Lugares para conhecer

O que fazer em Cancún: pontos turísticos e passeios

13 de março de 2023

Cancún, no México, é um dos destinos internacionais mais procurados pelos turistas, e não é difícil entender o porquê. Praias paradisíacas, banhadas pelo deslumbrante mar do Caribe, e uma ampla rede hoteleira tornam a cidade uma excelente opção para viajantes do mundo inteiro. 

Mas você sabe o que fazer em Cancún, além de curtir suas praias e hotéis? O Conexão123 apresenta os principais passeios e pontos turísticos da cidade. Bora lá?

Conheça com o Conexão123

A cidade de Cancún

Há cinquenta anos, a ilha onde foi construída a Zona Hotelera de Cancún era deserta. Até então, o balneário mais famoso do país era Acapulco, mas o governo mexicano achava que o crescimento dessa região era limitado e procurou outra praia que atraísse os viajantes, implementando, no fim da década de 1960, um fundo de fomento ao turismo.

Na década de 1970, começaram as obras de infraestrutura que deram origem à Zona Hotelera, que foi aos poucos sendo ocupada por grandes redes de hotéis. O sucesso da cidade começou, então, na década de 1980. 

A Zona Hotelera é uma ilha que tem o formato que lembra o número 7, conectada ao continente por duas pontes. Punta Nizuc, ao sul, e Playa Linda, ao norte. A ilha é relativamente pequena, mas tem a medida certa para garantir uma semana de muito sol e curtição.

Essa região estende-se por uma estreita faixa de areia de 22 quilômetros, onde se vê dezenas de resorts, restaurantes e casas noturnas, ao longo da famosa Kukulcán Boulevard.

Quer saber mais sobre como aproveitar Cancún? Não deixe de conferir o nosso guia turístico.

O que fazer em Cancún: passeios | Praia de Cancún | Conexão123

As praias paradisíacas de Cancún são as principais atrações turísticas da cidade

O que fazer em Cancún: pontos turísticos 

Localizada no estado de Quintana Roo, México, Cancún fica voltada para o litoral do oceano Atlântico e o mar do Caribe. A área que já foi ocupada pelo povo maia, além de ser um destino turístico encantador, é um lugar de muita riqueza cultural e histórica. 

Vamos conhecer os pontos turísticos em Cancún?

Chichén Itzá 

O Chichén Itzá é um sítio arqueológico um pouco distante da Zona Hotelera da cidade, mas trata-se daqueles pontos turísticos em Cancún obrigatórios para os viajantes.  

No período chamado de pós-clássico (900 a 1.500), Chichén Itzá foi a principal cidade da civilização maia. É desse período a maioria das construções que você pode observar no sítio, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1988.

Mas o que deu fama e reconhecimento internacional ao Chichén Itzá foi a eleição da Pirâmide de Kukulcán como uma das sete maravilhas do mundo moderno

A pirâmide é um templo construído para culto ao deus Kukulcán, representado pela imagem de uma serpente emplumada. Um fato interessante é que durante os equinócios de primavera e outono, o sol cria uma sombra que remete a uma serpente subindo e descendo as escadas da pirâmide.  

O templo foi todo construído com princípios da astronomia, o que o torna uma espécie de calendário. E ele tem quatro lados, cada um é voltado para um dos pontos cardeais. Cada lado possui exatos 45° de inclinação e 91 degraus. Somando todos os degraus mais o topo obtemos o número 365, que é a quantidade de dias do calendário maia. 

Chichen Itzá está a 200 km de Cancún, e o trajeto de ônibus leva cerca de 2h40min. Existem várias excursões que saem de Cancún e possuem guia, normalmente em inglês ou espanhol. A primeira hora é com guia, depois resta mais uma hora de tempo livre. O preço médio da excursão é a partir de M$ 1091,82 por pessoa. 

O sítio arqueológico funciona todos os dias, das 8h às 17h. Entretanto, a última entrada é às 16h.

Pirâmide de Cobá

Cobá, assim como Chichén Itzá, é uma das memórias da civilização maia. A cidade ficou por muitos anos abandonada, e, por conta disso, o mato encobriu boa parte das ruínas, dando um aspecto ainda mais rústico e antigo ao local. A principal atração da cidade é a pirâmide Nohoch Mul, que possui 42 metros de altura, 12 a mais que a de Chichén Itzá. 

As ruínas ficam a 130 km da Zona Hotelera de Cancún. São aproximadamente duas horas e meia de viagem, que pode ser realizada de carro ou excursão. Se optar por esta última, o valor fica a partir de M$ 1273,79 por pessoa e já está incluso a entrada para o parque. O horário de funcionamento do local é das 8h às 17h.

O que fazer em Cancún: pontos turísticos | Cobá | Conexão123

Subir na pirâmide principal em Cobá é uma experiência única | Foto: Divulgação

Río Secreto 

Río Secreto é um parque natural onde é possível percorrer um rio subterrâneo de cerca de 1 km. Esse é um cenote diferente dos citados anteriormente, pois é praticamente todo subterrâneo, e o percurso é feito no meio de grutas, cavidades, estalactites e estalagmites, num cenário natural magnífico. 

Apelidado de museu de cristal, o lugar dá a oportunidade para os visitantes caminharem por suas águas sob um cenário incrível. Definitivamente, mais um dos pontos turísticos em Cancún para constar em sua lista. 

Para chegar ao local, também é necessária uma excursão. Os preços são a partir de M$ 1455,76 por pessoa. 

Cenote Ik Kil 

Cenotes são cavidades no solo, formando piscinas ou pequenos cursos de água subterrâneos, sendo um fenômeno muito comum na região da Riviera Maya e um dos pontos turísticos de Cancún mais visitados.

O cenote Ik Kil fica localizado a apenas 3 km de Chichén Itzá, e por isso a visita a essas duas atrações às vezes é feita no mesmo tour. A sua água é fria e límpida, mas é difícil observar os peixes, pois tem 40 metros de profundidade. Além de apreciar a beleza natural do local, é possível saltar para o cenote através de uma plataforma específica. 

O que fazer em Cancún: pontos turísticos | Cenote Ik Kil | Conexão123

O Cenote Ik Kil é uma das relíquias da civilização maia, que fica localizado a 26 metros abaixo do nível do solo e 40 metros de profundidade

Mesmo que você saiba nadar, a dica é ficar atento e alugar um colete, pois as águas de Ik Kil são muito densas e doces — o que dificulta boiar e até mesmo nadar. 

Para entrar no cenote, é preciso pagar M$ 198,67 por pessoa. 

Veja outros cenotes em Cancún que também valem uma visita:

  • Cenote Zací, Valladolid
  • Cenote Azul, Quintana Roo
  • Cenotes de Cobá: Tamacach-Há e Choo-Há
  • Cenote Suytun
  • Cenote Cristalino

O que fazer em Cancún: passeios 

Não é de hoje que o Caribe mexicano encanta os viajantes brasileiros. E, claro, há dezenas de razões para isso, afinal, há excelentes passeios em Cancún e em toda a região conhecida como Riviera Maya. Bora conhecer? 

Parque Xcaret

O Xcaret é um parque aquático e uma reserva natural onde você pode ver e chegar perto dos animais silvestres que ficam soltos na mata, como, por exemplo, flamingos, peixes-boi e até mesmo onças. Um passeio que as crianças definitivamente irão adorar! Lá existem diversas trilhas, sendo que a principal delas percorre um rio subterrâneo, onde os visitantes usam coletes e máscaras para mergulhar com os peixes. Ademais, o parque tem aquários e SPA.

Mas, atenção, você precisa saber que é praticamente impossível conhecer em apenas um dia tudo o que o Xcaret oferece. Afinal, são mais de 53 atividades para explorar.

É, com certeza, uma das atrações turísticas imperdíveis em Cancún. Por isso, ao viajar para lá, inclua o parque Xcaret em seu roteiro de viagem.

O parque está localizado em Playa del Carmen, km 74, ao sul do Aeroporto Internacional de Cancún, cerca de 1h. Os ingressos custam:

  • A partir de 12 anos: M$ 2001,67
  • Crianças de 5 a 11 anos: M$ 1528,55

Entre as atividades opcionais do parque, para as quais é cobrada uma taxa extra, as mais famosas são:

  • Nadar com golfinhos (a partir de M$ 2547,58 por pessoa) 
  • Tubarões, aventura interativa – Sim, você pode mergulhar no mundo dos tubarões-lixa e ainda alimentá-los (a partir de M$ 1164,61 por pessoa)
  • Encontro com arraias (a partir de M$ 666,01 por pessoa) 

Parque Xel-Há 

A 115 km de Cancún, Xel-Há é um parque aquático e de diversões focado no ecoturismo, tendo sido vencedor do título de Maravilha Natural do México. O recanto abriga o encontro de uma faixa de água fluvial com o mar do Caribe, formando o que é considerado o maior aquário natural do mundo. O local é perfeito para o desenvolvimento de centenas de espécies de animais e plantas. 

Algumas das atrações de Xel-Há são o percurso no rio, mergulho e snorkelling, rapel e tirolesa, entre muitas outras atividades para toda a família.

Embora não tenha tantas atrações quanto o Xcaret, o Xel-Há oferece um excelente custo-benefício, pois funciona com sistema all inclusive – que inclui café da manhã, almoço e bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante o dia. 

O que fazer em Cancún: passeios | Parque Xel-Há | Conexão123

Para aproveitar ao máximo o seu passeio, o recomendado é que saia cedo de Cancún, a ponto de chegar ao parque assim que ele abrir

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 18h

Preço: a partir de M$ 1674,12 por pessoa 

Museu Subaquático de Arte 

O MUSA – Museu Subaquático de Arte – é um monumental museu submerso fundado em 2009, que conta com mais de 500 esculturas dos famosos artistas Jason de Caires Taylor, Karen Salinas Martínez, Roberto Díaz Abraham, Rodrigo Quiñones Reyes e de Salvador Quiroz Ennis. 

Possui galerias localizadas nas águas de Cancún e de Isla Mujeres, além de um centro de visitações em terra firme, onde os turistas podem ver como as obras são feitas. É uma das atrações marinhas mais incríveis do mundo. 

O objetivo do museu é demonstrar a interação entre a arte e o meio ambiente. O mais interessante é que os materiais utilizados nas esculturas são totalmente adaptáveis para as condições ambientais marinhas, formando lindas colônias que completam o visual do museu. 

Conheça as galerias que integram o museu, e onde elas estão localizadas: 

  • Esculturas Subaquáticas em Punta Nizuc: Localizadas no extremo sul da Zona Hotelera de Cancún. Ficam de 2 a 4 metros de profundidade e, portanto, o mergulho com snorkel é recomendado nessa área. 
  • Esculturas Subaquáticas em Manchones: Localizadas na Isla Mujeres. Ficam de 8 a 10 metros de profundidade, portanto, o mergulho com cilindro é a escolha certa para conhecer as obras
  • Galeria Villa Roda: Conheça a história do MUSA, os fundadores e veja como são feitas as esculturas, em terra firme.  

Esse é um dos principais pontos turísticos da região. Prova disso é que todos os anos o museu recebe aproximadamente 1 milhão de visitantes. 

Existem algumas formas de admirar as artes belíssimas do museu submerso de Cancún, confira:

  • Mergulho com snorkel: Um dos mais escolhidos entre os visitantes, já que não há custo. É preciso apenas possuir um snorkel, e pagar apenas o valor da entrada do museu.
  • Mergulho com cilindro: Caso queira observar cada detalhe das obras de arte, o mergulho com cilindro é o ideal. Na Isla Mujeres, onde está localizado o museu, é possível alugar os equipamentos, que custam em média M$ 1091,82
  • Barco com fundo de vidro: Mesmo crianças ou turistas que não sabem nadar podem conhecer o museu, por meio de um barco com fundo de vidro que proporciona a visão das esculturas. O passeio custa a partir de M$ 727,88.

O tíquete para visitar as esculturas subaquáticas do museu custa M$ 655,09 por pessoa. Para conhecer a Galeria Villa Roda o valor é de M$ 560,47, sendo necessário fazer a reserva com antecedência.

Endereço: Blvd. Kukulcan, km 13, Zona Hotelera, 77500 

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 14h 

Isla de Las Mujeres 

A Isla de Las Mujeres é uma ilha mexicana no mar das Caraíbas, a 13 km da costa de Cancún. É um destino de férias conhecido pelas praias como a Playa Norte, os hotéis turísticos, o snorkeling e o mergulho nos recifes de coral circundantes. Em Punta Sur, a extremidade sul, existe um farol, as ruínas de um templo maia e um santuário de tartarugas marinhas. 

Só é possível chegar à ilha por meio aquático. Saindo de Cancún, o trajeto é comumente feito de balsa e dura cerca de meia hora até o ponto de desembarque, próximo a Playa Norte. 

A maioria das balsas é operada pela empresa Ultramar, e elas saem de terminais em diferentes partes de Cancún. O passeio de ida e volta está a partir de M$ 1819,70 por pessoa.

Contudo, se quiser ainda mais praticidade no seu dia de visita, sugerimos o passeio de catamarã para Isla Mujeres saindo de Cancún. Além de garantir o transporte de ida e volta à ilha, outros diversos serviços estão incluídos no preço, como o mergulho com snorkel, café da manhã e buffet de almoço. Esse pacote sai a partir de M$ 7278,80 por pessoa. 

Outros principais passeios e atrações na ilha consistem em praias paradisíacas, parques aquáticos, ruínas de templos históricos e muito mais. Ou seja, o que não faltam são coisas para se fazer por lá!

Você ainda pode aproveitar e dar uma volta no centrinho, que fica próximo a Playa Norte, apenas 5 minutos caminhando. Há uma área comercial que tem de tudo, vários restaurantes e diversas lojas, que vendem artesanato local e souvenires. 

O MUSA, citado anteriormente, encontra-se nessa ilha, ou seja, você pode incluir dois passeios em um! Legal, né? 

E aí, gostou das nossas sugestões sobre o que fazer em Cancún? 

Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços hotéis e pacotes de viagem!

RESPOSTAS123

  • Chichén Itzá
  • Cobá
  • Cenote Ik Kil
  • Río Secreto

  • Isla de Las Mujeres
  • Museu Subaquático de Arte
  • Parque Xel-Há

  • Grand Oasis Cancún
  • Seadust Cancún Family Resort
  • Cancún Bay Resort
  • Sunset Royal Beach Resort