Lugares para conhecer

Semana Santa em São Paulo: bate e volta para fazer no feriado

4 de abril de 2023

Se você é daqueles que adora aproveitar um feriado para conhecer novos lugares, saiba que a Semana Santa em São Paulo é uma excelente oportunidade para fazer um bate e volta e explorar as cidades ao redor da capital.

O Conexão123 selecionou alguns destinos que celebram o feriado religioso. 

Conheça com o Conexão123

Turismo religioso em São Paulo

São Paulo é um estado rico em tradições culturais, com muitos locais para fazer turismo religioso. Para celebrar a Semana Santa, nada melhor do que conhecer alguns desses pontos turísticos e aprender um pouco mais sobre esta celebração tão importante para o catolicismo.

A cidade de Aparecida do Norte, por exemplo, é um dos destinos mais procurados do país por fiéis e turistas em busca de conhecimento religioso. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior templo mariano do mundo, recebe milhões de visitantes todos os anos. Já em São Roque, o turismo religioso se concentra na Igreja Matriz de São Roque, que possui um acervo de arte sacra impressionante.

Outra cidade que não pode faltar na lista é Pirapora do Bom Jesus, que abriga a Paróquia Santuário do Bom Jesus, um importante centro de peregrinação religiosa. Em Serra Negra, além das belezas naturais, os visitantes podem conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um dos principais monumentos da cidade.

Além disso, cada um desses municípios possui suas próprias curiosidades e particularidades que tornam a visita ainda mais interessante. Aproveite para conhecer mais sobre o turismo religioso em São Paulo e descobrir os encantos desses lugares.

Para aproveitar ao máximo esses destinos, alugar um carro para fazer um bate e volta é uma alternativa cômoda e econômica. Uma das vantagens é você decidir como vai ser a rota da sua viagem. 

Com um veículo alugado, é possível percorrer as estradas e apreciar a paisagem, aproveitando horários e itinerários flexíveis. Se ainda está em dúvida, você pode conferir nosso texto sobre alugar um carro para viajar. 

Aparecida

Aparecida está localizada no interior de São Paulo, a cerca de 170 km da capital. A cidade é conhecida por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um importante centro de peregrinação para fiéis de todo o mundo.

A Semana Santa é um momento de grande importância para fiéis católicos, e em São Paulo há diversas opções de bate e volta para aqueles que desejam fazer turismo religioso durante o feriado. Um dos destinos mais populares é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - Aparecida | Interior do Santuário | Conexão123

A grandiosidade do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida pode ser sentida em cada detalhe do seu interior sagrado

O santuário é o principal centro de peregrinação da Igreja Católica no Brasil, e recebe milhares de pessoas todos os anos. O local abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e conta com diversas atrações.

Para visitar o Santuário, é necessário adquirir um ingresso, que pode ser comprado no local ou pela internet, com preços que variam de acordo com a atração escolhida. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) para quem deseja visitar apenas a cúpula e R$ 25 (inteira) para quem deseja incluir no roteiro o Museu Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Av. Dr. Júlio Prestes, s/n – Centro

A viagem de carro saindo de São Paulo dura aproximadamente 2h30. De ônibus, por outro lado, chega até 3h30.

Basílica Nova

Todo o santuário tem mais de um milhão de metros quadrados, sendo 143 mil m² de área construída (isso é mais do que a cidade de Jerusalém, com seus 125 mil m²). Só a basílica — construída em forma de cruz — tem quase 72 mil m², o equivalente a oito campos de futebol. A parte interna acomoda até 30 mil pessoas.

Para quem vem de São Paulo pela Dutra, o acesso leva você à entrada sul, onde fica o átrio dos apóstolos e, olhando de frente para o santuário, a Capela do Batismo (à direita) e a Capela da Ressurreição (à esquerda).

Nicho da imagem milagrosa de Aparecida

O nicho que abriga a imagem original é o ponto de maior peregrinação no santuário. Há detalhes em pastilha de porcelana pintadas em ouro. 

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - Aparecida | Nicho da imagem milagrosa | Conexão123

O nicho da imagem milagrosa de Aparecida é um local de devoção para milhões de fiéis que visitam o Santuário Nacional todos os anos

Todo o retábulo tem quase 37 metros de altura e exibe detalhes simbólicos da pesca milagrosa ocorrida no dia em que a imagem foi encontrada. Fica aberto à visitação todos os dias, das 5h às 22h.

Cúpula Central 

O projeto artístico é de Cláudio Pastro, um dos maiores nomes da arte sacra no Brasil. Ele faleceu em outubro de 2016, sem ver o resultado do que seria a consagração da sua empreitada como gênio cristão e dedicado que foi.

A cúpula tem 52 painéis revestidos de mosaicos com o tema “A árvore da vida”, envolta de pássaros da fauna brasileira. Ao centro, o Espírito Santo em forma de pomba. 

A cúpula também tem um mirante e está aberta ao público.

Museu Nossa Senhora Aparecida

Localizado dentro do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o museu oferece uma experiência única aos visitantes. 

Com um acervo que conta a história da devoção à Padroeira do Brasil, o Museu Nossa Senhora Aparecida é uma importante referência para a religião católica no país. Nele, encontram-se relíquias, objetos litúrgicos, pinturas, esculturas e imagens que narram a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida.

São Roque 

Situada a cerca de 60km da capital paulista, a cidade de São Roque é conhecida como a “Terra do Vinho”. Além disso, o município também possui um charmoso centro histórico, repleto de construções antigas.

Durante a Semana Santa em São Paulo, um destino imperdível para que busca fazer um turismo religioso é a Igreja Matriz São Roque, um importante marco histórico e religioso da cidade

A Igreja Matriz São Roque foi fundada em 1640 pelos jesuítas, e é uma das mais antigas do estado de São Paulo. Ela tem um estilo barroco colonial e é considerada um patrimônio histórico. 

Quem visita a Igreja Matriz São Roque se depara com a imagem de São Roque, padroeiro da cidade, além de uma bela arquitetura e arte sacra. A igreja é aberta, gratuitamente, para visitação, de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 6h às 18h.

Com importância religiosa e arquitetônica, o templo oferece uma oportunidade única de conhecer mais sobre a história e a devoção da região.

Endereço: Praça da Matriz s/nº Centro, Praça da Matriz, 18 – Centro

O tempo de viagem de carro para esse destino é de aproximadamente 1h30.

Pirapora do Bom Jesus

Localizada a cerca de 90km da capital paulista, a cidade é destino de fiéis e turistas de todo o Brasil, e abriga uma paróquia de extrema relevância.

A Paróquia Santuário do Bom Jesus é um importante centro de peregrinação para os católicos do Brasil, possui uma história religiosa muito significativa para a cidade.

O templo foi fundado em 1725, sendo um dos mais antigos da região. Ele abriga a imagem do Senhor Bom Jesus de Pirapora, que é muito venerada pelos fiéis. Além disso, tem uma arquitetura imponente e rica em detalhes.

Paróquia Santuário do Bom Jesus | Interior da Igreja | Conexão123

A beleza e a grandiosidade do interior da Paróquia Santuário Bom Jesus, em Pirapora do Bom Jesus, são um convite à contemplação e à oração

Aqueles que visitam a Paróquia Santuário Bom Jesus durante a Semana Santa encontram diversas celebrações, como a procissão do Senhor Bom Jesus. A entrada na igreja é gratuita, mas há a possibilidade de fazer doações.

O tempo de viagem de carro para esse destino é de aproximadamente 1h10.

Endereço: Largo da Matriz, s/n – Centro

Serra Negra

Situada a cerca de 150km da capital paulista, Serra Negra é conhecida como a “Cidade da Saúde”, famosa também por suas águas termais e pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores e visitantes. 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário abriga diversas imagens de santos católicos, além de um altar central imponente e muito bonito. A construção do templo se deu no século XIX, e ao longo dos anos ele passou por diversas reformas e ampliações. 

Quem visita a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário durante a Semana Santa pode participar de diversas celebrações religiosas, procissões e missas. Além disso, a igreja oferece uma vista privilegiada da cidade, sendo um ótimo local para tirar fotos.

Fica aberta diariamente, de forma gratuita, mas doações são sempre bem-vindas, para ajudar na manutenção da igreja.

O tempo de viagem de carro para esse destino é de aproximadamente 2h30.

Endereço: Praça Lourenço F. de Oliveira – Centro

Santana de Parnaíba

Situada a cerca de 40km da capital paulista, a cidade de Santana de Parnaíba é conhecida por seu centro histórico preservado, com diversas construções antigas que contam um pouco da história da região. Além disso, a cidade também é famosa pela Festa do Divino, uma das mais tradicionais do estado, que atrai milhares de fiéis e turistas todos os anos. 

Para quem está fazendo turismo religioso, uma das principais indicações em Santana de Parnaíba é a Igreja Matriz de Sant’Ana. Essa igreja é uma das mais antigas da cidade e foi construída no fim do século XVIII, sendo uma das principais referências arquitetônicas e culturais da região.

Ela tem estilo barroco com elementos neoclássicos e é dedicada a Sant’Ana, padroeira da cidade. 

Igreja Matriz de Sant'Ana | Fachada da Igreja | Conexão123

A Paróquia de Santa Ana é considerada o patrimônio cultural mais importante da cidade de Santana de Parnaíba

No seu interior, os visitantes encontram diversos elementos sacros, como altares, imagens de santos e afrescos que contam histórias religiosas. O templo também possui um acervo de arte sacra muito rico, com diversas peças de grande valor histórico e cultural.

Durante a Semana Santa, a igreja realiza diversas celebrações religiosas, como procissões e missas, atraindo turistas e fiéis de todas as partes do país. Não há cobrança de ingresso para visitação, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Vale ressaltar que a igreja é um local de culto, então é importante respeitar as normas e manter comportamento adequado durante a visita.

Endereço: Largo da Matriz, s/n – Centro

Além disso, a cidade de Santana de Parnaíba possui um centro histórico muito bem preservado, com outras diversas igrejas e casarões antigos, que também valem a pena serem visitados pelos turistas interessados em turismo religioso e cultural.

O tempo de viagem de carro para esse destino é de aproximadamente 1h.

Gostou das nossas indicações de bate e volta na Semana Santa em São Paulo? Qual despertou mais curiosidade em visitar? Conte com a 123milhas para alugar o carro para sua viagem. Nós também temos as melhores opções de hotéis e pacotes de viagem.