Dicas para o viajante

Raio-x de bagagem em aeroporto: saiba como agir na viagem de avião

15 de setembro de 2022

A segurança em aviões é rigorosa e tem diversos processos que asseguram aos passageiros uma viagem tranquila. Entre as medidas tomadas antes do embarque, uma das mais importantes é o raio-x de bagagem em aeroporto. Vamos saber mais sobre como funciona o processo e quais os itens proibidos em mais um conteúdo exclusivo do Conexão123.

Você vai ler sobre

Como funciona o raio-x de bagagem em aeroporto?

O raio-x de bagagem em aeroporto é a medida de segurança que impede que objetos proibidos, que causem algum risco aos passageiros, sejam transportados durante a viagem de avião.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é o órgão responsável pela regularização dos raios-x e, cada vez mais, tem adotado medidas rígidas para a segurança dos aeroportos do Brasil. 

De todo modo, deve-se atentar para o fato de que existem empresas aéreas mais flexíveis e mais rigorosas em relação aos objetos proibidos na bagagem de mão durante o voo. Assim é recomendável sempre verificar junto à companhia sobre restrições específicas.

Mas como será que funciona o raio-x em viagens de avião?

Ele é realizado antes da entrada na sala de embarque dos terminais. Todos os itens que não foram despachados pelos turistas precisam passar pela inspeção. Nas radiografias é possível ver o que o passageiro leva na mala, e os agentes de segurança do aeroporto conseguem identificar objetos suspeitos 

A ação da ferramenta é bem similar às radiografias que tiramos no médico. Primeiro você coloca sua bagagem e pertences na esteira, um escâner emite o raio-x fazendo uma varredura na mala, sendo possível verificar a presença de itens proibidos. 

Geralmente, a passagem pelo raio-x em aeroporto acontece logo após a entrada no portão de embarque, que é uma das primeiras etapas. As filas tendem a ser rápidas, porém, em caráter de exceção, podem apresentar alguns minutos de espera. Por isso, é importante se apresentar para o raio-x com certa antecedência.

Porém, longe dos olhos dos passageiros, existe um complexo de esteiras, cheio de máquinas de raio-x, câmeras de vídeo e salas de monitoramento com profissionais para completar a segurança dos voos. Sim! A bagagem despachada também passa por raio-x e, em caso de suspeita, o passageiro será convocado até uma sala reservada da polícia para conferir o conteúdo da mala.

Raio-X de bagagem em aeroporto: saiba como agir na viagem de avião | Malas passando pelo raio-x | Conexão123

O processo de raio-x nos aeroportos é uma das principais medidas de segurança

Itens proibidos no raio-x de bagagem em aeroporto

Existem itens considerados de risco para a segurança dos passageiros, sendo assim, não é possível entrar com eles no avião. Se vai realizar um voo ou viajar de avião pela primeira vez, atente-se aos seguintes itens. 

Entre os itens proibidos no raio-x de bagagem em aeroporto, podemos destacar:

  • Pistolas (armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis)
  • Armas brancas e elétricas
  • Aerossóis inflamáveis ou tóxicos
  • Dispositivos neutralizantes (tasers)
  • Objetos pontiagudos ou cortantes (facas, ferramentas)
  • Substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários (isqueiros, fósforos, fogos de artifício)
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos
Raio-X de bagagem em aeroporto: saiba como agir na viagem de avião | Mala de viagem | Conexão123

Atente-se aos itens que você coloca na sua mala de viagem

Por isso, ao montar sua mala de viagem, certifique-se de que você não porta nenhum desses e de outros objetos que podem ser proibidos. Em casos especiais, um contato prévio deve ser realizado junto às companhias aéreas. 

Um desses casos extraordinários, por exemplo, são as medicações. Uma das dúvidas que surgem é: como isolar medicação do raio-x em aeroporto? Todo e qualquer remédio deve estar devidamente embrulhado em uma embalagem plástica, mantendo a embalagem original. Lembre-se de que frascos e embalagens devem conter até 100 ml e o total de líquidos não pode exceder 1 litro. 

O que fazer na hora de passar pelo raio-x de aeroporto

A passagem pelo raio-x acontece logo após você entrar pelo portão de embarque do aeroporto. Normalmente, existe uma fila, que costuma ser rápida. Confira um passo a passo dos procedimentos para passar pelo raio-x:

  • Se você estiver com qualquer item contendo metal (cinto, sapatos, moedas, óculos, relógios, telefone celular), retire-os e coloque-os na bandeja
  • Pode ser solicitado que notebooks, celulares e outros aparelhos eletrônicos sejam separados da bagagem de mão e colocados em uma bandeja exclusiva
  • Se você estiver usando casaco, também deve retirá-lo. Assim como sapatos. Por isso é bom vestir algo que seja fácil de tirar e colocar
  • Líquidos acima de 120 ml também não são permitidos. Mesmo se for água, você deve descartar no lixo. A não ser que esteja com crianças que estão sendo amamentadas
  • É permitido passar pelo raio-x com comidas e snacks. Mas em certos países, frutas e sementes são proibidas. Fique atento às regras do país em que você está viajando

Veja mais sobre bagagem de mão para levar no avião: dicas para viagens curtas!

Gostou das dicas sobre raio-x em avião? Prepare sua mala e embarque no próximo voo em direção à viagem dos seus sonhos com a 123milhas!