Dicas para o viajante

Dicas para quem vai viajar sozinho de ônibus, avião ou carro

5 de janeiro de 2023

Quantas vezes você já quis ir para algum lugar e mudou de ideia porque não tinha companhia ou porque não quiseram ir para o mesmo lugar que você?

Então, pensando em como você pode aproveitar ao máximo a sua própria companhia, o Conexão123 vai dar dicas de como viajar sozinho, seja de ônibus, de avião ou de carro. 

Você vai ler sobre

Viajar sozinho

Liberdade. A liberdade é um dos principais motivos destacados quando se fala em viajar sozinho. Mas também há outros, como ir para onde quiser sem depender de outras pessoas, ditar seu próprio ritmo de viagem, ter a oportunidade de conhecer gente nova e compartilhar histórias. 

Quando você vai com a cara e a coragem, descobre uma independência e autonomia que não sabia que tinha até tal momento. Entre ficar horas discutindo para onde ir com outra pessoa, você simplesmente pega a mochila e vai.

E então você volta para casa com a mala cheia, não só de roupas para lavar, mas de experiências, lembranças memoráveis e se perguntando “por que não fiz isso antes?”, já planejando a próxima viagem.

Dicas para viajar sozinho de ônibus

Vamos começar pelo mais barato. Viajar de ônibus, além de ser super em conta, é confortável e menos burocrático. 

Atualmente não é mais obrigatório ir até a uma rodoviária para pegar um ônibus. Hoje em dia tem muitas opções que facilitam a vida do viajante, como a 123ônibus, da 123milhas.

Para viajar de ônibus, o limite de peso da bagagem é de 30 kg, com até 1 m de comprimento, para ser guardada no compartimento de bagagens externo. 

É possível também levar uma mochila ou bolsa que caiba no bagageiro interno ou que possa ser acomodada nos pés, e nela você pode concentrar itens como documentos, objetos de higiene, um livro etc.

Tem Pet e quer levar seu melhor amigo para viajar de ônibus com você? Garanta que seu animalzinho fique confortável durante a viagem e atente-se à sua alimentação e necessidades fisiológicas durante o caminho. Providencie uma coleira em que conste o nome do animal e o telefone do tutor.

Para a bagagem do seu pet: peitoral com guia para passeio, roupinha, cobertor, carteirinha de vacinação e vermifugação, potes para água e comida, tapete higiênico ou jornais, para as necessidades, e medicamentos, caso ele tome. Se for uma viagem interestadual, peça para seu veterinário o Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos pelo menos 10 dias antes da viagem e verifique as regras de transporte de pet da companhia escolhida.

Dicas para quem vai viajar sozinho de ônibus, avião ou carro | Cachorro com peitoral olhando a paisagem pela janela do ônibus | Conexão123

Dicas para quem vai viajar sozinho de ônibus

Dicas para viajar sozinho de avião

Indo para o mais rápido, viajar de avião é pura praticidade, além da segurança e do privilégio de ter a vista que esse meio oferece.

Caso seja sua primeira vez viajando de avião, procure saber antecipadamente como consultar o status do seu vôo, fazer o check-in no aeroporto e marcar a poltrona. Se seu voo tiver escala, revise os detalhes, como horários e codeshare (código da companhia aérea parceira), evite ultrapassar a franquia de bagagem e confira seus documentos antes de embarcar

  • Para voos nacionais e para os países do Mercosul, pode ser somente a carteira de identidade, dentro da validade, que é de 10 anos.
  • Para voos internacionais, é necessário passaporte, visto (alguns países não exigem, mas para outros é obrigatório) e comprovante de vacinação.

Agora, se você já está acostumado com o processo de viajar de avião, aqui vai uma dica básica, mas que vale ouro: escolha bem a roupa e os acessórios que você vai usar a bordo. Se puder, evite:

  • Roupas apertadas — a pressão da cabine nos incha e, dependendo do que estiver vestindo, pode até machucar, então opte por roupas largas e confortáveis.
  • Sapatos ou sandálias com fivela — na hora de passar pelo raio-x será necessário tirá-los, e isso toma tempo, além do desconforto que causam. Então opte por um tênis.
  • Lentes de contato — o ar dentro do avião é seco, e consequentemente seus olhos também ficarão, opte pelos óculos de grau. 
  • Joias, relógios e acessórios caros — podem chamar a atenção para possíveis roubos/furtos, opte por levá-los na bagagem de mão.

 E se você tem medo de viajar de avião, aqui vai outra dica: comece controlando sua respiração, inspire e expire, conte até 10 e mentalize os seus planos para quando chegar no destino. Outra sugestão é preparar todas as distrações possíveis: fones de ouvido + filmes/séries (seja em seu celular, tablet, notebook ou no próprio avião), um bom livro ou sua playlist preferida. Concentre-se em algo que goste e que prenda sua atenção, principalmente se for sua primeira viagem de avião

Dicas para quem vai viajar sozinho de ônibus, avião ou carro | Poltronas de avião reproduzindo mídia para os passageiros | Conexão123

Dicas para quem vai viajar sozinho de avião

Dicas para viajar sozinho de carro

Falando agora sobre o mais confortável, viajar de carro é uma ótima opção para quem gosta de “botar o pé na estrada” e também para quem gosta de privacidade — pois não há desconhecidos ao seu redor.

Antes de tudo, não se esqueça de que o quesito mais importante antes de pisar no acelerador é a manutenção do carro. Seja próprio ou um veículo alugado, o veículo precisa de um check-up completo, conferindo alinhamento e balanceamento, água e óleo de motor, freios, limpador de para-brisa, step e bateria; e os documentos também precisam estar em dia, tanto os do veículo quanto os seus. 

Conhece uma companhia melhor para viajar de carro do que a música? Escolha seu destino, trace sua rota, organize sua bagagem no porta-malas e faça sua playlist. Junte suas músicas favoritas, que você conhece a letra de trás pra frente, com outras novas e se divirta em sua jornada.

A última dica para sua road trip: aproveite a paisagem! O sol está se pondo? Você tem a liberdade de parar o carro e assistir ao show incrível da natureza, além de tirar fotos de qualquer lugar. Sem dúvidas, as fotografias serão lendárias.

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu?!