melhores do Brasil. Submergir por ali é certeza de encontrar águas claras com temperatura agradável, naufrágios e grande diversidade de fauna marinha.

Mas, o mais excepcional, o que você não pode deixar de ver — de jeito nenhum — no mergulho em Abrolhos são os grandes chapeirões, estruturas coralinas e endêmicas, em forma de cogumelo. 

A melhor forma de explorar o lugar é através dos liveaboards, expedições de mergulho em embarcações com estrutura preparada para mergulhadores (e acompanhantes) se hospedarem em alto-mar.

Angra dos Reis 

Angra dos Reis se localiza na costa sul do estado do Rio de Janeiro. Rodeada por uma beleza natural exuberante, a região encanta visitantes com suas praias paradisíacas, ilhas deslumbrantes e uma vasta vegetação tropical.

A cidade é um dos ótimos lugares para mergulhar no Brasil, e é muito popular para quem busca atividades aquáticas, como mergulho, snorkeling e passeio de barco. O local é excelente para descobrir uma variedade de espécies marinhas e paisagens deslumbrantes. Fazer um mergulho em Angra dos Reis é se deixar encantar por todas as belezas que há por ali. 

Para quem mora no Rio ou mesmo em São Paulo, Angra dos Reis é um lugar perfeito para uma viagem de carro durante um fim de semana ou feriado prolongado. O 123carros, inclusive, oferece muitas opções econômicas, para viagem individual ou com toda a família. Há mergulho em Angra dos Reis para todos os gostos: rasos, fundos, canyons, cavernas. 

O ideal é que os aventureiros busquem uma agência de turismo ou uma operadora de mergulho, devidamente legalizada, antes de se aventurar pelo fundo do mar.

Alguns dos pontos mais conhecidos para o mergulho de snorkel são as ilhas de Cataguases e Botinas, cartões-postais e um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Os mergulhadores mais experientes têm a opção de se aventurar pelos diversos pontos de naufrágios que existem no município. Entre eles há o do navio Pinguino, um cargueiro de 70 m afundado em 1967 que ainda permanece em bom estado, o que permite o passeio por seus compartimentos. Esse é um dos naufrágios mais procurados em Angra dos Reis, sendo que sua profundidade chega a 20 m.

A melhor época para mergulho em Angra dos Reis é de abril a maio, quando a temperatura da água tem média de 24 ºC, e a visibilidade varia entre 15 e 20 m. 

Quer viver essa aventura? Confira onde se hospedar em Angra dos Reis. 

Arraial do Cabo 

Arraial do Cabo, localizado no estado do Rio de Janeiro, é um verdadeiro paraíso costeiro. Suas praias são simplesmente deslumbrantes. 

A fama de um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil não é à toa. Conhecido como a “Capital do Mergulho”, o destino encanta os amantes da vida marinha com sua rica biodiversidade. Além das praias paradisíacas, o cenário é composto de imponentes falésias e dunas, proporcionando paisagens de tirar o fôlego.

Tartarugas, cavalos-marinhos, arraias, moreias, grandes peixes, golfinhos e baleias são vistos com frequência naquelas águas. Até mesmo orcas e pinguins fazem visitas por lá. Um deleite para os visitantes. A boa notícia é que, sendo ou não um mergulhador profissional, é possível curtir o mergulho no mar de Arraial do Cabo.

Até mesmo praticando snorkeling você será feliz. E se desejar mesmo encarar o desafio de se equipar com roupa de neoprene e cilindro, mergulhos de batismo estão disponíveis para marinheiros de primeira viagem.

A Praia do Farol, Praia do Forno, Prainha, Prainhas do Pontal do Atalaia, pontos turísticos famosos de Arraial do Cabo, costumam ser bons lugares para mergulho com snorkeling. 

Conheça cinco ótimos lugares para mergulhar no Brasil | Arraial do Cabo | Conexão123

A Praia do Forno atrai quem gosta de mergulho, pois lá é possível praticar snorkeling e avistar muitas tartarugas entre outras espécies

Para mergulhadores mais experientes, Arraial do Cabo reserva grutas e águas extremamente transparentes e ricas em vida marinha. Há locais de mergulho para todo nível, de amador a profissional. Entre os naufrágios, uma ótima pedida é o Thetis, no Saco dos Ingleses. 

Mergulhar em Arraial do Cabo é uma atividade que pode ser realizada durante todo o ano.

Devido ao fenômeno da ressurgência, que traz as águas mais profundas para a superfície, a temperatura das águas de Arraial do Cabo fica entre os 13 ºC e os 22 ºC. 

Quer se aventurar no mar de Arraial do Cabo? Confira nossas indicações de hospedagem. 

Dia Mundial dos Oceanos 

O Dia dos Oceanos foi celebrado pela primeira vez durante a Rio 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Na época, foi inspirado por um evento organizado no mesmo dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense: “Oceans Day At Global Forum – The Blue Planet”. Em 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu que, a partir de 2009, o 8 de junho seria designado oficialmente como Dia Mundial dos Oceanos. 

Gostou de conhecer os lugares para mergulhar no Brasil? Qual destino você escolheria? Conte com a 123milhas para economizar em passagens aéreas, pacotes de viagemhospedagem. Partiu mergulho? 

RESPOSTAS123

Os melhores lugares para mergulhar no Brasil são:

  • Fernando de Noronha
  • Recife
  • Abrolhos
  • Angra dos Reis
  • Arraial do Cabo

A melhor maneira de chegar a Abrolhos, Bahia, é de barco, em viagens que levam de 3 a 6 horas a depender da embarcação.

Os três tipos de mergulho mais praticados são:

  • Autônomo – exige o uso de aparelhos de respiração mais complexos, como cilindros de mergulho
  • Livre – com uso de aparelhos de respiração mais simples, como o snorkel 
  • Profissional